Software WMS: Como escolher um software de Gestão de Armazém? 

Como escolher um software de gestão de armazém? 

O software WMS (Warehouse Management System) é fundamental para as empresas que buscam otimizar a gestão do seu estoque e aprimorar a eficiência de suas operações de armazenagem. Contudo, selecionar um software adequado pode ser um desafio.  

Nesse artigo, discutiremos alguns fatores que devem ser considerados ao optar por um software WMS. Continue até o fim da leitura! 

O que é um software WMS?  

Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português, é um programa de gestão que permite executar tarefas. Administrar e controlar as rotinas de operações de um armazém logístico, por exemplo, são funcionalidades comuns a esses sistemas.  

Dessa forma, a ferramenta automatiza processos da área do espaço, auxilia no recebimento e armazenamento de estoque, otimiza a coleta e envio de pedidos e faz recomendações acerca dos níveis de reposição e muito mais.   

Nas etapas iniciais de digitalização e automação, a expectativa das empresas em geral diz respeito aos seguintes resultados do desenvolvimento de um sistema WMS:  

  • Adquirir informações detalhadas das operações de fornecimento em andamento; 
  • Permitir acesso em tempo real dos níveis de estoque e movimento; 
  • Acelerar o desempenho dos processos de separação e expedição de pedidos; 
  • Diminuir a taxa de erro durante o atendimento do pedido. 

Também são oferecidas soluções para administrar estoques, o que propicia o uso adequado de espaço e da mão de obra necessária. Além de investir em equipamentos, para que os negócios possam aproveitar melhor o uso de recursos e movimentar os materiais.  

Basicamente, os sistemas WMS servem para auxiliar as necessidades de toda uma cadeia de suprimentos global, abrangendo distribuição, manufatura, ativos e negócios de serviços.   

Num ambiente dinâmico, omnichannel e de atendimento, atualmente os clientes desejam comprar em qualquer momento, serem correspondidos e realizarem devoluções em qualquer lugar. Para suprir a essa exigência, os negócios precisam se adaptar rapidamente ao software de gerenciamento de armazéns para fortalecer os recursos de atendimento.   

Em suma, é um sistema inteligente que não só registra dados, mas também auxilia no planejamento e na tomada de decisão.   

Quais os benefícios de um software WMS em nuvem?  

Um software WMS em nuvem certamente facilita as cadeias de suprimentos ao otimizar o gerenciamento de estoque e os serviços de atendimento com método de compra.  

Além disso, propicia visibilidade em tempo real de todo o estoque – acessível por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores – uma vez que o acesso à internet é o único requisito.  

Assim, ao ser baseado na nuvem, esse sistema de gerenciamento de armazém pode garantir um atendimento ao cliente conectado com uma solução de atendimento que proporciona visibilidade em tempo real, crescimento e retorno ao mercado.   

Pois atualmente é possível observar que a digitalização dos sistemas de gerenciamento logísticos conferiu uma inovação substancial para se ajustar à cadeia de suprimentos integrada.  

Desse modo, a rastreabilidade da mercadoria e o gerenciamento das devoluções, entre outras utilizações, levam as empresas a trocarem dados com consumidores e fornecedores. Nesse sentido, instalar um sistema de gerenciamento baseado na nuvem apresenta os seguintes benefícios:  

  • Baixo investimento para implementação: o fato de não exigir servidores próprios e a aquisição de licenças mediante uma taxa periódica diminui expressivamente o custo inicial;    
  • Adaptabilidade: esse sistema pode envolver uma quantidade de licenças variável, o que é positivo para a empresa que faz operações com grande frequência. Além disso, para uma empresa que contém muitos armazéns, um WMS baseado na nuvem permite a sincronização entre o estoque e a realização de outras operações; 
  • Software intuitivo e segurança: o consumidor não precisa de especialista em TI para efetuar a manutenção, backup e preservar a integridade do sistema, tanto do banco de dados quanto do próprio aplicativo.   

Pontos a observar na hora de escolher um software de gestão de armazém  

Como mencionamos, um software WMS para gestão de armazém precisa implementar soluções que assegurem a atuação de todos os processos de estoque e logística: a começar desde a entrada do produto até a solicitação do pedido; conferir o nível e reposição de estoque; gerenciamento de tarefas de almoxarifado.  

Uma revisão dos processos deve ser, pois, um dos principais instrumentos utilizados na escolha de um novo software.

Uma inspeção minuciosa dos principais processos, especificamente suas capacidades e desempenho, auxiliará a verificar os obstáculos pertinentes ou possíveis problemas (referentes, por exemplo, ao período de inatividade, à transição, aos gargalos) que o novo software poderá corrigir.  

De toda forma, um novo sistema pode gerar valor mesmo que a empresa não esteja disposta a arcar com grande investimento em tecnologia de automação de fluxo de materiais. Dentre os pontos a se considerar na hora de selecionar um novo software estão, por exemplo:  

Automação e mobilidade  

Uma das principais vantagens do WMS na nuvem é, portanto, a possibilidade de automatizar processos, reduzir equívocos e intensificar a eficiência do fluxo de trabalho.  

Nesse contexto, é primordial optar por um software que permita recursos de automação, com leituras de código de barras, RFID e sistemas de gerenciamento de localização. Dessa forma, assegura-se que as operações sejam feitas de forma eficiente e eficaz.   

Cabe mencionar também que com o aumento de dispositivos eletrônicos no ambiente de trabalho, como smartphones e tablets, é indispensável selecionar um software WMS para gestão de armazém que possa ser facilmente acessado por meio de dispositivos móveis, para garantir uma maior mobilidade no armazém e uma maior eficiência no fluxo de trabalho.   

Custos de manutenção do sistema  

Um sistema que tenha um custo de manutenção acessível e possa ser facilmente atualizado para evitar custos adicionais faz toda a diferença. Um software de gestão de armazém que demanda atualizações constantes e manutenção regular pode se tornar oneroso para a empresa, impactando negativamente seus resultados financeiros.  

Lógica e gerenciamento de tarefas do sistema  

Um bom software de gestão de armazéns necessita de uma lógica robusta e uma capacidade de gerenciamento de tarefas eficiente. Afinal, isso permitirá com que as operações do armazém sejam feitas de forma precisa.  

Ou seja, o software deve ser capaz de gerenciar tarefas como, por exemplo, a localização e rastreamento de produtos, gestão de pedidos, gerenciamento de inventário e outras atribuições essenciais.  

É importante destacar que o software deve ser capaz de gerenciar tarefas de forma automatizada para alcançar maior eficiência no fluxo de trabalho. Além disso, deve-se escolher uma opção que garanta recursos de gerenciamento de tarefas personalizáveis para assegurar que as exigências da empresa sejam atingidas.  

Escalabilidade  

Por último, é preciso optar por um software que seja escalável o bastante para se adaptar às demandas em constante evolução da empresa.  

Posto isto, o software deve conseguir se adaptar a novas tecnologias, processos e requisitos regulatórios para consolidar que as operações do armazém sejam feitas de forma eficiente e de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.   

Tenha o controle do seu armazém com a Loginfo 

A escolha de um software WMS precisa ser feita com cuidado e atenção aos detalhes. Por isso, conte com a ajuda do Loginfo para manter o controle do seu armazém.   

Podemos oferecer soluções por meio da tecnologia que auxiliem na organização aduaneira de armazenagem e movimentação de cargas, visando atender às necessidades da sua empresa e oferecendo o melhor custo-benefício. 

Somos especialistas no mercado de armazéns gerais, contribuindo para a melhoria dos processos logísticos e ganho de produtividade na sua operação. 

Leia mais

Mais vistos nesse momento