Contar com um sistema de gestão como o YMS é imprescindível para o controle de processos internos e, principalmente, para resolver gargalos que podem comprometer toda a operação. Mais do que isso, é fundamental que a administração da operação ocorra de maneira cada vez mais automatizada e integrada.
Empresas do setor logístico que não contam com direções modernas e tecnológicas ficam para trás. Desse modo, os softwares de administração para a cadeia logística se tornam uma grande aposta.
Junto com o WMS e TMS, o sistema de gestão de pátio – YMS – visa aumentar a eficiência e produtividade nos processos logísticos e contribuir com o melhor desempenho de toda a operação. Isso tudo através de uma integração moderna que conecta sistemas que gerenciam outros pontos da cadeia logística e ainda soluciona possíveis riscos.
Entenda a fundo o que é o YMS, como ele pode contribuir com a administração da sua operação e quais as diferenças principais com os outros sistemas.
Mas, afinal de contas, o que é YMS?
O sistema de gestão de pátio YMS, sigla para Yard Management System, foi criado para potencializar o desenvolvimento tecnológico de monitoramento das empresas do setor logístico. O sistema é uma solução para otimizar os fluxos no pátio do armazém.
Com ele é possível:
- acompanhar a movimentação dos veículos da empresa;
- colher dados sobre produtividade;
- analisar a duração de deslocamentos;
- avaliar o tempo com veículos parados;
- aumentar a eficiência com agendamento de entregas e planejamento de carga e descarga;
- prever ações futuras.
Qual a diferença entre YMS, WMS e TMS?
O YMS surgiu para completar outros sistemas utilizados pelas empresas de logística, como o WMS e o TMS, sendo siglas já conhecidas no setor que cumprem seus papéis na gestão de modo a se complementar.
TMS, da sigla Transportation Management System, é a ferramenta utilizada para acompanhar todas as atividades dos veículos. O principal papel do sistema é acompanhar as cargas e com isso garantir mais segurança à todo o processo.
Contudo, o uso TMS contempla as atividades ocorridas fora da fábrica enquanto o YMS torna esse monitoramento mais completo atuando dentro da planta, na gestão do pátio.
Já o WMS — sigla para Warehouse Management System — é uma solução que mapeia todas as atividades relacionadas ao estoque, da chegada à saída das mercadorias. Este sistema conta com uma tecnologia que permite a leitura rápida dos objetos como o código de barras, por exemplo.
De maneira simplificada o TMS, ocorre fora da planta e o YMS e WMS, dentro da planta, na gestão do pátio e na gestão do estoque. Quando unificados, os sistemas se complementam e cercam todos os pontos da operação.
Como funciona um sistema YMS?
O sistema de gestão do pátio apresenta várias finalidades. O YMS permite fazer:
- o agendamento de entregas;
- planejamento de carga e descarga;
- a gestão das atividades dos colaboradores.
Entenda a seguir como o YMS funciona:
Cadastro de áreas e locais de operação
O YMS permite o cadastro de todos os locais que existem num pátio logístico, considerando os:
- pontos de entrada e saída;
- docas;
- guichês para conferência;
- balanças;
- estacionamento.
Com o cadastro dessas áreas, é possível desenhar uma sequência de ações que este veículo precisa fazer. Desse modo, otimiza-se todos os processos e reduz possíveis atrasos.
Controle de acesso de veículos e pessoas
Segurança é um ponto fundamental em qualquer operação logística. Este controle no sistema de gestão de pátio é uma funcionalidade que colabora ainda mais para essa proteção. Este recurso permite o registro de dados de todos os veículos, motoristas e operadores com acesso ao pátio.
Gerenciamento de filas
O objetivo dessa funcionalidade é evitar filas na entrada e saída dos pátios e dar mais fluidez para o processo logístico.
Com essa ferramenta, toda sequência projetada para acontecer dentro do pátio, corre de maneira orquestrada. Com ele, também é fácil identificar quais pontos estão com riscos na operação. O YMS permite, portanto, que o usuário visualize o que pode ser melhorado.
Quais as vantagens de investir em um sistema de gestão de pátio?
Planejamento
O YMS permite que todas as ações sejam planejadas. Com a organização na gestão de pátio, evita-se filas de caminhões e docas ociosas. O sistema notifica a equipe das etapas e com isso, possibilita uma integração da equipe e máxima eficiência na transação de cargas.
Agendamento de docas
O grande benefício do agendamento de docas com o YMS é evitar filas na carga e descarga de mercadorias. Um prévio agendamento já reduz caminhão parado no pátio.
Maior controle dos embarques e desembarques
Com planejamento e agendamento em dia, o YMS centraliza as informações e gerencia as movimentações no pátio. Desse modo, garante um maior controle no embarque e desembarque das cargas.
Redução de Custos
O YMS garante um pátio organizado em todos os seus processos e consequentemente, uma utilização melhor dos recursos.
Otimização de processos
Em um sistema que alimenta a equipe com informações, os processos funcionam de maneira otimizada. O YMS permite uma gestão organizada e consequentemente, mais produtiva já que a equipe consegue prever futuros problemas e focar nas ações necessárias.
Análise de desempenho
Com toda organização e gestão que o YMS permite, é natural que o processo logístico melhore. O sistema colhe informações durante a operação e entrega relatórios ricos para que o desempenho da gestão melhore, já que auxilia na identificação de possíveis gargalos.
Outra característica importante é que o YMS rastreia tudo que está sendo feito e o tempo que está sendo gasto nos processos. Com isso, toda a equipe envolvida na operação acompanha em tempo real a carga e descarga das mercadorias.
Você viu como o sistema de gestão de pátio pode contribuir com a evolução da sua empresa? É muito importante considerar se o sistema YMS de gestão do pátio também tenha integração com o seu TMS e WMS e com isso, cumpra seu papel de trazer mais eficiência para toda sua operação.
Você pode conhecer mais sobre as soluções logísticas da Loginfo e como um sistema moderno pode contribuir com a sua operação.