Futuro do transporte internacional: quais são as tendências?

Tendências futurísticas da logística internacional 

Tendências na logística internacional incluem o aumento da automação, da digitalização e da monitorização de processos. Além disso, envolve a utilização de veículos autônomos e soluções de localização avançadas para melhorar a eficiência do transporte internacional no futuro. 

Os sistemas de Inteligência Artificial (IA) também são cada vez mais utilizados para tornar os processos logísticos mais eficazes, tanto nacionalmente como no mundo globalizado. Como resultado, as empresas passaram a investir em modelos de colaboração aberta para desenvolver redes globais flexíveis que permitam otimizar o transporte, o armazenamento e a entrega dos produtos de maneira eficaz com o mínimo de custo possível. 

Outra tendência emergente da logística internacional é a criação de redes globais de fornecedores para melhorar a visibilidade, a velocidade e a precisão dos processos. Além disso, espera-se que eles tenham produções locais que atendam o mundo inteiro a partir de um determinado local e este texto é sobre isso. 

Como será o futuro do transporte internacional? 

O futuro do transporte internacional incluirá cada vez mais automação, bem como inovações tecnológicas que melhorem a segurança e eficiência dos serviços. Além disso, deverão ser cada vez mais comuns novas formas de transporte por navios autônomos, caminhões e trens elétricos e sem motorista, drones e outras soluções inovadoras que serão desenvolvidas para melhorar a experiência do cliente. 

Em suma, o futuro da logística internacional começa com a transformação digital. Tudo o que era feito de maneira analógica passa agora a ser digital e em nuvem, com análise de dados e painéis de controle. 

Estrutura da logística internacional de hoje. 

Atualmente, por mais que já existam empresas e soluções digitais, ainda há muito sendo feito de maneira manual nos armazéns e galpões espalhados pelo mundo. Ainda é possível receber tíquetes de pesagem manuais, termos de faltas e avarias, além de outros, preenchidos à mão em meio a marcas de sujeira nos formulários de diversas empresas. 

Aviões e navios ainda são movidos a combustíveis fósseis e guiados por pessoas. Guindastes, por sua vez, já podem ser operados remotamente, no entanto, na maioria dos casos ainda são operados por pessoas que precisam estar presentes no local onde a movimentação é feita. Isso na logística do futuro será coisa do passado. 

Desafios do transporte internacional.

Não é segredo que o futuro do transporte internacional depende de diversos atores espalhados pelo mundo. Afinal, são muitas pessoas em contato com uma mesma carga. Desse modo, qualquer falha acarreta uma cascata de problemas que são sentidos por quem espera pelo produto, seja ele acabado, uma matéria prima ou um maquinário. 

Segurança dos dados, aliado a processos robustos e complexos, entregando agilidade sem renunciar à qualidade. Atualmente, estes são aspectos fundamentais que fazem parte dos desafios a serem vencidos no transporte internacional. 

Processos complexos. 

Considerando a possibilidade de uma carga de 2 quilos de uma matéria-prima que sai do Sul da China e é entregue no interior do Ceará poder ser transportada, por exemplo, junto de uma carga de explosivos no mesmo navio, não restam dúvidas que o transporte internacional envolve uma porção de processos complexos. Além disso, essencial é o alinhamento entre as partes para que o intervalo de datas não seja esquecido, afinal a carga não pode atrasar para que “a fábrica não pare”. 

Compartilhamento de informações de forma segura. 

Com as big techs entrando no mercado de tecnologia, fica cada vez mais claro que a segurança da informação faz parte do futuro da logística e do transporte internacional. Maneiras de armazenar, tratar e descartar informações de usuários e clientes são, portanto, prioridade num futuro próximo. Naturalmente, hoje já é lei e deve existir o cuidado com dados de clientes e fornecedores, no entanto, ainda é raro uma política bem definida de tratamento desses dados, que já é urgente e essencial. 

Agilidade com qualidade.

Não adianta ser ágil e entregar incorreto, assim como não vale de nada ter nota máxima em iniciativa e nota mínima em entrega. Qualidade precisa ser pré-requisito para empresas que queiram ser reconhecidas por seus clientes na logística internacional do futuro. 

Velocidade é tão importante quanto entregar direito, de maneira eficaz e com transparência de dados, medidos em tempo real com indicadores de performance inteligentes. 

Tendências do futuro para o transporte internacional. 

O transporte internacional viverá proeminentes mudanças no futuro, com um aumento significativo da digitalização e automação. Empresas de transporte terrestre, marítimo e aéreo usarão tecnologia avançada para lidar com o aumento da demanda por transporte global. 

Os serviços de logística também serão aprimorados com o uso de inteligência artificial, Big Data e drones. Os governos também desenvolverão infraestruturas para conectar regiões remotas e facilitar o transporte internacional. Além disso, vão garantir fiscalização sem precisar de pessoas intervindo diretamente nas cargas. 

Digitalização de Processos.

O mais importante em qualquer início de digitalização de processos é ter um banco de dados robusto, confiável e fidedigno. Diversas empresas reclamam de falhas em seu processo de digitalização sem sequer avaliar o que podem ter errado no momento de inserir os dados do produto em sua base. 

  Blockchain 

De acordo com a definição da IBM, Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que armazena e processa informações em cadeias de blocos. Cada informação é registrada como um bloco de dados que representa um conjunto de transações que, por sua vez, são validadas e confirmadas pelos usuários da rede. 

Essa tecnologia permite que as transações sejam realizadas diretamente entre duas partes, muitas vezes sem a necessidade de intermediários. 

A partir do momento em que o Blockchain é aplicado na logística internacional para manter os dados do usuário seguros, pode-se afirmar que o futuro do transporte internacional chegou ao seu destino, no menor tempo possível, de maneira confiável e pelo menor custo que se podia esperar. 

Impressoras 3D 

O futuro da logística internacional passa por inovações aliadas à redução de custo e disponibilidade imediata. Ao se tratar de empresas que vivem de logística de produtos de reposição (MRO), a chegada de novidades como a impressão em 3D pode afastar a necessidade dos trâmites burocráticos da importação e principalmente da logística. Isso porque em minutos resolvem o problema de uma peça faltante de uma máquina, por exemplo. 

E o mesmo serve para peças de veículos ou máquinas usadas no transporte internacional que podem ser substituídas em minutos. Fato é que isso melhora praticamente tudo na logística como um todo, tanto no presente quanto no futuro, de maneira rápida e sustentável. 

Viva o futuro da logística internacional com a Loginfo.

Seja o futuro da logística internacional escolhendo quem entrega ao mercado uma solução totalmente mobile, capaz de cobrir de ponta a ponta a intralogística e o dia a dia de seus clientes. 

A Loginfo é movida à tecnologia e tem fome de resultados! Nosso principal objetivo é transformar o mercado entregando logística aprimorada, apoiando o comércio exterior com a otimização de processos, redução de custos e ganho de produtividade no recebimento, armazenagem e expedição. 

Leia mais

Mais vistos nesse momento