Você sabe o que é uma dark store?
De maneira geral, quando se trata de compras, os clientes esperam uma gratificação instantânea. E é por causa disso que muitas pessoas preferem fazer compras em uma loja física — eles podem encontrar o que procuram, fazer a compra e receber o produto na mesma hora.
No entanto, por conta da pandemia, oferecer esse tipo de experiência de compra ficou mais difícil, uma vez que as lojas físicas tiveram que ser fechadas por um período.
Em resposta, muitos varejistas tradicionais, de pequenas a grandes empresas, optaram pelo que é conhecido como dark store a fim de oferecer produtos e serviços online, utilizando o seu espaço de varejo físico para armazenar o estoque e possibilitar uma entrega rápida para os consumidores, por meio do full commerce.
Também conhecido como “pontos de distribuição no varejo”, esse modelo de loja foi altamente benéfico para varejistas de todos os tamanhos durante a pandemia de COVID-19 e, ao que tudo indica, essa é uma tendência que chegou para ficar.
Então, neste artigo vamos apresentar o principal conceito de dark store, os benefícios que elas oferecem para o crescimento da sua marca e como você pode implementar uma no seu negócio! Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!
O que é uma dark store?
Em tradução literal, dark store significa “loja escura”. É verdade que, de início, o termo pode parecer confuso, mas, ele já diz muito sobre o que é e como funciona esta nova tendência do mercado de varejo.
Afinal, uma dark store nada mais é do que uma loja de portas fechadas para o público — e é daí que vem a expressão “loja escura”. É como um mini centro de distribuição exclusivo para o e-commerce utilizando recursos de logística integrada.
São espaços menores e localizados dentro dos principais centros urbanos. Assim, graças à proximidade com o comprador, ele poderá ter o item em mãos no mesmo dia em que realizar a compra
Assim, este ambiente é reservado apenas para a etapa final da venda. Não é um local em que o cliente pode fazer a compra, propriamente dita. No máximo, retirar o pedido para economizar com o frete.
Como elas funcionam?
As dark stores estão no último estágio da cadeia logística de vendas: elas têm o objetivo de preparar e entregar o produto ao consumidor final o mais rápido possível.
Ou seja, são espaços exclusivos para armazenamento, separação e envio dos produtos que são comercializados de forma on-line. Mesmo que a empresa também realize vendas físicas, este é um ambiente separado.
Isto porque, ao contrário dos grandes centros de distribuição tradicionais que são mais afastados, para as dark stores é importante estar próximo do consumidor. Tudo isso para oferecer uma experiência de compra otimizada.
Apesar de ter as portas fechadas para o público, uma dark store funciona de maneira parecida a uma loja tradicional. A grande diferença é que o pedido chega por meio de um canal de atendimento online.
Quais são as vantagens desse modelo?
Embora as dark stores tenham sido uma ótima solução durante a pandemia, não é um conceito novo e delimitado exclusivamente a esse momento.
Esse modelo de loja é muito comum em países como a França e a China. Sendo assim, especialistas de e-commerce acreditam que esse é apenas o começo de uma tendência que vai transformar a tecnologia na logística.
Por isso, confira os principais benefícios que as dark stores oferecem no espaço físico de estabelecimentos varejistas:
Entrega mais rápida
Além de criar a oportunidade de vender mercadorias na loja sem contato direto com o consumidor, as dark stores também oferecem opções de entrega rápida e sem estresse tanto para o vendedor como para o comprador.
Dessa forma, os clientes não perdem tempo procurando vaga para estacionar, ou vasculhando a loja para encontrar o que precisam e nem ficando em longas filas no caixa para o pagamento.
Esses novos modelos de centros de atendimento permitem entrega rápida para os clientes, mantendo os custos de transportes baixos.
Armazenamento
Além disso, as dark stores também oferecem o ajuste no estoque, sendo possível lidar com um volume de pedidos específicos para cada local.
Isso acontece porque o modelo da estrutura é pensado para maximizar a capacidade de armazenamento, sendo uma excelente oportunidade para trabalhar mais mercadorias sem ter que alugar um espaço maior.
Cadeia de suprimentos direta
Hoje, esses novos modelos de lojas são abastecidos pelos centros de distribuição.
No entanto, espera-se que as marcas poderão solicitar que os fornecedores entreguem os produtos diretamente nas dark stores, fazendo com que exista maior flexibilidade e disponibilidade na quantidade dos pedidos.
Pandemia e o surgimento das dark stores
É uma verdade incontestável que o e-commerce passou por um crescimento acelerado com a pandemia da Covid-19. E foi junto com este crescimento que surgiu a tendência das dark stores.
Neste contexto de mudanças, muitas lojas físicas foram fechadas sem previsão de abertura. Com isso, foi preciso mudar as estratégias e a maioria das empresas precisou migrar para o comércio eletrônico.
Assim, grande parte das lojas físicas passaram a funcionar apenas como centro de armazenamento, separação e envio dos pedidos: o conceito de uma dark store.
E acredite: esta é uma das principais mudanças que vão permanecer para o pós-pandemia. Afinal, os consumidores que experimentaram a comodidade das compras online, possivelmente, vão fazer dela um padrão de consumo.
Esperamos que o texto de hoje tenha lhe fornecido informações suficientes para você considerar implementar esse novo modelo de loja nos seus negócios e precisando de uma solução, LOGINFO possui sistema específico para a operação de um dark store
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