Conheça os tipos de picking e como otimizar esse processo

Hoje, existem diferentes tipos de picking — métodos de separação de pedidos em armazéns. 

Basicamente, se trata de um aspecto importante em qualquer armazém, tendo impacto direto na satisfação dos clientes. Nesse sentido, se os seus métodos atuais de separação forem ágeis, isso significa que o seu negócio tem mais chances de atingir o sucesso. 

Sendo assim, fica claro que a separação de pedidos é fundamental para qualquer armazém tornar os processos mais organizados e práticos.  

Existem, então, vários tipos de sistemas de separação de pedidos utilizados pelos armazéns para aumentar a produtividade e precisão das lojas. 

Nesse sentido, conhecer os diferentes tipos de picking é essencial para que os operadores logísticos tomem a melhor decisão no que diz respeito à execução de operações — e é sobre isso que vamos falar hoje. 

Por isso, continue lendo e aprenda mais sobre como implementar as melhores práticas em separação de mercadorias em armazéns para aumentar o lucro do seu negócio!

O que é e quais são os tipos de picking?

De maneira geral, o picking se refere ao processo de seleção de itens de um estoque em armazém para atender aos pedidos dos clientes

Trata-se, portanto, de uma parte importante da cadeia de abastecimento, sendo uma atividade trabalhosa e rigorosa nos armazéns. 

Por essa razão, cada vez mais as empresas têm buscado métodos para otimizar os processos na organização, para que o picking se torne otimizado e proporcione separação e entregas eficientes para os consumidores. 

Sendo assim, aqui estão os principais tipos de picking para você escolher e melhorar as práticas internas do seu negócio:

Discreto

O picking discreto é o mais comum se tratando de separação de pedidos porque é o mais básico. 

Em linhas gerais, ao empregar uma metodologia de separação de pedidos discreta, um funcionário seleciona um pedido, sendo uma linha de cada vez. 

Além disso, há apenas uma janela de programação de pedido durante um turno — fazendo com que os pedidos possam ser retirados em qualquer momento. 

Dessa forma, as vantagens de usar este método de separação de pedidos são muitas, uma vez que ele proporciona uma operação ideal que fornece tempo de resposta rápido e precisão para a equipe.

Por onda

Nessa modalidade, os pedidos são agrupados em conjuntos ou ondas de acordo com fatores como localização do cliente, frequência do pedido, tipo de pedido, zonas de separação, data de entrega, entre outros. 

Assim, no picking por onda, os pedidos podem ser programados para serem separados em horários específicos do dia, o que geralmente é feito para melhorar as operações de separação e envio.

Por lote

No caso do picking por lote, são otimizadas as atividades de coleta, recuperando SKUs em massa para atender a vários pedidos de uma vez. 

Como resultado, isso minimiza o tempo de viagem e acelera as operações de atendimento, primordialmente para depósitos que recebem vários pedidos contendo os mesmos SKUs.

Por zona

Por último, o picking por zona é uma maneira eficiente de melhorar a produtividade do armazém, atribuindo funcionários para trabalhar em um conjunto específico do piso do depósito. 

Nesse caso, um trabalhador seleciona o pedido na zona de peças grandes, por exemplo, e, em seguida, passa o pedido ao trabalhador que está na zona de peças pequenas. 

Assim, cada zona pode usar seu próprio tipo de tecnologia e sistema de armazenamento, fazendo com que os pedidos possam ser separados de zona para zona ou entregues em um ponto específico antes do envio.

Maneiras de otimizar o processo

Não importa em qual setor você atue, certamente existem uma série de práticas recomendadas de picking que visam melhorar o processamento geral dos pedidos.

Sendo assim, a implementação de melhorias pode oferecer maior precisão, produtividade e rendimento, maximizando a eficiência de toda a equipe ao passo que a satisfação do cliente é aumentada.  

Por isso, confira algumas maneiras de otimizar o processo e garantir mais sucesso para a suas operações logísticas:

Treinamento dos preparadores

É muito importante treinar os seus operadores para que eles não tenham retrabalho se tratando dos processos de embalagem e revisão dos pedidos. 

Assim, os passos desnecessários são reduzidos, economizando tempo e aumentando a rentabilidade do armazém geral.

Organização do armazém

É fundamental que as mercadorias sejam armazenadas corretamente para que os preparadores não tenham que ficar procurando os itens por muito tempo. 

Isso garante maior otimização de tempo e processos mais organizados. Nesse contexto, uma boa dica é colocar os produtos de maior demanda perto do lugar de preparação dos pedidos e, evidentemente, os de menor demanda um pouco mais longe. 

Como resultado, você terá um ambiente mais organizado e que comporte os diferentes tipos de picking corretamente.

Escolher o melhor tipo de picking

Depois de conhecer os principais tipos de picking existentes na logística, nossa sugestão principal é que você escolha o que mais se adequa às necessidades do seu negócio. 

Com o picking certo escolhido, os processos que dependem de ações do armazém geral serão melhorados ao passo que a equipe se torna mais produtiva, eficiente e preparada para lidar com situações que envolvem tomadas de decisão.

Como o sistema de WMS otimiza o picking?

Hoje, os armazéns ficam no centro das operações da cadeia de suprimentos porque contêm todo o material usado ou produzido nesses processos, desde as matérias-primas até os produtos finais. 

Dessa maneira, ajuda a garantir que os bens e materiais sejam movidos pelos depósitos de maneira eficiente e econômica é o objetivo de um sistema WMS

Assim, um WMS lida com muitas funções que permitem esses movimentos, incluindo rastreamento de estoque, separação, recebimento e expedição em armazéns, fazendo com que os processos de picking se tornem mais eficazes para a empresa.

Além disso, ele também fornece visibilidade do inventário de uma organização a qualquer hora e local, o que é muito benéfico para evitar imprevistos

Então, se você quer saber mais sobre as soluções que uma gestão de armazém oferece para o seu negócio, clique aqui e saiba mais sobre os sistemas e softwares da Loginfo!

Leia mais

Mais vistos nesse momento