A automação de processos não é algo novo, ela existe há décadas e vem evoluindo com o passar do tempo. Na logística não foi diferente. Desde meados do século passado, a automação logística vem sendo incrementada com novas tecnologias.
Com o advento da eletrônica, informática e robótica, a automação realmente deslanchou e passou a ser aplicada em diversos setores. A logística já há algum tempo utiliza soluções como esteiras transportadoras e empilhadeiras para movimentação de cargas, assim como sistemas automatizados de armazenagem, que otimizam antigos processos manuais, aumentando velocidade e reduzindo erros operacionais.
Mais recentemente, surgiram tecnologias ainda mais modernas e avançadas, que elevam a automação a outro patamar. Inovações como softwares inteligentes, robôs, veículos autoguiados e RFID estão permitindo a realização de muitas tarefas logísticas com total autonomia, sem intervenção humana.
E esse alto nível de automação otimizou o desempenho das empresas logísticas, com ganhos de eficiência, produtividade e competitividade. O texto a seguir aborda o que é automação logística e quais as vantagens do uso da tecnologia nesta área.
Quer saber mais sobre o tema? Então, acompanhe a leitura.
O que é automação logística?
A automação logística é o uso da tecnologia e sistemas automatizados para otimizar e aprimorar os processos envolvidos na gestão, movimentação e controle de mercadorias em uma cadeia de suprimentos.
Em suma, automatizar processos como armazenagem, movimentação e gestão de estoques com excelência é o que difere as empresas que são líderes de mercado.
Quais as vantagens do uso da tecnologia na logística?
A automação logística é uma tendência consolidada, que veio para ficar e traz muitos benefícios, como veremos em seguida.
Reduzir custos
A automação logística reduz os custos operacionais, ao otimizar o uso de recursos e evitar falhas.
Sistemas inteligentes melhoram processos como rotas, movimentação e expedição de forma mais eficiente que a mão de obra humana. Isso elimina desperdícios, avarias e retrabalhos dispendiosos.
Portanto, automatizar processos pode gerar benefícios financeiros significativos, devido à gestão aprimorada e precisão operacional que a tecnologia proporciona. Investir em inovação agrega valor ao negócio. Além disso, a automação possibilita o planejamento eficiente de rotas, frota e embalagens, gerando economia de combustível, mão de obra e materiais.
Otimizar produtividade e tempo
A automação torna os processos logísticos mais rápidos e produtivos, se comparados aos métodos manuais. Como em geral as máquinas executam tarefas de forma rápida e consistente, há ganhos significativos de velocidade e eficiência em toda a cadeia logística. Assim, a capacidade de resposta das empresas cresce consideravelmente com a automatização de operações antes realizadas manualmente.
As tecnologias minimizam o tempo gasto em tarefas repetitivas, permitindo à empresa produzir e entregar mais em menos tempo. Além disso, a automação gera padronização e consistência aos processos, o que reflete em ganhos de produtividade e velocidade.
Diminuir erros e aumentar a segurança da informação
A tecnologia minimiza erros humanos, melhorando a precisão, rastreabilidade e segurança das informações. Afinal, sistemas de gestão integrados e automatizados conferem maior exatidão e controle sobre dados relativos a estoque, transporte e distribuição.
Tecnologias como código de barras e RFID também aumentam a exatidão no gerenciamento de informações. Consequentemente, ocorrem menos erros de separação, expedição e inventário.
Obter maior controle de estoque
O emprego de tecnologias que mencionamos, como RFID, código de barras e sistemas WMS aprimoram significativamente o gerenciamento de estoques e inventários. O controle em tempo real do estoque, com total visibilidade da posição e condições dos itens armazenados, permite um planejamento mais eficiente, redução de perdas e precisão na separação e expedição de pedidos.
Onde automatizar meus processos logísticos?
Os processos logísticos podem e devem ser amplamente automatizados em suas diversas etapas, desde o recebimento de pedidos até a expedição e gestão de estoques. A vantagem, neste caso, são os ganhos significativos de produtividade, precisão e velocidade.
Há, atualmente, soluções tecnológicas que automatizam operações logísticas, reduzindo a necessidade de mão de obra para tarefas repetitivas. Isso libera funcionários para atividades de maior valor agregado. Assim, empresas que almejam alta performance logística, com processos enxutos e eficientes, não podem dispensar a automação.
Afinal, a automação se tornou fundamental para receber, separar, armazenar e expedir pedidos com rapidez, precisão e baixo custo operacional.
Vejamos então algumas das principais soluções de automação disponíveis nos dias de hoje para apoiar e otimizar os processos vitais de recebimento, preparação e gestão de pedidos e estoques.
Recepção de pedidos
A automação eficiente da recepção de pedidos requer a implementação de soluções tecnológicas, como sistemas EDI (Electronic Data Interchange) ou portais online integrados ao ERP e demais soluções de gestão.
O EDI permite a troca eletrônica de dados entre sistemas de empresas parceiras. Assim, os pedidos dos clientes são recebidos automaticamente no formato eletrônico, sem a necessidade de digitação manual. Dessa forma, eliminam-se erros de digitação, agilizando o processamento e a integração das informações aos demais setores.
Portais online permitem que clientes façam pedidos diretamente em sistema conectado ao ERP, sem digitação manual. Além disso, pode-se integrar o ERP para receber pedidos de canais como e-mail, mensagens e ligações, convertendo textos e voz em dados através de OCR (Optical Character Recognition, ou reconhecimento óptico de caracteres) e speech-to-text. Assim, os pedidos são processados automaticamente, independentemente da origem, trazendo mais agilidade e eficiência ao recebê-los.
O sistemas de gestão também podem integrar os pedidos sem interferência humana. Isso reduz o lead time de atendimento, minimiza erros de digitação e acelera todo o processo de recepção e separação do pedido, refletindo em maior satisfação do cliente. Portanto, investir na automação da recepção de pedidos por meio de integração de sistemas é fundamental para conquistar agilidade e eficiência logística. Se você está procurando por pulseira. Há algo para combinar com cada visual, desde os mais justos ao corpo até os estruturados, de punhos a correntes e punhos.
Preparação de pedidos
A preparação de pedidos pode ser substancialmente automatizada por meio de sistemas de picking avançados, como o pick-to-light e o picking por voz, além do uso de AGVs para busca e entrega de itens.
O pick-to-light utiliza displays que acendem no local exato em que o operador deve coletar cada item necessário para realizar a separação. Dessa forma, otimiza-se tempo e deslocamento, além de eliminar a conferência de listas em papel.
Já o picking por voz provê instruções precisas nos fones de ouvido do operador, guiando-o verbalmente para a separação correta dos itens que compõem cada pedido. Isso também aumenta a produtividade e a precisão.
Os AGVs, veículos guiados automaticamente (ou automated guided vehicles) buscam e entregam itens ou kits separados de forma autônoma entre os operadores e as áreas de armazenamento, utilizando a programação inteligente de rotas para otimizar fluxos.
A combinação dessas soluções automatizadas de picking com um WMS, que gerencia todo o processo, possibilita preparar pedidos com velocidade dez vezes maior e erros próximos a zero, mesmo durante períodos de pico. Assim, a empresa terá um impacto positivo na experiência do cliente, com entregas mais rápidas e precisas.
Gestão de estoques
Pode-se automatizar a gestão de estoques completamente, por meio de modernos sistemas de armazenagem vertical, com prateleiras e gavetas robotizadas, que aproveitam o espaço vertical de forma otimizada.
Esses sistemas utilizam transelevadores (robôs criados para o armazenamento automatizado), que realizam o armazenamento e a retirada de itens das prateleiras de maneira autônoma. Softwares WMS avançados controlam em tempo real todo o inventário e movimentação, gerando relatórios e dashboards analíticos para apoiar o planejamento.
O uso de tecnologias como RFID e códigos de barras para identificação dos itens também confere automação na rastreabilidade em tempo real. Os dados de todos os itens podem ser acessados remotamente, conferindo total visibilidade do estoque.
Ao automatizar amplamente a gestão de estoques por meio dessas tecnologias, a empresa obtém enormes ganhos de produtividade e precisão. Ademais, ela atinge outros ganhos, tais como a redução de erros humanos, o reaproveitamento do espaço e o aumento na velocidade das operações.
Por fim, a automação irá refletir na experiência do cliente, com entregas mais rápidas, precisão de inventário e menos rupturas. Portanto, a automação da gestão de estoques com soluções de ponta é fundamental para alcançar excelência logística.
A Loginfo tem as melhores soluções logísticas para sua empresa!
A automação se tornou fundamental para alcançar excelência nos processos logísticos, gerando ganhos expressivos de produtividade, velocidade e redução de erros e custos. Portanto, a tecnologia se tornou aliada indispensável para receber, preparar e gerenciar pedidos e estoques de forma ágil e precisa.
A Loginfo é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas customizadas, para automatizar e apoiar a cadeia logística. Com mais de 15 anos de mercado, contamos com equipes altamente especializadas e soluções inovadoras, para atender desde operações logísticas de pequeno e médio portes até grandes centros de distribuição e armazéns gerais.
Os sistemas da Loginfo trazem inteligência e automação por meio de tecnologias como o WMS. Tudo customizado e integrado para gerar ganhos reais em produtividade, redução de custos e aprimoramento de processos logísticos.
Entre em contato, conheça as nossas soluções para a sua empresa e dê um upgrade na automação de seus processos logísticos. A Loginfo tem a solução certa para impulsionar seus resultados!