ship from store

Agilidade e economia: conheça o Ship from Store (SFS)

As compras virtuais, pelo e-commerce, passaram por um grande aumento devido à pandemia de Covid-19, em 2020. E com as lojas cheias de estoque, os varejistas precisam arrumar uma maneira de atender seus pedidos sem sair no prejuízo — é aí que entra o ship from store

Basicamente, o ship from store é um processo de atendimento pelo qual os varejistas usam o estoque de sua loja para atender aos pedidos. 

De maneira geral, se trata de um processo omnichannel, onde os pedidos podem vir de qualquer canal, por exemplo, o site ou o whatsapp. 

Sendo assim, o atendimento de pedidos dessa forma transforma as lojas em pequenos centros de distribuição que conduzem operações fulfillments.

É importante lembrar que os consumidores de hoje são bombardeados com centenas de anúncios de lojas todos os dias. E para a realização de uma compra, eles esperam um bom atendimento, simplicidade e rapidez na entrega — isso vale tanto para lojas virtuais como para lojas físicas. 

Então, se você quer conhecer mais sobre o tema e descobrir como o ship from store pode auxiliar na agilidade dos processos da sua loja e na retenção de consumidores fidelizados, continue lendo o texto de hoje!

O que é necessário para a implementação?

Agora que você já foi apresentado ao conceito de ship from store, pode ser que você esteja se perguntando como funciona a sua implementação, certo?

Em linhas gerais, a primeira coisa que você deve saber para implementar esse novo modelo de logística integrada é fundamental que exista muita organização, uma vez que isso vai pautar todos os processos de gestão e venda. 

Mas, além disso, existem outros pontos fundamentais que merecem a sua atenção. São eles:

Localização estratégica

Acima de tudo, você precisa avaliar a sua estrutura física e a localização da loja. Então, verifique se os locais têm um bom espaço e se ele atende às suas demandas diárias. 

Atrelado a isso, é muito importante que você defina uma localização estratégica para iniciar o processo de ship from store, então é fundamental que você escolha a localização baseado em locais que estão próximos do seu público-alvo para otimizar a sua cadeia de suprimentos.

Isso vai permitir uma entrega rápida e uma melhor experiência para os seus clientes fiéis.

Logística reversa estruturada

Além disso, é muito importante desenhar uma estrutura específica para a logística reversa, uma vez que podem existir casos de devoluções e trocas — que, na verdade, são muito comuns em vendas virtuais. 

Basicamente, os compradores esperam que as devoluções sejam realizadas de maneira fácil e que sejam gratuitas. Sendo assim, quando existe alguma dificuldade nesse processo, pode ser que eles não fiquem muito satisfeitos com a experiência na sua loja e passem a comprar com outro vendedor. 

Então, focar os seus esforços em processos de logística reversa é muito positivo para você evitar problemas na devolução de produtos e de quebra garantir a satisfação do consumidor.

Métricas

Em um cenário cada vez mais competitivo e que pede organização para as empresas, definir métricas é uma prática essencial para as empresas que querem crescer e se destacar no mercado. 

Então, uma boa prática é definir métricas pautadas nos principais objetivos da empresa para que elas sejam cumpridas e os setores responsáveis consigam analisar os dados e saber qual é a melhor direção a ser seguida.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Basicamente, o ship from store beneficia os varejistas de várias maneiras. 

Trata-se de uma forma eficiente de usar o estoque para atender melhor o cliente, evitando que as lojas percam produtos e consequentemente percam dinheiro. Então, confira algumas das principais vantagens dessa estratégia e saiba como o seu negócio pode se beneficiar com esse método:

Maior agilidade na entrega

Com o ship from store aprimorando a estratégia de logística nas empresas, a descentralização de operações e entrega de produtos aos clientes fica mais rápida e fácil.

Além disso, uma boa gestão de estoque também contribui para a agilidade na organização das demandas e consequentemente na melhoria dos processos do depósito e entrega.

Embora a ideia do ship from store traga diversos benefícios, é também uma estratégia complexa de se implementar em uma empresa. 

Assim, um dos pontos principais para realizar essa dinâmica é ter um estoque para todos os canais de vendas.

Dessa forma, a operação é composta por vários pontos de distribuição sem a necessidade de realizar um processo grande — e muitas vezes trabalhoso — para a entrega de um produto.

Redução de falhas

Uma das vantagens na implementação do ship from store é a melhora do desempenho nas vendas dos produtos que normalmente estariam em falta em um determinado estabelecimento, visto que é possível resgatar esses em outras lojas.

Além disso, esse novo método também auxilia na melhoria da comunicação entre os funcionários, evitando que problemas sobre a falta de estoque de produtos não sejam resolvidos e garantindo processos mais colaborativos no que diz respeito à logística da empresa.

Redução de custos logísticos

Com uma entrega sendo realizada por uma loja mais próxima do consumidor, o custo de deslocamento se torna menor do que normalmente seria.

Além disso, com o fluxo otimizado, a entrega fica mais rápida, diminuindo as chances do cliente cancelar a compra ou reclamar da loja devido ao prazo longo de espera.

Nesse contexto, entende-se que implementar uma estratégia de ship from store é muito positiva, tanto para os lojistas como também para os clientes, que contam com as vantagens de receber os seus produtos de maneira mais ágil e eficaz

Por fim, esperamos que o texto de hoje tenha conseguido fornecer um panorama geral sobre o tema e que você tenha entendido a importância de se destacar da concorrência em um cenário cada vez mais competitivo. 

Ao que tudo indica, o ship from store é uma tendência que veio para ficar — e é uma das melhores maneiras de garantir uma entrega eficiente e rápida para os consumidores e a LOGINFO com seu sistema de WMS especializado em ship from store pode facilitar esse processo. 

Então, se você se interessou pelo tema, o convidamos a ler o nosso conteúdo sobre otimização de estoque. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Postar um Comentário