saas loginfo

Solução de gestão aduaneira SAAS: conheça os benefícios!

A gestão empresarial sempre é uma discussão bastante pertinente no mundo corporativo. Contudo, existe um mercado mais enxuto, que exige diferentes estratégias principalmente para lidar com tomada de decisões de demais situações. Os negócios que atuam com armazenagem e movimentação de mercadorias de importação e exportação precisam imediatamente de uma solução de gestão aduaneira SAAS.

Por isso, neste artigo vamos tratar sobre porque é necessário essa solução, além das vantagens de adotar uma solução de gestão aduaneira SAAS para a sua empresa. Veja também o porquê da diretoria de um negócio ter que contratar neste exato momento esse serviço para otimizar toda a logística de uma empresa.

Se você ficou curioso com o assunto, continue aqui e acompanhe! 

Solução de gestão aduaneira SAAS: por que ela é necessária para gestão?

As empresas que trabalham com serviços aduaneiros precisam de uma atenção maior em relação às documentações, controle de estoque e demais tarefas que fazem parte da logística interna de um negócio. Mesmo que haja funcionários destinados para organizar esses serviços, é primordial que exista pelo menos um sistema centralizado, que organize todas essas informações. 

Imagine, por exemplo, que um gestor é responsável pela tomada de decisões de todo setor de armazém. Como existem diversos processos, que acontecem manualmente, isso pode confundir o profissional e fazer com que ele faça movimentos de forma errônea. 

No entanto, com a ajuda de um sistema SAAS torna-se muito mais fácil e acessível de qualquer local ter uma visão sistêmica sobre o que acontece na armazenagem ou movimentação de mercadoria nessas áreas e ter a postura correta para cada situação.

Por isso, afirmamos veemente que a solução de gestão aduaneira SAAS é fundamental para todas áreas de movimentação e armazenagem de mercadorias que atuam com procedimentos de importação e exportação!

Vantagens de uma solução SAAS

Mas, afinal, quais são as vantagens da solução SAAS, que vão além de uma visão sistêmica sobre os processos de logística que acontecem dentro das movimentações e armazenagem de mercadorias?

Para que você entenda como essa estratégia pode ajudar o seu negócio, separamos aqui 6 benefícios que vão fazê-lo pensar na adoção da nuvem para a sua empresa e as vantagens que essa tecnologia traz. Veja:

1. Praticidade

Para que os colaboradores armazenem as informações importantes da área é necessário programas pesados, máquinas potentes e soluções de redundância para suportar. Isso pode atrapalhar a eficiência dos procedimentos e ocasionar pouca praticidade.

Contudo, a solução em gestão aduaneira SAAS permite que todos os dados sejam guardados na nuvem e processados por meio dessa tecnologia remota. Isso faz que a logística seja mais ágil e que tenha mais praticidade na hora de desenvolver qualquer tarefa dentro da empresa.

2. Acesso online e ágil

O uso de uma solução SAAS permite que todos do setor responsável façam acesso ao sistema de forma online, sem a necessidade de programas instalados para que o colaborador consiga realizar as suas tarefas. Os gestores logísticos muitas vezes precisam ficar próximos às operações e perdem informações importantes das reuniões, mas com este acesso torna-se mais fácil ver o que foi discutido em qualquer lugar e qualquer horário.

Com isso, não é necessário mais computadores e notebooks que sejam altamente eficientes e que precisem de manutenção constante. A nuvem permite que tudo fique salvo remotamente e que transforme o processo de uso muito mais ágil.

3. Contratação direta e simplificada

Um aspecto comum entre os gestores de empresas aduaneiras é realizar a contratação de sistemas locais, que exijam máquinas extremamente potentes e que sempre dependam de atualização, manutenções e demais serviços de uma empresa terceirizada (até mesmo para cuidar da segurança).

Porém, com o modelo SAAS é possível apenas contratar a quantidade de armazenamento que você deseja e pagar mensalmente pelo acesso a esse sistema. Todo o cuidado com manutenção já faz parte do pacote e torna o processo de contratação simplificado.

4. Escalabilidade

Sem dúvidas, a escalabilidade é uma das maiores vantagens para empresas que trabalham com armazenagem e movimentação de mercadorias de importação e exportação. Pelo grande nível de trabalho, uma solução de gestão aduaneira SAAS permite que a quantidade de informações sejam armazenadas e quando o espaço para guardar esteja acabando, que seja necessário apenas contratar um pacote maior.

Em serviços locais seria necessário comprar mais máquinas que suportassem esse armazenamento e que ocupassem mais espaço dentro de uma empresa física.

5. Atualizações constantes

Enquanto softwares locais necessitam da contratação de profissionais para realizarem as atualizações ou ficam pendentes a todo instante da empresa que terceiriza o serviço de armazenamento, a nuvem permite que aconteçam atualizações constantes, sem a necessidade da empresa avisar quando é preciso.

Isso faz com que a segurança das informações seja ainda maior e que não ocorram problemas com os dados da gestão aduaneira que são salvos no espaço SAAS.

6. Foco no core business

Por fim, mesmo que a solução para gestão aduaneira SAAS seja primordial para esse tipo de empresa, é essencial colocar em primeiro lugar os processos que envolvem a importação e exportação.

O core business sugere que, apesar desse sistema ser funcional, a atividade principal precisa estar sempre em primeiro lugar. Por isso, o serviço de nuvem é apenas uma aliada para que a logística interna de um armazém, por exemplo, funcione corretamente. 

Além disso, é primordial que a solução SAAS tenha acesso a uma internet estável dentro da empresa. Algumas normas podem também enrigecer o uso dessa ferramenta, uma vez que ela usa o banco de dados de forma externa. Mas há como solucionar este problema por meio do módulo criado pela Receita Federal.

Por que a diretoria deve adotar uma gestão aduaneira SAAS?

Para você que chegou até aqui, vimos que existem muitos motivos para adotar uma solução em gestão aduaneira SAAS. Os softwares locais exigem muito espaço para as empresas e gastos desnecessários com atualizações, manutenções e demais serviços.

Por isso, para você que faz parte da diretoria, além das vantagens que destacamos, vamos mostrar outros motivos para que você contrate esse modelo de armazenamento: 

  • A solução SAAS atende Portos, TECA, Portos Secos, CLIA e REDEX;
  • É uma forma de comercialização SAAS;
  • É possível utilizar módulos de maneira isolada ou integrá-los com outra solução;
  • Software disponível por meio do AWS da Amazon;
  • Solução preparada para os modais rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário;
  • Conta com consultor de legislação aduaneira;
  • Em casos específicos onde a internet não é estável, por questões de compliance da empresa ou legislação, é possível instalação local, sendo que a solução não exige grandes servidores e a empresa pode usufruir das vantagens em relação a mobilidade do acesso que a solução SAAS fornece.
  • Por fim, a equipe pode utilizar coletores de dados ou smartphones.

Se você está decidido em adotar uma solução SAAS, conheça a Loginfo! Desenvolvemos serviços na área e estamos preparados para ajudá-lo no desafio de gerir os processos aduaneiros.

Fale com nossos experts e conheça um pouco mais sobre a nossa empresa!

Postar um Comentário