Logística por segmento: o que é e quais são as tendências 

Logística por segmento: o que é e tendências 

Com o passar dos anos o segmento logístico passou por mudanças drásticas, tanto na maneira como acontece, quanto na forma como é visto pelas empresas. No passado, esse aspecto era ignorado pelas companhias que enxergavam apenas os estágios mais básicos dos negócios. Por outro lado, atualmente as empresas buscam eficiência, bem como entender a logística por segmento. 

O cuidado que as empresas devem tomar quando o assunto é logística não está apenas no tipo de transporte usado. A verdade é que ela envolve uma série de quesitos que agregam segurança e reduzem os custos da operação. 

Por isso, siga a leitura para inteirar-se melhor desse importante assunto. 

Segmentação por produto na logística 

Ter rastreabilidade nos processos e entender quais as melhores opções para cada caso são fundamentais para a Logística por segmento. 

Da mesma forma, ter um planejamento estratégico é de suma importância para o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Pois cada produto necessita de um determinado método de transporte ou de cuidados especiais dentro dos diversos segmentos que compõem o campo da logística. Assim, é possível relacionar cada segmento da logística a um determinado tipo de produto. 

A segmentação por produto na logística ocorre porque cada tipo de produto necessita de uma atenção especial que o diferencia dos demais. Alguns segmentos logísticos estão relacionados ao próprio segmento do produto. 

Logística por segmento: principais áreas 

Pela necessidade das empresas se especializarem em alguns segmentos respondendo a uma “dor” de mercado, a logística passou a ser dividida conforme o tipo de produto. 

De maneira simples, é possível dividir a logística em 4 segmentos iniciais: 

Farmacêutico 

É responsável por armazenar e distribuir princípios ativos, produtos biológicos e medicamentos do fornecedor, até o produto final de venda. 

Inegavelmente, os produtos farmacêuticos necessitam de um controle de qualidade bastante exigente. Afinal, requerem condições especiais de armazenagem, a salvo de contaminação, e controles gerais bem rigorosos que garantam ao consumidor final um produto livre de riscos. 

Alimentício 

A logística dos produtos alimentícios tem como principal objetivo levar os produtos da indústria ou fontes primárias até os pontos de comercialização. 

Ela precisa garantir a integridade e segurança alimentar de todos os produtos alimentares, cuidando do final da linha de produção até chegar ao consumidor final, no ponto de venda. 

Cargas perigosas 

As cargas perigosas caracterizam-se pelos produtos de natureza química, radiológica ou biológicas que são de alguma maneira nocivos aos seres humanos e ao meio ambiente em geral. 

No Brasil, por exemplo, a Resolução 5.232/2016 considera mais de 3 mil itens perigosos. 

Para a logística desse segmento é preciso adotar uma série de cuidados perante os órgãos competentes, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), embalagens corretas e específicas, sinalizações, respeitar limitação de circulação, análise e cuidados com riscos potenciais pela reação e a proibição de qualquer carga extra. 

Carga geral 

A carga geral é característica de toda mercadoria embalada de maneira geral e que pode inclusive ser transportada sem embalagem, solta. 

Ela pode estar em um determinado estágio industrial, não necessariamente completamente acabada e que necessita de arrumação para ser transportada. 

Geralmente a logística dessa carga é conteinerizada, quando em dimensões adequadas para isso. 

Assim, a logística do segmento de carga geral é a mais ampla e possui ainda várias subdivisões que serão tratadas em detalhes em outros artigos específicos. 

Além de segmentar, caso as empresas desejem se tornar especialistas em um ou mais segmentos logísticos, para tanto devem buscar profissionais qualificados e manter um sistema que atenda às demandas de cada tipo de processo. 

Logística: Segmentar ou Especializar? 

Ambas as estratégias a serem adotadas podem trazer oportunidades de negócios, contudo elas também trazem consigo alguns contrapontos que podem dificultar a decisão sobre qual mercado atacar. 

No caso da segmentação, a fatia de mercado a ser trabalhada é maior e traz mais oportunidades de negócios, em quantidade. Entretanto, a concorrência desse tipo de negócio é proporcional ao seu potencial volume. 

Enquanto no caso da especialização as empresas trabalham com um nicho mais afunilado e com uma concorrência muitas vezes menor, as oportunidades também acompanham o volume. Os negócios que surgem requerem expertise e experiência e isso agrega valor aos serviços prestados. É, portanto, um serviço que se torna mais rentável. 

Tendências na logística por segmento 

A tecnologia aliada à logística está se tornando uma realidade e diversas empresas estão se beneficiando dela. Com a constante e rápida evolução do mercado é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, em qualquer segmento, acompanhar as tendências de logística. 

Nesse sentido, quando o assunto são as tendencias na logística, um dos pontos que fica em evidência é o de entregas autônomas. Essa tecnologia busca minimizar os problemas comuns encontrados na cadeia de suprimentos, entre os quais a falta de mão de obra qualificada e a segurança para a operação e para as cargas são os principais. 

Certamente o monitoramento em tempo real também é uma das tendências para os próximos anos. Atualmente já existem algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço no mercado de logística o que torna possível um maior controle do que ocorre durante o processo. 

Por conta de um armazém necessitar de espaço maior para poder operar, armazéns menores aliados à verticalização acabam se tornando uma opção estratégica para o armazenamento. O aproveitamento gerado por essa estratégia diminui a necessidade de manter grandes espaços e facilita o trabalho dos evolvidos. 

Uma tendência mais voltada para o comércio digital é a entrega no mesmo dia (Same Day Delivery). Essa tendência de logística visa a entrega do produto ao consumidor no mesmo dia em que a compra ocorreu, desde que tenha ocorrida até determinado horário e com local entrega em determinada região. Algumas empresas brasileiras já oferecem essa opção de entrega. 

Desenvolva um novo segmento na logística com a Loginfo         

Em vista do quão importante é o controle e o gerenciamento dos processos para o bom funcionamento de um centro logístico e a importância da automatização dos procedimentos para esse segmento, ter um bom software de gestão auxilia nesse quesito. 

A Loginfo vem atuando no setor de logística desde 2014 conectando a operação e focando em digitalizá-la para trazer agilidade aos processos. Somos especialistas no mercado de soluções para os setores portuários e de armazém geral com aplicações que atendem aos modais marítimo, aéreo e rodoviário.  

Além da gestão de contêiner, armazém geral, granel sólido e gestão aduaneira de maneira automatizada. 

Assim, com soluções focadas na operação de armazenagem e movimentação da mercadoria dentro de áreas alfandegadas e de armazém geral, a Loginfo é capaz de aumentar a eficiência da sua operação, gerar maior rastreabilidade da mercadoria e minimizar os custos operacionais. 

Podemos agregar valor à sua marca por conta da maior visibilidade da operação e agilidade no acompanhamento dos processos com uma solução que é totalmente web, integra a digitalização de documentos e pode ser utilizada em qualquer dispositivo mobile

Leia mais

Mais vistos nesse momento