software de logistica

Software de logística: como a tecnologia pode te auxiliar?

Os processos logísticos têm como principal objetivo entregar o produto certo, no menor tempo possível, gerando o menor custo e a maior satisfação. E, no cenário atual, a saída para alcançar estas metas é uma só: os softwares de logística.

Afinal, este é um dos setores mais complexos a serem administrados pelos gestores. Por isso, a implantação de tecnologias se torna cada vez mais importante para tornar a supply chain mais eficiente.

Isto porque os softwares logísticos automatizam os processos. Possibilitando que a empresa ganhe em agilidade, diminuição das taxas de erro, facilidade no gerenciamento, redução dos custos e eficiência.

Dessa forma, a adoção da tecnologia na logística representa uma grande virada no cenário que já conhecemos. Com a logística 4.0, este setor se torna amplamente modernizado e com mais qualidade do trabalho e dos trabalhadores.

Assim, se a sua empresa está pronta para conquistar o seu lugar neste novo mercado, continue a leitura! Hoje, vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre os softwares de logística.

Software de logística: entenda a diferença entre eles

Existe uma tendência em tratar os softwares de logística de maneira conjunta e focada sempre em seus principais benefícios: o ganho de eficiência e a redução dos índices de falha humana.

É verdade que eles precisam ser trabalhados juntos para garantir os melhores resultados. Mesmo assim, é fundamental entender as diferenças entre cada um para saber como eles se relacionam.

Por isso, a partir de agora, vamos te apresentar três dos principais softwares de logística do mercado: o WMS, o WCS e o WES, tecnologias responsáveis por facilitar o gerenciamento e a centralização de tarefas.

WMS ou Warehouse Management System

O Warehouse Management System, ou WMS, é um software logístico estratégico pensado para otimizar a gestão de estoques em tempo real. Isto desde o uso do espaço físico até o inventário dos materiais.

Com ele, é possível administrar processos como o recebimento, armazenagem e separação dos pedidos. Além disso, este software também ajuda a detectar possíveis erros ou inconsistências na entrada e saída de mercadorias.

Nesse sentido, o WMS é um sistema automático de análise, planejamento e controle de qualquer estoque. Para isso, ele trabalha com três principais objetivos:

  • Otimizar o espaço físico do armazém de forma que ele seja totalmente explorado de maneira estratégica;
  • Diminuir a quantidade de estoque necessário sem que haja escassez para pronta entrega;
  • Agilizar a localização e o despacho de itens armazenados sempre que necessário.

Assim, com este software para gestão de estoque, os processos se tornam mais confiáveis, produtivos e facilmente auditáveis. O que impacta diretamente na vantagem competitiva da empresa e na satisfação do cliente.

WCS ou Warehouse Control System

Gerenciar as atividades de um armazém é muito importante. Mas isto seria impossível sem uma ferramenta que coordene os movimentos das máquinas. E é esta a função do Warehouse Control System.

Dessa forma, o WCS é um software de logística que permite controlar as operações enviadas pelo WMS. Ele é o responsável por fazer dispositivos como transportadores e transelevadores cumprirem suas funções.

Entre as principais vantagens do uso desta tecnologia, estão:

  • Garantia da eficiência das operações de todos os equipamentos automatizados;
  • Desempenho máximo dos equipamentos por meio de ciclos combinados;
  • Maior integração entre máquinas e softwares de logística, fazendo com que suas funções sejam otimizadas.

Assim, o WCS maximiza o fluxo de trabalho dentro dos estoques para garantir a produtividade máxima, a fluidez e eficácia das tarefas. Com isso, ele pode ser uma das principais soluções de um terminal logístico.

WES ou Warehouse Execution System

O Warehouse Execution System, ou WES, é um software logístico de execução de armazéns. Ou seja, ele gerencia de maneira mais eficiente os pedidos que são processados nos centros de distribuição.

Para isso, este software analisa todas as variáveis que podem atingir os processos. Deste modo, ele direciona os locais de coleta da mercadoria, o reabastecimento de estoque e a sequência de trabalho. Tudo isto em tempo real.

Nesse contexto, algumas das principais atividades que podem ser gerenciadas pelo WES são:

  • processamento de pedidos;
  • programação de tarefas;
  • gerenciamento de fluxos de estoque;
  • criação e análise de relatórios.

Diante disso, é natural perceber que ele cobre também algumas funções do WMS. Mas, não se engane, o uso de um do WES não pode substituir plenamente as funcionalidades de outros softwares de logística.

Uso de software para gestão de estoque

Gerenciar o controle de estoque é, sem dúvidas, uma das tarefas mais difíceis no setor de logística. Isto porque ela envolve desde o planejamento das atividades até o monitoramento e a melhoria contínua dos processos.

Por isso, os softwares de logística surgiram para mudar o cenário deste setor de uma vez por todas e otimizar a gestão de estoque. E, acredite, isso será fundamental para o sucesso das empresas daqui em diante.

Afinal, com o uso da tecnologia é possível garantir que não falte matéria-prima ou produtos acabados, controlar a entrada e a saída de produtos e evitar o prejuízo pela perda de mercadorias por prazo de validade. 

Além disso, os softwares de logística também garantem mais agilidade e eficiência em todas as atividades da gestão de estoques. O que reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado e na experiência do consumidor.

Mas, se mesmo assim você ainda não estiver convencido da importância de um software para gestão de estoque, continue a leitura! Aqui vão alguns dos benefícios que o uso deste sistema pode trazer para a sua empresa.

Otimização de processos

Com um software de logística para gestão de estoques, grande parte das atividades burocráticas e demoradas de uma empresa podem ser automatizadas. 

Assim, não apenas os processos de gestão de estoque são otimizados, mas todos os outros setores também. Isto porque os softwares logísticos trazem mais clareza e agilidade para o fluxo interno de informações.

Com isso, os índices de erro são reduzidos e ganha-se mais tempo na gestão para focar os trabalhos no que realmente importa: fazer a sua empresa crescer!

Maior controle

Ter o controle das informações referentes aos processos logísticos é fundamental para evitar erros no restante da supply chain. Por isso, os softwares de logística também são um divisor de águas neste sentido.

Afinal, com o uso desta tecnologia é possível ter um levantamento completo das informações do estoque na palma da mão. Tudo isso com atualização em tempo real.

Dessa maneira, torna-se muito mais fácil acompanhar possíveis inconsistências e reduzir a margem de falha ou incoerências no cruzamento de dados.

Além disso, os softwares de logística também podem oferecer a opção de senhas. Assim, apenas pessoas devidamente autorizadas podem ter acesso aos dados e informações internas da logística da empresa.

Menor chance de prejuízo

Um software de logística também pode ser um grande aliado para evitar que o seu negócio tenha prejuízos com mercadorias paradas em estoque. 

Isto porque o apoio de um sistema tecnológico para acompanhamento dos processos garante informações precisas e atualizadas sobre a saída de produtos e a reposição dos estoques.

Assim, basta acompanhar as mercadorias que estão saindo mais rapidamente e aquelas que estão ficando paradas. Dessa forma, é possível formular ações promocionais e evitar a perda desnecessária de produtos e o prejuízo que vem com ela.

Gestão de risco com auxílio tecnológico

A gestão de riscos logísticos também pode se tornar muito mais fácil e eficiente com o auxílio de um software de logística. Afinal, com ele se torna muito mais simples mapear e reduzir os perigos próprios dos processos.

Uma empresa que não coloca esta função como prioridade, certamente estará sujeita a enfrentar muitos obstáculos — e prejuízos — entre as etapas de diversos procedimentos.

E se engana quem pensa que estes prejuízos são apenas financeiros. Ignorar a importância da gestão de risco também afeta a relação da marca com os clientes e a confiabilidade do negócio.

Por isso, o investimento de tempo e recursos para oferecer uma logística cada vez mais qualificada nos serviços de transporte é fundamental. Assim, algumas das principais ações a serem tomadas nesse sentido são:

  • identificar com antecedência potenciais riscos;
  • preparar estratégias para minimizar danos à empresa e aos clientes caso eles ocorram;
  • propor soluções para evitar as ocorrências que forem mapeadas.

Os softwares logísticos podem alcançar estes resultados e trazer soluções de qualidade também para a logística de transportes. Mas, para isso, eles devem atuar em alguns pontos estratégicos. E vamos te apresentar alguns deles agora.

Monitoramento de rota

Um software de logística especializado possibilita o monitoramento de todo o trajeto de envio de mercadorias. O que é fundamental para acompanhar os dados de entrega e a situação dos veículos.

Afinal, os caminhões que são utilizados no processo de distribuição de produtos representam um grande patrimônio e investimento para a empresa.

Além disso, com o uso de um software logístico de monitoramento é possível compartilhar informações como a estimativa de entrega e localização da carga com o cliente.

Assim, esta tecnologia pode representar um impacto direto na experiência positiva do consumidor com a empresa. E isso é um grande diferencial competitivo no mercado.

Otimização de rotas

O uso de um software de logística para otimização das rotas de distribuição de mercadorias pode tornar esta tarefa muito mais eficiente. Isto porque alguns dos benefícios deste recurso são:

  • melhoria das rotas de entrega;
  • redução do consumo de combustível;
  • diminuição do tempo de deslocamento;
  • agilidade na movimentação de cargas.

Além disso, esta tecnologia também pode ajudar a programar entregas e evitar imprevistos no trânsito que possam causar atrasos no prazo de finalização dos processos.

Com isso, a empresa ganha não só no aumento da eficiência, mas também na segurança dos colaboradores, economia financeira, satisfação dos clientes e redução geral de possíveis riscos.

Documentação

Outro principal benefício do uso de um software de logística é a possibilidade de documentar processos e análises para ter maior controle sobre os procedimentos e sobre a gestão.

Afinal, com o uso destes sistemas é possível gerar e armazenar relatórios detalhados e dados concretos sobre entradas e saídas de produtos. Dessa forma, fica mais fácil tomar decisões assertivas no futuro.

Por isso, o uso das tecnologias no setor logístico é tão importante: reduzir erros presentes e futuros por meio da otimização das etapas da supply chain.

Logística 4.0 e e-commerce

A logística 4.0 é uma logística mais integrada, moderna e, acima de tudo, mais eficiente. Assim, em um cenário cada vez mais tecnológico e competitivo, adaptar-se à ela não é mais uma opção, mas uma necessidade.

Afinal, a evolução da tecnologia, dos softwares de logística e do crescimento dos modelos de e-commerce trouxeram inúmeras vantagens para todos os processos. Mas, ao mesmo tempo, passaram a exigir a excelência na prestação dos serviços.

Com isso, se tornou fundamental adotar o uso de softwares de logística que garantem maior controle das operações e aumento da produtividade para entregar o valor esperado pelo mercado e se consolidar como referência.

O resultado final da aplicação da logística 4.0 são prazos de entrega mais curtos, melhores preços de frete e facilidade no rastreamento do pedido. Todos fatores essenciais para conquistar o engajamento e a fidelização de clientes.

Por isso, conhecer os pilares dessa estratégia se tornou ainda mais importante em um mercado tão acirrado quanto o do e-commerce. E é sobre isso que vamos falar agora.

Conceito da logística 4.0

Afinal, você sabe o que é a logística 4.0? Porque hoje isto é essencial. Este é um novo momento da logística baseado na aplicação de recursos tecnológicos para otimização de processos.

Assim, ela representa uma verdadeira transformação digital em toda a supply chain. Pois considera a adoção de recursos tecnológicos de ponta a ponta da rede logística para torná-la mais eficiente.

Isto em um cenário de análise de dados avançada, automação de processos, crescimento dos softwares de logística e decisões semi autônomas habilitadas por inteligência artificial.

Além disso, a logística 4.0 também pode trazer grandes ganhos em agilidade, redução de custos, diminuição de erros, desburocratização de processos complexos e aumento da satisfação do cliente final.

Dessa forma, o resultado é o aumento da capacidade de organização da empresa e a oportunidade de formular estratégias mais personalizadas e eficientes para as necessidades do negócio.

Impacto da logística 4.0 no e-commerce

A pandemia acelerou de maneira sem igual o crescimento do e-commerce. Esta é uma tendência que veio para ficar e a automação trazida pela logística 4.0 precisa acompanhar esta mudança.

Afinal, o universo do e-commerce é muito mais disputado do que o tradicional. Por isso, estes novos consumidores exigem uma excelência maior não só na prestação de serviço, mas em todas as etapas da compra.

E essa cobrança impacta diretamente em todo o sistema logístico. Desde o atendimento, processamento do pedido, gerenciamento de estoque, transporte e monitoramento do produto e prazo de entrega para o destinatário.

Assim, os softwares de logística são fundamentais para otimizar estas tarefas. Pois, com eles, é possível atender a estas demandas com a qualidade exigida pelo novo modelo de mercado do e-commerce.

Gestão de fulfillment

O termo fulfillment surgiu no contexto de migração dos negócios para o mundo digital durante a pandemia. Ou seja, ele é uma proposta de logística estratégica para negócios virtuais.

Assim, o seu objetivo é otimizar todas as etapas de logística, desde a separação até a entrega, para garantir a satisfação máxima do consumidor. Que é o fator mais disputado no universo dos e-commerces.

Para atingir este objetivo, é preciso trabalhar um sistema totalmente integrado. Além de investir em softwares de logística para que os processos estejam sempre atualizados e com fácil acesso aos consumidores.

Dessa forma, as estratégias de fulfillment devem atingir:

  • Estoque: a entrega correta dos pedidos começa no estoque, a partir do gerenciamento do que está armazenado e o que deve ser liberado para entrega aos clientes.
  • Separação: assim como na gestão de estoque, a otimização da separação das mercadorias também é uma etapa importante para garantir uma entrega rápida.
  • Embalagem: embalar um produto corretamente contribui para que a mercadoria não seja danificada no processo. Assim, quanto mais intacto estiver o produto, maior a satisfação do consumidor e menor o índice de acidentes e prejuízos.
  • Transporte: otimizados os processos anteriores, é hora de escolher o veículo ideal para enviar o produto e garantir que ele chegue perfeito e no prazo para o consumidor.
  • Pós-entrega: por fim, para estabelecer um relacionamento com o cliente e garantir sua satisfação, é necessário oferecer um canal pós-venda, seja telefone, e-mail ou redes sociais.

Dessa forma, o conjunto de práticas de fulfillment se torna cada vez mais indispensável para a melhoria da logística de entregas, que é um dos setores responsáveis pelo maior número de reclamações.

Integração das operações

Principalmente com o uso de softwares de logística, como o WMS, que oferecem total controle das operações do armazém. Com ele, é possível gerenciar as atividades de forma fácil e intuitiva por meio de qualquer dispositivo.

Tudo isto contribui para que a empresa possa depender cada vez menos de pessoas para a realização de processos complexos e demorados. Deste modo, a força de trabalho pode ser investida em ações mais estratégicas.

Dessa forma, o sistema de WMS é uma tecnologia que contribui para integrar e otimizar os processos. Ele é uma plataforma totalmente digital para controle dos processos operacionais.

Com isso, o resultado é uma melhora significativa de desempenho e produtividade. O que gera um impacto direto no sucesso de qualquer empresa!

O seu negócio já está pronto para encarar as mudanças e se tornar mais competitivo? Se sim, clique aqui e conheça uma das principais soluções em softwares de logística: o WMS da Loginfo. 

Postar um Comentário