Atualmente, os gestores vem utilizando ferramentas para verificar o andamento das operações. Essas ferramentas são conhecidas pela sigla KPI (Key Performance Indicator), que significa indicador-chave de desempenho. A logística tem um papel fundamental nos resultados operacionais das empresas, e o método de KPI garante a eficácia nos trabalhos.
A logística é responsável por conectar o produto final ao cliente. Porém, a eficácia operacional nesse fluxo depende do monitoramento e acompanhamento do desempenho das atividades logísticas.
O uso do KPI na logística permite que os gestores avaliem os cenários e, assim, tomem decisões mais preventivas e menos corretivas. O presente artigo contém informações sobre a relevância dos KPIs, sua função, seus tipos e como utilizá-los de forma eficiente.
A dinâmica da economia é muito volátil, devido a uma série de fatores, que vão desde as variações do câmbio até a mudança do perfil do consumidor.
Como são diversos os fatores que influenciam a coordenação logística, se faz necessário então possuir dados que permitam uma análise mensurável para fundamentar a tomada de decisão de maneira assertiva, além de antever situações.
O KPI na logística apresenta de maneira assertiva como está o desempenho da organização neste setor. As atividades a seguir são essenciais:
Para conseguir o retorno assertivo de um KPI na logística com a informação necessária para realizar determinada análise, é preciso responder previamente uma pergunta básica: o que se deseja medir?
Afinal, o ambiente da análise pode se tornar amplo e, para conseguir o afunilamento de dados, recomenda-se dividi-los em categorias.
Por conseguinte, as categorias que as empresas utilizam com mais frequência dizem respeito aos indicadores de:
Segundo o Instituto Brasileiro de Logística e Supply Chain (ILOS), a “grande maioria dos custos de armazenagem são fixos e indiretos, fazendo com que aconteça uma dificuldade de gerenciar e alocar os custos”.
Por outro lado, este é um ponto positivo, desde que “os custos sejam proporcionais à capacidade instalada”. Isso quer dizer que os custos não estão relacionados a quão cheio o armazém está ou se no armazém realiza-se a movimentação de cargas abaixo do planejado. Artigo Patrocinado Encontre algo para todos em nossa coleção de meias coloridas, brilhantes e estilosas. Compre individualmente ou em pacotes para adicionar cor à sua gaveta!
Com isso, para ter uma análise bem fundamentada, recomenda-se o monitoramento dos seguintes KPIs em um armazém, para demonstrar a realidade com mais efetividade:
Cada armazém tem a sua dinâmica e especificidade, de acordo com os produtos lá armazenados. Com isso, é sempre importante verificar se o KPI condiz com a realidade e necessidade.
Para tornar o acompanhamento do fluxo logístico assertivo e eficaz, é necessário realizar reuniões de alinhamento para repassar a estratégia organizacional.
Dessa forma, será possível realizar um planejamento, considerando o core business da empresa e consequentemente, a especificidade daquela atividade (recebimento, movimentação, despacho).
A fim de trazer insights sobre como implementar a gestão por KPI na logística, listamos abaixo alguns pontos que podem ser utilizados como base para a sua definição:
Com isso definido, as empresas conseguem, de fato, chegar à fase de realizar a implementação dos KPIs, seguindo com a sua gestão para otimizar os resultados.
A gestão do armazém é uma atividade que gera diversas informações que contribuem e/ou afetam diretamente a qualidade do serviço prestado. Em outras palavras, culmina na satisfação do cliente.
Isso significa que, se essas informações forem todas geradas no papel e caneta e armazenadas em um arquivo, tornam-se ineficientes. Além disso, não haverá agilidade para responder às mudanças e expectativas do perfil de consumo das pessoas.
Logo, a tecnologia da informação traz consigo a automação, que possibilita otimizar os sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS), de forma que as ações de gestão do fluxo logístico sejam rastreáveis, precisas e seguras.
Desse modo, o posicionamento estratégico abalizado por ferramentas e sistemas tecnológicos disponibiliza o produto certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições combinadas.
Melhore a performance operacional do seu armazém com a Loginfo
O maior desafio das empresas para estabelecer um KPI na logística é justamente na obtenção das informações relevantes. Além disso, outra atividade importante é o devido armazenamento desses dados, a fim de realizar os devidos comparativos. Contudo, essa ação é algo que irá fundamentar o sucesso organizacional.
Então, ciente dessa necessidade, a Loginfo desenvolveu um WMS que é capaz de automatizar os fluxos operacionais referentes à armazenagem de carga.
Sendo assim, o nosso sistema permite aos clientes que os dados sejam coletados, armazenados e visualizados de uma maneira objetiva, para o desenvolvimento e monitoramento dos KPIs que otimizem a performance do seu armazém.
Ademais, os nossos colaboradores estão capacitados para realizar o uso estratégico do sistema, trazendo insights que cooperem com a definição das métricas do seu KPI.
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20 de novembro de 2023