Você sabe por que escolher uma startup para cuidar do seu processo logístico é um ótimo caminho?
Sem dúvidas, toda empresa deseja crescer seu alcance e, consequentemente, seu número de clientes. Porém, muitas delas costumam se esquecer de um ponto essencial: a logística.
A logística é a cereja do bolo de qualquer empresa de qualquer segmento, pois se refere ao caminho do produto até chegar ao consumidor.
Por consequência, ela está diretamente relacionada ao nível de satisfação e à retenção dos clientes.
Por isso, hoje conheceremos o que é uma startup de logística, qual é seu objetivo e como a tecnologia impacta na cadeia logística.
Antes de tudo, vamos entender o que é uma startup de logística e qual é seu principal objetivo.
No geral, as startups se fundamentam em tecnologia e inovação, para solucionar as dores do mercado e possuem um modelo de negócio facilmente escalável.
Nesse sentido, uma startup de logística cria soluções inovadoras e tecnológicas para os processos logísticos.
Essas startups, que começaram a ganhar destaque em 2008, mesclam, por exemplo, experiência dos colaboradores, ferramentas tecnológicas, sistemas de gestão de transporte (TMS) e sistemas de gestão de armazenagem (WMS).
O principal objetivo das logtechs, como também são chamadas as startups de logística, é criar sistemas tecnológicos para fortalecer a logística das empresas parceiras.
Para isso, elas contam com um time de desenvolvimento, a fim de compreender as necessidades logísticas das empresas e criar soluções para tais necessidades.
Diferentemente do modelo tradicional, as empresas desse modelo de negócios são escaláveis, dinâmicas, flexíveis e com menos burocracias em seus processos.
Ademais, a startup de logística aumenta a percepção de valor nas etapas da cadeia produtiva, desde as relações com os fornecedores até os usuários.
Em seguida, conheceremos um pouco do impacto positivo das startups de logística no desenvolvimento das indústrias e do varejo.
Desde a revolução industrial, a indústria vem inovando ano após ano. Algumas das consequências positivas desse desenvolvimento são, por exemplo:
Outrossim, tal impacto também se reflete no varejo, um grande motor da economia brasileira.
No primeiro trimestre de 2021, apenas o varejo digital realizou 78,5 milhões de compras online e faturou R$ 35,2 bilhões (Totvs).
Ademais, em uma pesquisa da “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, 90% dos entrevistados observaram um aumento do faturamento após a adoção de práticas digitais (Totvs).
Algumas das vantagens da união entre tecnologia e varejo são:
De fato, a tecnologia tem impactado a vida de todos nós, trazendo facilidades em nossa rotina, comunicação e nossas formas de consumir, trabalhar e estudar.
Mas você sabe quais são as facilidades que ela trouxe para a logística nas empresas? É o que veremos a seguir.
Primeiramente, temos a otimização de tempo.
Essa otimização é reflexo, por exemplo, do ganho de produtividade oriundo do avanço tecnológico, que possibilita a automatização de tarefas e de processos.
Além disso, outro ganho de oportunidade vem com o surgimento de máquinas e programas que facilitam o trabalho manual realizado nas indústrias e empresas.
De igual modo, a grande quantidade de novas informações disponíveis diariamente possibilita o acesso às tendências de mercado, às oportunidades de parceria e às expectativas dos clientes.
Dessa forma, a partir das informações coletadas, não apenas o processo de tomada decisão se torna mais assertivo, como também o planejamento do negócio.
Assim, um startup de logística com suas inovações tecnológicas pode trazer uma grande otimização de tempo para sua empresa.
E, uma vez que tempo é dinheiro, ela também traz uma economia de recursos.
Em segundo lugar, o avanço da tecnologia fortalece a segurança das informações sensíveis e dos dados das empresas.
A facilidade de informações disponíveis pode acabar sendo um problema, se houver um vazamento de dados ou se a empresa não investir na segurança.
Portanto, a startup de tecnologia implementa um modelo de gestão que preza pela segurança das informações da empresa, geralmente concentradas em uma única base de dados.
Isso facilita o monitoramento e acesso a essas informações, ao passo que as empresas ficam menos sujeitas a extravios, acessos de terceiros, fraudes e erros.
O resultado é a segurança, o controle e o monitoramento dos dados de sua empresa.
Em terceiro lugar, temos a redução de custos.
Uma vez que as tecnologias utilizadas pela empresa estão em constante atualização, os processos manuais e as tecnologias obsoletas vão sendo descartadas.
Dessa forma, mesmo que o custo da adoção de tecnologia possa parecer alto em um primeiro momento, ela otimiza os custos como um todo, pois:
Nesse sentido, a adoção de tecnologia reduz custos não apenas operacionais, mas também custos estratégicos da empresa.
Além disso, torna a equipe e a operação mais eficiente, reduzindo, por exemplo, o ciclo de vida do pedido.
Por fim, temos os processos automatizados na armazenagem.
No geral, a automatização dos processos alinha as rotinas e promove não só agilidade, mas também aumento da produtividade.
Dessa forma, a troca de informações otimiza tempo, recursos e mão de obra, sobretudo na etapa de transição entre tarefas.
Além disso, a gestão da armazenagem de cargas é otimizada, seja previamente ao desembaraço aduaneiro, seja no centro de distribuição após a nacionalização.
Com uma startup de logística, é possível ter controle em tempo real das cargas e dos produtos armazenados, possibilitando maior visibilidade e uma gestão mais eficiente de toda a cadeia de suprimentos.
Finalmente, veremos a importância de escolher uma startup para cuidar do seu processo logístico.
Como vimos anteriormente, uma startup é uma empresa que já nasce voltada à tecnologia e à inovação. Assim seus produtos e serviços costumam ser disruptivos.
Além disso, seu principal objetivo é solucionar as dores do mercado por meio de uma resposta inovadora.
O principal diferencial da cultura de uma startup, a saber, são as metodologias utilizadas. Algumas delas são:
Você sabia que a Loginfo é líder no uso de tecnologia em gestão aduaneira de armazenagem e movimentação de mercadorias?
Ocupamos o 4º lugar na categoria LogTechs do ranking 100 Open Startups divulgado em outubro de 2023, além de fazer parte do top 100 no ranking geral dentre as 4.177 startups pontuadas.
Somos especialistas no mercado de soluções para os setores portuários e armazém geral e conectamos processos operacionais e comunicação com controle total em qualquer dispositivo.
Com nossa plataforma 100% web, sua gestão aduaneira de armazenagem está na palma de sua mão, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Por meio dela, você controla não só agendamento de carga e descarga, endereçamento e armazenamento, mas também o painel de indicadores e liberação documental.
Conheça mais sobre nossa atuação em nosso site e nos contate para fornecermos maior agilidade aos seus processos de gestão aduaneira!
23 de novembro de 2023