Gestão Logística de Granel Sólido: principais desafios 

Principais desafios na Gestão Logística de Granel Sólido 

Navegar pelos complexos desafios da gestão de granel sólido é uma tarefa indispensável no mundo da logística internacional

A demanda por eficiência e precisão, combinada com os riscos intrínsecos ao manuseio e transporte de cargas a granel, coloca um peso significativo sobre os ombros dos profissionais de logística. 

Além disso, existem outros pontos que devem ser considerados na gestão logística de granel sólido, como o armazenamento da carga. Todos esses detalhamentos trataremos neste artigo com informações relevantes da logística internacional.  

Em suma, exploraremos os vários aspectos desta área crucial, desde a definição de carga granel sólido, passando pelos tipos existentes, métodos de transporte, até os cuidados com armazenagem.

 O que é uma carga do tipo granel sólido?  

Existem os mais variados tipos de cargas no mercado internacional, e para cada necessidade existe uma solução. 

Carga a granel envolve uma logística totalmente diferenciada devido ao tipo de manuseio e pelo fato de o transporte ocorrer em grandes quantidades e sem embalagens individuais. 

Os riscos envolvidos devem ser avaliados previamente para que a operação seja precisa e não sofra atrasos ou custos extras. Por isso, a logística adequada impacta diretamente no seu processo e garante minimizar os riscos de avarias ou perdas. 

Tratando-se de granel sólido, o manuseio incorreto da carga acaba possibilitando a perda de quantidade, já que são produtos de partículas pequenas como milho, soja, café etc. 

A carga granel é caracterizada por produtos que são transportados soltos, portanto, sem embalagem fracionada ou container. 

São transportadas em grandes quantidades e possuem uma logística diferenciada incluindo o modo de transporte no navio. Esse tipo de carga é composto por grãos, carvão e petróleo. 

Também são conhecidos como suprimentos / insumos medidos por quilogramas. 

Além disso, os itens são transportados na maioria dos casos no seu estado natural, ou seja, sem passar por qualquer processo produtivo.  

Tipos de granel sólido  

O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities do mundo. Neste ano, 18% das exportações foram de soja no período de janeiro a abril representando US$ 18 bi. 

Já o milho representa 2,9%, equivalente a um aumento nas vendas de 170% em relação ao mesmo período de 2022 e café representa 2,1% das exportações. 

Granéis agrícolas  

Os granéis agrícolas são destacados principalmente por soja, arroz, café, trigo, feijão, milho, frutas etc.  

O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, tendo a China como principal destino. De acordo com dados do ComexStat, até abril deste ano já totalizam mais de US$ 13 bi para China. 

Granéis minerais  

Os granéis minerais são compostos por minério de ferro, alumina e bauxita, adubos e fertilizantes e carvão mineral. 

O Brasil é um grande importador de fertilizantes da Ucrânia, de modo que com a guerra o fornecimento acabou sendo prejudicado e o país precisou buscar outros fornecedores. 

De acordo com informações disponibilizadas no ComexStat, as exportações de minérios de ferro e seus concentrados correspondem a 8% das exportações brasileiras. 

Como funciona o transporte de granel sólido? 

O desafio para a gestão logística de granel sólido é alto, contudo, existem navios específicos graneleiros que são projetados especialmente para esse tipo de carga. Esses navios representam 21% das frotas mundiais. 

Assim, os navios graneleiros podem transportar até 400.000 toneladas métricas de porte bruto.  

A carga granel é carregada diretamente no navio, ou seja, sem qualquer tipo de embalagem, somente contidas no espaço apropriado. 

Veículos 

São transportados principalmente em caminhões carreta, carreta LS, rodotrem e bitrem tipo graneleiro com lonas de vedação. 

Os veículos são específicos para esse tipo de carga. No modal terrestre, são transportados por caminhões graneleiros ou também muito transportados por trens no modal ferroviário em vagões. 

Aliás, os granéis são muito comuns na logística ferroviária, em razão das grandes quantidades transportadas. Nesse modal, são carregados em vagões hopper ou de porta que possuem capacidade de 55 toneladas.  

Por fim, entre a documentação deve constar o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e autorização ambiental, por exemplo.  

Movimentação  

Na gestão logística de granel sólido a movimentação é complexa devido ao risco de perda de produto ou até mesmo contaminação. 

No modal ferroviário, os vagões são abertos e a carga passa pela moega, que se trata de uma “esteira” que leva o produto até o local armazenado. 

Esse tipo de movimentação é utilizado tanto na carga quanto descarga da mercadoria.  

O manuseio não exige tanta mão de obra, mas máquinas específicas para carga e descarga.  

Armazenagem  

O ambiente para armazenamento deve ser específico pois não pode ter contato com umidade e outras situações que podem contaminar a carga. 

Os depósitos para granel são em silos verticais e silos horizontais, que podem ter a estrutura em concreto ou metal. 

Os silos horizontais podem armazenar diferentes grãos ao mesmo tempo, cada um ocupando seu espaço determinado. No caso de silos verticais, podem apenas armazenar grãos como soja, milho etc. 

É estimado que entre a armazenagem e o transporte ocorra a perda de até 0,17% dos grãos.  

Assim, toda essa movimentação exige maquinários grandes e específicos, o que acaba encarecendo a operação.  

Desafios da gestão logística de granel sólido  

A operação logística é totalmente customizada para essa carga. Para evitar perdas e contaminação, na exportação são movimentadas por correias que conectam o armazém ao navio.

Outro desafio diz respeito à quantidade de portos que operam com esse tipo de carga. Por ser uma carga com diferentes características, tanto fisicamente quanto em volume, não são todos os armazéns ou portos preparados para esse manuseio. 

Além disso, deve-se estar atento à legislação relacionada aos documentos obrigatórios para circulação e comercialização da mercadoria de maneira a evitar multas. 

No Brasil, o Porto de Paranaguá é um dos maiores em movimentação de granel do país. 

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As operações internacionais são dinâmicas e complexas, exigem atenção e análise em cada etapa do processo. 

A gestão logística de granel sólido é ainda mais delicada devido aos riscos de perda do produto. Assim, a empresa deve garantir o acompanhamento e monitoramento do processo com eficiência.  

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