Por que escolher uma startup para cuidar do meu processo logístico?

Date

Por que escolher uma startup para cuidar do meu processo logístico?

Você sabe por que escolher uma startup para cuidar do seu processo logístico é um ótimo caminho?  

Sem dúvidas, toda empresa deseja crescer seu alcance e, consequentemente, seu número de clientes. Porém, muitas delas costumam se esquecer de um ponto essencial: a logística.  

A logística é a cereja do bolo de qualquer empresa de qualquer segmento, pois se refere ao caminho do produto até chegar ao consumidor.  

Por consequência, ela está diretamente relacionada ao nível de satisfação e à retenção dos clientes.  

Por isso, hoje conheceremos o que é uma startup de logística, qual é seu objetivo e como a tecnologia impacta na cadeia logística.  

Escolha startup

 

Qual é o objetivo de uma logtech?  

Antes de tudo, vamos entender o que é uma startup de logística e qual é seu principal objetivo.  

No geral, as startups se fundamentam em tecnologia e inovação, para solucionar as dores do mercado e possuem um modelo de negócio facilmente escalável.  

Nesse sentido, uma startup de logística cria soluções inovadoras e tecnológicas para os processos logísticos.  

Essas startups, que começaram a ganhar destaque em 2008, mesclam, por exemplo, experiência dos colaboradores, ferramentas tecnológicas, sistemas de gestão de transporte (TMS) e sistemas de gestão de armazenagem (WMS). 

O principal objetivo das logtechs, como também são chamadas as startups de logística, é criar sistemas tecnológicos para fortalecer a logística das empresas parceiras.  

Para isso, elas contam com um time de desenvolvimento, a fim de compreender as necessidades logísticas das empresas e criar soluções para tais necessidades.  

Diferentemente do modelo tradicional, as empresas desse modelo de negócios são escaláveis, dinâmicas, flexíveis e com menos burocracias em seus processos.  

Ademais, a startup de logística aumenta a percepção de valor nas etapas da cadeia produtiva, desde as relações com os fornecedores até os usuários.  

Impacto positivo no desenvolvimento das indústrias e do varejo 

Em seguida, conheceremos um pouco do impacto positivo das startups de logística no desenvolvimento das indústrias e do varejo.  

Desde a revolução industrial, a indústria vem inovando ano após ano. Algumas das consequências positivas desse desenvolvimento são, por exemplo:  

  • novas descobertas tecnológicas: as descobertas e inovações relevantes no setor industrial são resultados do uso da tecnologia;  
  • eficiência no setor industrial: a tecnologia torna o trabalho mais fácil de ser realizado, permitindo que os colaboradores cumpram suas tarefas mais rapidamente;  
  • retorno sobre o investimento: uma vez que utilizam ferramentas tecnológicas – softwares, por exemplo –, as empresas são capazes de reduzir grande parte de seus custos.  
Impacto positivo

 

Outrossim, tal impacto também se reflete no varejo, um grande motor da economia brasileira.  

No primeiro trimestre de 2021, apenas o varejo digital realizou 78,5 milhões de compras online e faturou R$ 35,2 bilhões (Totvs).  

Ademais, em uma pesquisa da “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, 90% dos entrevistados observaram um aumento do faturamento após a adoção de práticas digitais (Totvs).  

Algumas das vantagens da união entre tecnologia e varejo são:  

  • melhora da experiência do consumidor, com uma jornada de compra aprimorada;  
  • maior produtividade para a equipe, ao diminuir as atividades manuais;  
  • integração dos processos, desde o pedido do cliente até a entrega; e  
  • facilitação da gestão de dados e informações e, por consequência, dos processos de tomada de decisão.  

Avanços na cadeia logística por meio da tecnologia  

De fato, a tecnologia tem impactado a vida de todos nós, trazendo facilidades em nossa rotina, comunicação e nossas formas de consumir, trabalhar e estudar.  

Mas você sabe quais são as facilidades que ela trouxe para a logística nas empresas? É o que veremos a seguir.  

Avanços Logísticos

 

Otimização de tempo  

Primeiramente, temos a otimização de tempo.  

Essa otimização é reflexo, por exemplo, do ganho de produtividade oriundo do avanço tecnológico, que possibilita a automatização de tarefas e de processos.  

Além disso, outro ganho de oportunidade vem com o surgimento de máquinas e programas que facilitam o trabalho manual realizado nas indústrias e empresas. 

De igual modo, a grande quantidade de novas informações disponíveis diariamente possibilita o acesso às tendências de mercado, às oportunidades de parceria e às expectativas dos clientes.  

Dessa forma, a partir das informações coletadas, não apenas o processo de tomada decisão se torna mais assertivo, como também o planejamento do negócio.  

Assim, um startup de logística com suas inovações tecnológicas pode trazer uma grande otimização de tempo para sua empresa.  

E, uma vez que tempo é dinheiro, ela também traz uma economia de recursos.  

Informação segura  

Em segundo lugar, o avanço da tecnologia fortalece a segurança das informações sensíveis e dos dados das empresas.  

A facilidade de informações disponíveis pode acabar sendo um problema, se houver um vazamento de dados ou se a empresa não investir na segurança.  

Portanto, a startup de tecnologia implementa um modelo de gestão que preza pela segurança das informações da empresa, geralmente concentradas em uma única base de dados.  

Isso facilita o monitoramento e acesso a essas informações, ao passo que as empresas ficam menos sujeitas a extravios, acessos de terceiros, fraudes e erros.  

O resultado é a segurança, o controle e o monitoramento dos dados de sua empresa.  

Infomação segura

Redução de custos  

Em terceiro lugar, temos a redução de custos.  

Uma vez que as tecnologias utilizadas pela empresa estão em constante atualização, os processos manuais e as tecnologias obsoletas vão sendo descartadas.  

Dessa forma, mesmo que o custo da adoção de tecnologia possa parecer alto em um primeiro momento, ela otimiza os custos como um todo, pois:  

  • proporciona maior visibilidade da cadeia de suprimentos;  
  • reduz a probabilidade de erros humanos, por meio da automatização dos processos; 
  • reduz os custos associados ao armazenamento, melhorando o uso do espaço e a gestão de estoques;  
  • facilita o processo de tomada de decisão; e  
  • diminui o tempo gasto em atividades manuais, fazendo com que os colaboradores sejam mais produtivos.  

Nesse sentido, a adoção de tecnologia reduz custos não apenas operacionais, mas também custos estratégicos da empresa.  

Além disso, torna a equipe e a operação mais eficiente, reduzindo, por exemplo, o ciclo de vida do pedido.  

Processos automatizados na armazenagem  

Por fim, temos os processos automatizados na armazenagem.  

No geral, a automatização dos processos alinha as rotinas e promove não só agilidade, mas também aumento da produtividade.   

Dessa forma, a troca de informações otimiza tempo, recursos e mão de obra, sobretudo na etapa de transição entre tarefas.  

Além disso, a gestão da armazenagem de cargas é otimizada, seja previamente ao desembaraço aduaneiro, seja no centro de distribuição após a nacionalização.  

Com uma startup de logística, é possível ter controle em tempo real das cargas e dos produtos armazenados, possibilitando maior visibilidade e uma gestão mais eficiente de toda a cadeia de suprimentos.  

processos automatizados

 

Por que escolher uma startup para cuidar do seu processo logístico?  

Finalmente, veremos a importância de escolher uma startup para cuidar do seu processo logístico.  

Como vimos anteriormente, uma startup é uma empresa que já nasce voltada à tecnologia e à inovação. Assim seus produtos e serviços costumam ser disruptivos.  

Além disso, seu principal objetivo é solucionar as dores do mercado por meio de uma resposta inovadora.  

O principal diferencial da cultura de uma startup, a saber, são as metodologias utilizadas. Algumas delas são:  

  • métodos ágeis: modelo de fracionamento de entrega de projetos em ciclos menores, com foco total no cliente e na entrega de valor;  
  • big data: forma de armazenamento, organização e análise de grande conjunto de dados, a fim de transformá-los em informações estratégicas;  
  • armazenamento em nuvem: armazenamento de dados em servidores remotos, hospedados em centros de dados, podendo o usuário acessar as informações armazenadas por meio da internet;  
  • blockchain: um tipo de banco de dados descentralizado, com informações distribuídas entre todos os participantes da rede;  
  • tecnologia mobile e aplicativos: desenvolvimento de aplicativos e programas que facilitem a gestão logística, como acompanhamento das etapas em tempo real.  

A Loginfo inova no setor logístico por meio da tecnologia  

Você sabia que a Loginfo é líder no uso de tecnologia em gestão aduaneira de armazenagem e movimentação de mercadorias?  

Ocupamos o 4º lugar na categoria LogTechs do ranking 100 Open Startups divulgado em outubro de 2023, além de fazer parte do top 100 no ranking geral dentre as 4.177 startups pontuadas.  

Somos especialistas no mercado de soluções para os setores portuários e armazém geral e conectamos processos operacionais e comunicação com controle total em qualquer dispositivo.  

100 open startup

Com nossa plataforma 100% web, sua gestão aduaneira de armazenagem está na palma de sua mão, a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Por meio dela, você controla não só agendamento de carga e descarga, endereçamento e armazenamento, mas também o painel de indicadores e liberação documental.  

Conheça mais sobre nossa atuação em nosso site e nos contate para fornecermos maior agilidade aos seus processos de gestão aduaneira! 

Outros
Posts