Comunicação Integrada: papel da tecnologia na Gestão Aduaneira 

É possível ter comunicação integrada nas diferentes etapas de um processo de comércio exterior? 

Você já se perguntou a importância de ter uma comunicação integrada na gestão aduaneira em uma operação no comércio exterior? 

Sabemos que, apesar de possuir desafios, o comércio internacional apresenta diversas oportunidades para as empresas atingirem seus objetivos e se consolidarem no mercado. 

E, já que no mercado interno existe concorrência internacional, elas buscam o mercado externo, estrategicamente, para aumentar seus ganhos e fortalecerem seu posicionamento.  

Contudo, para que essa expansão não seja um tiro no pé, a empresa precisa melhorar sua atuação e adotar práticas mais eficazes relacionadas à experiência do cliente.  

A comunicação integrada na gestão aduaneira é uma delas.  

Por isso, hoje veremos o que é gestão aduaneira, qual é o papel da tecnologia nela e a importância da comunicação entre diferentes áreas.  

O que é gestão aduaneira?  

Antes que olhemos para a comunicação integrada na gestão aduaneira, precisamos entender o que é a gestão aduaneira em si. 

Como você certamente sabe, as operações de comércio exterior são processos complicados e que precisam ser muito bem gerenciados. 

Quando ocorre essa boa gestão, a empresa consegue reduzir custos e evitar atrasos, o que, por consequência, aumenta sua competitividade e a satisfação dos clientes. 

Por isso, cada pequena parte do processo de importação ou exportação precisa ser planejado, gerido e executado com atenção e cautela. 

Nesse sentido, as principais partes que o formam são: comercial, logística, cambial e aduaneira.  

Quando tratamos da parte aduaneira, que veremos com detalhes nesse texto, nos referimos a todos os trâmites aduaneiros

Eles envolvem, por exemplo, o desembaraço aduaneiro, a tributação, os regimes especiais, a habilitação no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) e a Classificação Fiscal da Mercadoria (NCM). 

Dessa forma, a gestão aduaneira é a administração de todos os aspectos desses trâmites aduaneiros no processo de importação e exportação de mercadoria.  

E, por administrar, entendemos não apenas o planejamento e organização, mas também o acompanhamento e controle dos trâmites. 

Um aspecto crucial – e que garante a eficácia – da gestão aduaneira é o gerenciamento de prazos

E, só para ilustrar, no sistema aduaneiro brasileiro o agente do comércio exterior precisa atuar com cuidado nos seguintes aspectos: 

  • Exigência – ou não – de um licenciamento na importação
  • Classificar o produto na NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) correta; 
  • Verificar se há acordos internacionais, no âmbito do Mercosul ou da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), sobre aquela mercadoria; 
  • Aferir se ela pode se beneficiar de algum regime aduaneiro especial
  • Conhecer os impostos incidentes; e 
  • Identificar os demais custos aduaneiros. 

Entenda sobre as diferentes áreas de um processo de comércio exterior  

Outro ponto importante para tratarmos da comunicação integrada na gestão aduaneira são as áreas e agentes envolvidos no comércio exterior

Só para exemplificar, alguns deles são: 

  • Importador: pessoa jurídica que realiza a compra de mercadorias estrangeiras em seu nome a Declaração de Importação (DI / DUIMP). Além disso, precisa contribuir com os impostos incidentes na importação e guardar os documentos referentes a ela por no mínimo 5 anos. 
  • Exportador: responsável pela comercialização de mercadorias fabricadas em seu país para clientes de outros países. Assim como o importador, deve guardar os documentos referentes à operação por no mínimo 5 anos. 
  • Despachante aduaneiro: acompanha o processo de desembaraço aduaneiro, até a liberação da carga na alfândega. Ademais, registra a DI / DUIMP ou a DU-E (Declaração Única de Exportação) no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) em nome do importador ou exportador. Por isso, deve possuir procuração e credenciamento no SISCOMEX. 
  • Agente de carga: pessoa jurídica, prestadora de serviço, responsável por intermediar a relação comercial entre a companhia de transporte internacional e o contratante, que pode ser exportador ou importador a depender do INCOTERM (Termo Internacional de Comércio) da negociação internacional. Também é responsável por contratar o transporte e seguro de cargas em nome de seu cliente. 
  • Transportador internacional: empresa que realiza o transporte da carga importada ou exportada. 
  • Depositário: na importação, responsável por guardar a mercadoria perante autoridades aduaneiras. Na exportação, responsável por receber a carga e informar sua disponibilidade para ser exportada. 
  • Operador portuário: pessoa jurídica autorizada a movimentar e armazenar a carga em um porto.  

Qual o papel da tecnologia na gestão aduaneira?  

Vamos, portanto, conhecer o papel da tecnologia na gestão aduaneira.  

Assim como qualquer outro processo, a tecnologia auxilia sobremaneira nessa parte das operações de comércio exterior.   

Isso porque ela aumenta a produtividade ao diminuir os trabalhos repetitivos, facilitar o armazenamento e troca de informações e permitir acompanhamento em tempo real. 

Logo abaixo, vamos conhecer um pouco mais sobre esse papel.  

Integrar processos   

Em primeiro lugar, temos o papel de integrar os processos para alcançar a uma comunicação integrada na gestão aduaneira. 

Muitas vezes, os dados de uma operação de comércio estão distribuídos entre os diversos atores, dificultando a troca de informações e a agilidade do processo.  

Por isso, uma comunicação integrada é essencial!  

É importante que todos os atores envolvidos trabalhem com um mesmo sistema, uma ferramenta única capaz de centralizar e gerir todas as etapas do processo. 

Dessa forma, o importador, o exportador, o despachante e o agente terão acesso à mesma informação, ao mesmo tempo

Ou seja, o compartilhamento de dados acontecerá concomitantemente e os processos estarão mais conectados entre si. 

Acompanhar a movimentação da carga em tempo real  

Em segundo lugar, para se ter uma comunicação integrada na gestão aduaneira, é preciso haver um acompanhamento da movimentação da carga em tempo real. 

Um exemplo de como isso é possível é o Sistema de Gerenciamento de Armazém, do inglês Warehouse Management System (WMS). 

Com um sistema como esse, é possível monitorar e integrar os processos de venda, transporte e recebimento de mercadorias, bem como gerenciar o estoque. 

Já que possibilitam o monitoramento em tempo real da carga, softwares como o WMS automatizam processos, diminuem tarefas repetitivas e dão mais segurança às operações

Com a informações centralizadas, se nota mais rapidamente casos de extravio, desvios de rota e outras possíveis complicações da carga. 

Redução de custos e aumento da transparência  

Por fim, uma consequência da comunicação integrada na gestão aduaneira é a redução de custos e o aumento da transparência. 

Com respeito à redução de custos, um grande avanço da tecnologia é a eliminação da necessidade de armazenar e enviar ou receber documentos físicos. 

Além disso, reduz a necessidade da intervenção humana, sobretudo em atividades manuais e rotineiras.  

Fato é que, certamente, com a comunicação integrada, o despacho aduaneiro se torna mais transparente. 

Isso acontece uma vez que as empresas podem monitorar o processo de suas mercadorias e obter atualizações, em tempo real, a qualquer momento. 

Como a tecnologia pode auxiliar na comunicação entre diferentes áreas de um processo de comércio exterior?  

Com esses tópicos que vimos anteriormente, já pudemos ter uma noção de como a tecnologia pode permitir uma comunicação integrada na gestão aduaneira. 

Entretanto, o uso da tecnologia traz mais uma consequência positiva, que ainda não abordamos.  

Caso os atores envolvidos na operação possuam uma comunicação integrada, com rápido compartilhamento de informações e atualização a respeito da carga, a rastreabilidade aumenta.  

Em outras palavras, se torna mais fácil saber exatamente onde a carga está em determinado momento.  

Por conseguinte, qualquer imprevisto que acontecer com as mercadorias será rapidamente percebido, possibilitando que seja resolvido em tempo recorde. 

Se não houvesse a comunicação integrada, o repasse de informações entre os atores seria infinitamente mais demorado.  

Portanto, a empresa transmite mais confiança, adotando uma postura de rápida resolução de problemas, e agrega valor para o cliente, se mostrando ágil e eficiente. 

Nosso foco é simplificar a gestão aduaneira por meio da tecnologia  

Com os sistemas e softwares da Loginfo, ficou muito mais fácil ter uma comunicação integrada na gestão aduaneira. 

Temos uma plataforma 100% web para completo controle dos processos operacionais e aduaneiros de áreas alfandegadas, conectando a comunicação e gestão de documento à operação. 

Com nossa plataforma, você poderá acompanhar endereçamento, armazenamento, painel de indicadores, controle de liberação documental e digitalização, bem como agendamento de descarga e carga. 

Além disso, você terá total controle da operação, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar onde estiver. 

Nosso sistema de gestão aduaneira possui Gestão de Container, WMS, Portal do Cliente e é integrado ao Portal Único do comércio exterior. 

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