Agente de Cargas e Armador: como escolher entre eles? 

Como escolher entre o armador e o agente de cargas? 

Neste artigo iremos abordar a importância e as vantagens do agente de cargas para as operações, bem como as do armador para o Comércio Exterior. 

Faremos um paralelo entre os dois e mostraremos como escolher o melhor para os seus processos, sugerindo em que situações cada um deles é mais indicado. 

Diante da complexidade e da burocracia que permeiam o comércio internacional, inegavelmente a escolha pelos parceiros operacionais ideais faz toda a diferença para a eficiência da logística de movimentação de cargas. 

Vamos saber mais das características dos especialistas para escolher quais critérios utilizar no momento da escolha. 

Nesse sentido, acompanhe o comparativo de agente de cargas e armador até o final e fique por dentro desse importante assunto. 

O que faz um armador? 

De acordo com a definição da Receita Federal, o armador é a pessoa física ou a pessoa jurídica que, em seu próprio nome ou sob a sua responsabilidade, prepara a embarcação para a utilização no transporte marítimo. 

Tem como principal função a movimentação de cargas, visto que executa toda a operação entre os portos de saída e chegada, além de organizar as operações nos navios e rotas já existentes. 

Para tanto, poderá utilizar navios próprios ou arrendados de terceiros e compor a sua frota, tais como: 

  • Graneleiros de carga geral; 
  • Porta-contêineres; 
  • Ro-Ro (Roll on-Roll off); 
  • Petroleiro, dentre outros. 

Além disso, executa todos os procedimentos necessários para as operações, que envolvem, dentre outras, atividades como: 

  • Equipar; 
  • Manter; 
  • Explorar comercialmente o navio de forma segura para a realização da movimentação de cargas desde a origem até o destino. 

Finalmente, podemos concluir que o armador é o responsável pela realização do transporte marítimo nacional ou internacional e responde pela carga recebida do embarcador até que toda a operação seja executada na sua totalidade. 

Quais são as vantagens de utilizar um armador? 

Dentre tantas vantagens na parceria com este profissional podemos citar a negociação do transporte marítimo diretamente com o dono do navio. 

Primeiramente, o armador poderá ser o responsável por aquele navio em nome de mais de um proprietário ou executar as operações logísticas em navios que pertencem a outros. 

Certamente, garantirá a mesma eficácia na tratativa da contratação estabelecida entre as partes, sem nenhum prejuízo e muita segurança. 

Na prática, a movimentação no transporte de cargas é concentrado por meio de acordos de embarcações compartilhadas, estendendo a oferta de serviço e a cobertura geográfica, oferecendo opções de navegação com menos navios e reduzindo os custos. 

Quais sãos as desvantagens de utilizar um armador? 

Atualmente, uma das desvantagens é a dificuldade que as pequenas empresas do Comércio Exterior enfrentam para contratar este profissional. 

Fato é que armadores só fecham contratos de prestação de serviços com empresas maiores, as quais demandam grandes quantidades de mercadorias para movimentar. 

Além disso, de acordo com o Decreto nº 80.672/1977

Os poderes públicos não responsabilizam o armador pela apresentação ou pela exatidão dos documentos exigidos ao importador ou ao exportador para fins de despacho alfandegário a menos que o armador esteja agindo na qualidade de importador ou de exportador, ou em nome do importador ou do exportador. 

Diante disso, o Bill of Lading (BL) comprovará apenas a qualidade aparente na parte externa da mercadoria e o armador, portanto, não responde pelo conteúdo dos volumes, nem pelo peso, medida ou qualidade. 

O que faz o agente de cargas? 

O agente de cargas é o profissional que presta serviço logístico operacional para o desenvolvimento de soluções personalizadas para seus parceiros do Comércio Exterior, executando o transporte de cargas em qualquer modal, cuidando da documentação e da parte física do embarque de cargas. 

Além disso, ele pode prestar uma assessoria completa, ajudando na escolha do melhor modal de transporte. 

Isso acontece porque o agente de cargas estuda a rota mais pertinente para definir qual a melhor opção de frete. 

Ele conta também com uma rede de fornecedores experientes para manter a eficiência das operações internacionais da melhor forma em tempo/custo do transporte. 

Quais são as vantagens de utilizar o agente de cargas? 

A contratação dos serviços de um agente de cargas permite que o gestor do Comércio Exterior foque no seu negócio principal. 

Sendo assim, este parceiro auxilia a terceirização do transporte internacional de cargas, especialmente porque sabe cuidar dos processos operacionais com menores aborrecimentos. 

Dessa forma, o profissional experiente e eficiente também tem todo o conhecimento da logística internacional para executar as tarefas necessárias, com menos custo e em um tempo menor para entrega da mercadoria. 

O agente de cargas faz planejamentos estratégicos que evitam os gastos desnecessários com a “estadia” da mercadoria, reduzindo também a parte burocrática. Além disso, as tarefas de execução das operações logísticas internacionais passam por uma análise sobre a multimodalidade mais adequada para cada movimentação. 

Quais são as desvantagens de utilizar o agente de cargas? 

Usualmente, suas principais desvantagens são: 

  • comissão com custo elevado que eventualmente não faz o frete valer a pena; 
  • dificuldade de negociação sem seguir critérios objetivos; 
  • fretes com valores reduzidos sem interesse pelo ganho da comissão; 
  • não possuir frota própria, logo acaba dependendo dos armadores em algumas situações. 

Como escolher o melhor para o seu processo? 

A melhor opção para o processo de transporte das cargas no Comércio Exterior dependerá de fatores que levam em conta as necessidades da empresa conforme o volume de carga a ser movimentada e prazo a serem cumpridos. 

Assim, cabe aos gestores definir o que é mais relevante para negociar toda a logística de uma carga. 

Enquanto o armador é o responsável por operar o navio e transportar as cargas, o agente de cargas é o responsável pelo elo feito entre os armadores e as empresas do Comércio Exterior. 

Armador 

O armador é a figura fundamental para que o transporte de cargas seja feito pelo modal marítimo. 

É o interveniente responsável pela movimentação de cargas entre os países, mesmo que as empresas que atuam no comércio internacional não tenham contato direto com ele. 

Agente de Cargas 

Para a escolha do agente de cargas ideal para a sua realidade é necessário que o gestor leve em consideração algumas situações, baseadas em quatro pilares, que são: 

  1. relacionamento com transportadoras e operadores de cargas; 
  1. carteira de embarcadores diversos para uma boa negociação entre as partes; 
  1. ferramentas técnicas de produção e análise de dados do transporte; 
  1. conhecimento técnico e experiência para solucionar problemas. 

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