Entenda como uma plataforma SaaS pode revolucionar seus processos logísticos

Ter uma gestão logística eficiente é fundamental para garantir o sucesso da cadeia de suprimentos. Por isso, as plataformas SaaS têm conquistado cada vez mais espaço entre os gestores.

Isto porque este recurso auxilia na logística desde o planejamento inicial até a execução e análise. O que torna os processos mais assertivos, produtivos e com menos custo.

Então, se a sua empresa também lida com os desafios logísticos, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar como uma plataforma SaaS pode revolucionar os processos logísticos do seu negócio!

Plataforma SaaS: a crescente relevância na gestão logística

É fato: a tecnologia transformou os mercados — e não foi diferente com o setor de logística. Hoje, o modelo de plataformas SaaS pode trazer inúmeros benefícios para os processos da cadeia de suprimentos.

Afinal, com esta ferramenta o registro e manuseio de dados é facilitado em todas as escalas. O que torna mais simples a elaboração de relatórios e oferece uma visibilidade ampla dos processos logísticos. 

Além disso, um software SaaS também melhora o fluxo de trabalho, minimiza problemas de estoque, reduz o índice de riscos logísticos e melhora a análise de dados complexos para tomada de decisão dos gestores.

Assim, as novas tecnologias oferecem recursos inovadores e capazes de revolucionar a supply chain de ponta a ponta. Por isso, este recurso tem se tornado tão relevante para uma gestão logística eficiente.

Vantagens de usar plataforma SaaS em logística

A evolução das inovações tecnológicas permite que as empresas automatizem um número cada vez maior de processos. O que aumenta o controle sobre a cadeia de suprimentos e garante mais eficiência nas tarefas de rotina.

O modelo de plataforma SaaS ainda traz diversos outros benefícios para a gestão da supply chain. Para te ajudar a entender este processo, listamos aqui as principais vantagens desta ferramenta. Confira!

Redução de custos com licenças

Um software SaaS não demanda a compra de licenças para cada estação de trabalho. Isto porque seu sistema é totalmente online e pode ser acessado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Assim, o pagamento desta ferramenta pode ser feito por meio de mensalidades ou contratos anuais, por exemplo. O que reduz o custo com a compra de licenças. Já que elas têm um custo maior e precisam ser adquiridas separadamente para cada setor.

Menor necessidade de investir em infraestrutura e manutenções

Outro grande diferencial é que os dados de um sistema SaaS são hospedados em nuvem. Ou seja, dispensam o investimento para manutenção de servidores e equipes especializadas em monitoramento e acompanhamento de backups.

Assim, além da economia de espaço, este é mais um fator que contribui para a redução dos custos da empresa. Além de garantir a tranquilidade da organização em não precisar se preocupar com manutenção do sistema.

Foco voltado para o core business

Dessa forma, com a adoção de uma plataforma SaaS, os gestores e a equipe podem concentrar o foco da gestão no negócio principal da empresa. 

Com isso, recursos e energia passam a ser empenhados em questões que impactam diretamente no resultado final da cadeia de suprimentos. O que agrega mais valor ao negócio e contribui para o seu desenvolvimento.

Alta escalabilidade

Como vimos, um diferencial do sistema SaaS é o seu armazenamento em nuvem. Assim, outra grande vantagem deste recurso é a capacidade de escalabilidade e adaptação ao crescimento da sua empresa.

Afinal, este modelo de hospedagem permite que a plataforma seja capaz de suportar um volume maior de dados naturalmente. Além de oferecer a possibilidade de aumentar as funcionalidades oferecidas de acordo com a demanda.

Maior segurança e disponibilidade dos dados

Apesar de muitas vantagens, o fato de a plataforma SaaS ter o armazenamento em nuvem também gera uma grande preocupação nos gestores: a segurança dos dados armazenados.

Entretanto, saiba que o risco deste modelo de armazenamento não passa de um mito. As empresas fornecedoras do sistema investem continuamente na segurança das informações. Além de realizar backups periódicos para garantir a integridade dos dados armazenados.

Acesso a qualquer momento, de qualquer lugar

Esta é mais uma das grandes vantagens de uma plataforma SaaS: a logística integrada de dados possibilita que eles estejam disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Ou seja, as informações deste sistema podem ser acessadas de qualquer ferramenta com acesso à Internet.

O resultado é que isto garante o monitoramento inclusive de trabalhos externos, como de frete. Tudo por meio de envio de dados em tempo real. O que traz mais agilidade para a comunicação interna e, consequentemente, aumenta os níveis de produtividade.

Atualizações constantes do software SaaS

Os softwares SaaS estão sempre sendo atualizados para implantação de correções e melhorias. E, ao contrário do que alguns pensam, isto está longe de ser um problema para as empresas. Na verdade, é uma solução.

Afinal, todas as atualizações são realizadas diretamente no provedor. Dessa forma, não existe custo ou trabalho para as organizações. Tudo é realizado automaticamente para garantir o máximo de eficiência do software.

Rápida implantação

Por fim, outra vantagem de uma plataforma SaaS é a facilidade e rapidez de sua implantação. Como tudo é realizado de maneira on-line, o sistema não demanda instalações individuais ou ferramentas de adaptação.

Assim, a rotina de trabalho das equipes não é afetada com a instalação ou manutenção do software. O que torna todo o processo mais ágil e eficiente.

SaaS vs. On-Premise

Embora tenham conceitos e funcionalidades parecidas, os softwares SaaS e On-Premise têm uma grande diferença: a forma de implementação.

Isto porque o Sistema de Gerenciamento de Armazéns é instalado em um servidor físico e localizado na empresa no modelo on-premise. Já no modelo SaaS, como vimos, oferece armazenamento de informações em nuvem.

Outro ponto relevante é o custo. O modelo On-Premise lida com licenças e hardware que precisam ser adquiridas pela empresa. Enquanto o sistema SaaS oferece o aluguel da licença. Sem que o cliente tenha que assumir o custo total no primeiro momento.

Além disso, é importante lembrar que no formato On-Premise todos o controle das informações é de responsabilidade da empresa. O que inclui custos com manutenção e garantia da segurança dos dados.

Já na plataforma SaaS, toda a responsabilidade e custos ficam a cargo do fornecedor da plataforma. É ele o responsável por garantir o funcionamento do software e resolver eventuais problemas.

Mas, para desfrutar com todos estes benefícios, é preciso contar com o suporte de quem é referência no mercado. Por isso, clique aqui para conhecer o Sistema WMS da Loginfo e saiba como podemos te ajudar a revolucionar os processos logísticos da sua empresa.

Leia mais

plataforma saas

Mais vistos nesse momento