7 dicas para melhorar a gestão da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos é essencial para todas as empresas. Dessa forma, a otimização logística dos processos é um dos principais desafios para conquistar grandes resultados.

Por isso, se a sua empresa também enfrenta esta situação, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar as melhores dicas para melhorar a gestão logística da cadeia de suprimentos!

Gestão da cadeia de suprimentos: principais desafios

A cadeia de suprimentos é todo o trajeto que a mercadoria percorre para chegar até o consumidor. Desde a aquisição da matéria prima até a entrega.

É natural que haja desafios com tantos processos envolvidos neste percurso. A grande questão é que eles podem influenciar negativamente o desenvolvimento da empresa se não forem solucionados.

Por isso, separamos aqui os principais desafios da gestão da cadeia de suprimentos para ficar atento se quiser se destacar no mercado. 

Exigências do consumidor

A internet transformou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Hoje, o concorrente está a apenas um clique de distância. Isto fez com que os consumidores se tornassem mais exigentes para fechar uma compra.

Já não basta oferecer o melhor produto. É preciso oferecer a melhor experiência de compra — e no menor tempo.

Tecnologia

Os recursos tecnológicos para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos crescem a cada dia. 

Assim, estar alinhado às principais tecnologias disponíveis pode representar um diferencial competitivo essencial para quem se destacar e conquistar autoridade no mercado.

Complexidade da cadeia de suprimentos

A gestão logística da cadeia de suprimentos é composta por diversas etapas com processos complexos em cada uma. E isto pode ser um grande desafio.

No geral, o grande problema está na falta de padronização das atividades. O que impacta diretamente na eficiência e na produtividade de toda a cadeia.

Adoção de métricas

É preciso definir e acompanhar métricas para medir o desempenho de qualquer processo. Com a gestão da cadeia de suprimentos, não é diferente.

No entanto, existe uma variedade de opções. Por isso, é preciso saber exatamente qual é o objetivo da empresa para definir as melhores métricas para cada processo.

Integração de processos e equipes

Como vimos, a cadeia de suprimentos é formada por diversos processos complexos. Dessa forma, integrar ações e equipes se torna uma tarefa complicada.

Ainda assim, esta é uma meta a ser definida. Já que a integração entre todos os setores — e não somente aqueles relacionados à supply chain — é a chave para garantir a eficiência de toda a cadeia.

Controle de estoque

O controle de estoque é um fator determinante para o sucesso da gestão logística da cadeia de suprimentos. Por isso, ele geralmente concentra grande parte dos desafios relacionados ao assunto.

Afinal, este setor ainda conta com trabalho manual na maioria das empresas. O que impede uma gestão de armazenagem eficiente e a torna mais suscetível a falhas no controle da entrada ou saída de produtos.

Relacionamento com os fornecedores

Os fornecedores são o ponto de partida de toda a cadeia de suprimentos. Assim, manter o relacionamento com estes profissionais é essencial para o andamento de todos os processos.

Dessa forma, encontrar fornecedores que ofereçam o melhor custo-benefício, com boas condições de pagamento e curto prazo de entrega é fundamental.

Transporte e distribuição

Por fim, o transporte e a distribuição das mercadorias é o último — porém, grande — principal desafio que as empresas precisam enfrentar. 

Isto porque o Brasil ainda depende majoritariamente do transporte rodoviário. O tem se tornado um problema cada vez maior, já que as estradas não apresentam boas condições. O que eleva o custo de manutenção da frota e aumenta o prazo de entrega do produto.

7 dicas para melhorar a gestão da cadeia de suprimentos

Para te ajudar a superar estes desafios e conquistar grandes resultados, separamos as melhores dicas para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos. Confira!

Integre todas as equipes envolvidas na cadeia

Todos os processos são dependentes na gestão da cadeia de suprimentos. Desde a produção até o marketing: os setores dependem uns dos outros para funcionar com eficiência.

Por isso, investir na integração é fundamental para garantir a agilidade na execução de tarefas e a otimização da produtividade.

Otimize sua previsão de demandas

Esta é uma maneira de evitar desperdício de mercadoria em períodos de baixo consumo. Além de reduzir a possibilidade de falta em momentos de grande demanda.

Para isso, é possível utilizar softwares de gestão logística da cadeia de suprimentos para análise. Assim, eles realizam comparações baseadas em períodos anteriores para fazer previsões mais assertivas.

Selecione muito bem os fornecedores

Como vimos, os fornecedores são parte fundamental do sucesso da supply chain. 

Neste sentido, cabe avaliar: 

  • a reputação do fornecedor;
  • comparar o custo-benefício;
  • a qualidade;
  • a velocidade da entrega; as 
  • condições de pagamento;
  • garantia de prazos.

Controle a performance dos fornecedores

Além disso, é importante manter o controle da performance dos fornecedores em relação ao que foi acordado.

Uma boa maneira para começar a fazer isso é compartilhar os processos da sua cadeia de suprimento com eles. Dessa forma, você garante que os insumos serão entregues sempre de acordo com a demanda esperada.

Melhore o controle do estoque

A melhor forma de melhorar a gestão da cadeia de suprimentos e reduzir os custos com perdas de mercadoria é garantir a gestão de estoque

Para isso, é essencial que ela esteja alinhada à previsão de demanda, gestão de Procurement e de produção. Isto além da realização constante de inventários para controlar as entradas e saídas de produtos.

Padronize processos

Padronizar os processos e manter as etapas da cadeia de suprimentos bem definidas é o que possibilita realizar a coleta e análise de dados com precisão.

Com isso, é possível ter uma visão ampla dos processos e de toda a produção. O que permite encontrar pontos que podem ser otimizados e falhas que precisam ser corrigidas.

Aposte em um software WMS

Um software WMS pode oferecer o controle total da operação de um armazém.

Assim, é possível acompanhar a gestão da cadeia de suprimentos por meio do controle dos processos de estoque, picking e put-away.

Quais os diferenciais do sistema WMS Armazém Geral da Loginfo?

Para alcançar os melhores resultados, é preciso contar com as melhores soluções. Por isso, o sistema WMS da Loginfo otimizou para que todo o processo seja realizado da forma mais moderna possível por meio de smartphones.

Dessa forma, a empresa não precisa investir em um coletor de dados. Além de poder optar entre usar a ferramenta com 4G ou WiFi.

Além disso, o sistema ainda permite tirar fotos de qualquer avaria para registro e disponibiliza o acesso a clientes e transportadoras na mesma plataforma. O que torna a comunicação mais ágil.

A sua empresa está preparada para uma gestão da cadeia de suprimentos 100% eficiente? Então, clique aqui para conhecer o sistema WMS Armazém Geral da Loginfo e saiba como podemos te ajudar nesta missão.

Leia mais

gestão da cadeia de suprimentos

Mais vistos nesse momento