leis fiscais

Leis fiscais: como a tecnologia pode ser sua aliada

Mesmo que o mercado empresarial seja diverso e que existam inúmeras empresas que ajudem em questões estratégicas, financeiras e até mesmo administrativas, existe um ponto fundamental, que os empresários não podem deixar de lado: o conhecimento sobre as tributações e leis fiscais.

Por isso, para você que é gerente de operações e precisa se ajustar imediatamente às leis fiscais, fique neste artigo! Vamos mostrar como empreender no Brasil não é fácil, além de como a tecnologia, contudo, pode ajudar na tarefa de se adequar às normas tributárias e deixar o seu negócio completamente legalizado diante da Receita Federal e outros órgãos.

Se você ficou curioso com o assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

A tecnologia como aliada no cumprimento das leis fiscais

Talvez você já tenha escutado algum empreendedor dizer que o ato de empreender dentro do Brasil não é uma tarefa simples e fácil. Muitas vezes acreditamos que para apostar nesse ramo basta apenas ter ideias inovadoras, que o mercado irá adotar como exemplo e dará as oportunidades necessárias. Contudo, não é desta forma que acontece.

Mesmo que ser inovador esteja ligado à principal chave do empreendedorismo, existem muitos processos burocráticos para abertura de empresa dentro do país, além de leis fiscais e demais tributações que exigem muitas adaptações por parte dos empreendedores.

Por isso, adequar-se a essas normas demanda tempo e dinheiro. Nem sempre tudo é feito corretamente, ainda mais em situações que os empreendedores buscam fazer manualmente e sem a ajuda de profissionais especializados na área. 

Mas, mesmo que essa seja uma tarefa difícil, existe uma forma de facilitar a vida dos empreendedores: juntar a tecnologia às leis fiscais.

Sim, sabemos que você deve estar se perguntando: “mas como isso é possível?”. Por meio de um sistema ERP, que integre todas as leis e que esteja sempre atualizado com as mudanças que acontecem nas tributações e demais situações, torna-se viável adequar toda uma empresa às leis fiscais.

Veja quais são os benefícios de aliar a tecnologia à aplicação destas normas: 

Permite que as empresas foquem em seu core business

Em primeiro lugar, com um sistema ERP disponível é possível focar mais na sua atividade principal, ou seja, no core business da empresa. 

É comum que se gaste muito tempo com a adequação do negócio às leis fiscais e que esse se transforme no principal esforço dentro de uma empresa. Mesmo que adaptar às normas seja importante, isso não pode tomar tempo da produção interna e transformar-se na atividade principal.

Por isso, um dos motivos que a tecnologia de um software surge, é para que você não perca o verdadeiro foco da empresa e que mantenha a produtividade normalmente. A adaptação às burocracias do país ficam pela responsabilidade do sistema e do gestor que cuida deste ERP.

Mantém o usuário ciente a respeito de novas leis ou modificações

Com um software é possível integrar as informações a respeito de mudanças nas leis fiscais e demais normas governamentais em tempo real. Como as alterações nas tributações são constantes, muitas empresas gastam dinheiro demasiadamente para contratar profissionais que façam essas adaptações e acabam perdendo até mesmo lucros com esse valor.

Porém, com o auxílio de um ERP que esteja integrado com essas mudanças, é possível que o próprio software atualize em relação a essas alterações e que deixe as documentações adaptadas de acordo com o que foi exigido. Isso faz com que haja menos dor de cabeça para os negócios e que não atrapalhe principalmente na produtividade.

Maior agilidade

Sem dúvidas, a agilidade é um dos maiores benefícios que vemos na junção da tecnologia com a adequação às leis fiscais. É comum que profissionais independentes, que são especialistas na área, demorem mais tempo para fazer toda a adaptação da empresa às tributações (e que até mesmo tenham que fazer isso de forma recorrente).

Contudo, caso você contrate um sistema próprio, que atualize por si só e que não necessite de atenção constante, automaticamente temos uma maior agilidade no processo e gasta-se menos tempo para implementar tantas normas. Isto é um facilitador para a vida do empreendedor e do gerente de operações!

Minimiza erros em informações enviadas ao governo

Um problema que não deve acontecer dentro das empresas é o envio de informações incorretas em processos fiscais e aduaneiros. Caso algum órgão do governo, como a Receita Federal, por exemplo, receba dados que mostrem inconstância, a burocracia para a ajustar e provar as mudanças traz muita dor de cabeça.

Por isso, deve-se evitar ao máximo as adaptações de leis fiscais de forma manual, uma vez que o responsável tem mais chances de errar devido a fatores como distração, sobrecarga de trabalho e até mesmo falta de conhecimento.

Procure sempre instaurar a tecnologia para realizar essa automatização. Além de ser mais seguro, minimiza a quantidade de erros em informações enviadas para o Governo e faz com que a sua empresa gaste menos tempo para corrigir documentações.

Informação do cliente

Por fim, com um sistema ERP integrado às leis fiscais, armazenar as informações do cliente e repassá-las de maneira correta se torna um processo muito mais simples.

Não é necessário mais registrar tudo de maneira manual e nem mesmo conferir se alguma informação foi escrita de maneira incorreta. O sistema armazena todos os dados e preenche de forma automática todas as vezes que você precisa enviar uma mercadoria e quer adaptar os documentos fiscais às normas tributárias.

Como um software de gestão aduaneira ajuda a minha empresa a crescer?

Conseguiu perceber a grande importância de um software nos processos de uma empresa? Portanto, se você está em busca de um software que faça essa integração e que ajude principalmente na gestão aduaneira, conte com a Loginfo!

Oferecemos para você um sistema eficaz, que ajuda as empresas a crescerem no mercado e aumentarem a eficiência das operações. Por meio do nosso software é possível dar maior rastreabilidade para as mercadorias e reduzir custos operacionais.

Para saber mais, fale com os nossos experts e conheça as nossas soluções!

Postar um Comentário