Como escolher entre o armador e o agente de cargas?
Neste artigo iremos abordar a importância e as vantagens do agente de cargas para as operações, bem como as do armador para o Comércio Exterior.
Faremos um paralelo entre os dois e mostraremos como escolher o melhor para os seus processos, sugerindo em que situações cada um deles é mais indicado.
Diante da complexidade e da burocracia que permeiam o comércio internacional, inegavelmente a escolha pelos parceiros operacionais ideais faz toda a diferença para a eficiência da logística de movimentação de cargas.
Vamos saber mais das características dos especialistas para escolher quais critérios utilizar no momento da escolha.
Nesse sentido, acompanhe o comparativo de agente de cargas e armador até o final e fique por dentro desse importante assunto.
O que faz um armador?
De acordo com a definição da Receita Federal, o armador é a pessoa física ou a pessoa jurídica que, em seu próprio nome ou sob a sua responsabilidade, prepara a embarcação para a utilização no transporte marítimo.
Tem como principal função a movimentação de cargas, visto que executa toda a operação entre os portos de saída e chegada, além de organizar as operações nos navios e rotas já existentes.
Para tanto, poderá utilizar navios próprios ou arrendados de terceiros e compor a sua frota, tais como:
- Graneleiros de carga geral;
- Porta-contêineres;
- Ro-Ro (Roll on-Roll off);
- Petroleiro, dentre outros.
Além disso, executa todos os procedimentos necessários para as operações, que envolvem, dentre outras, atividades como:
- Equipar;
- Manter;
- Explorar comercialmente o navio de forma segura para a realização da movimentação de cargas desde a origem até o destino.
Finalmente, podemos concluir que o armador é o responsável pela realização do transporte marítimo nacional ou internacional e responde pela carga recebida do embarcador até que toda a operação seja executada na sua totalidade.
Quais são as vantagens de utilizar um armador?
Dentre tantas vantagens na parceria com este profissional podemos citar a negociação do transporte marítimo diretamente com o dono do navio.
Primeiramente, o armador poderá ser o responsável por aquele navio em nome de mais de um proprietário ou executar as operações logísticas em navios que pertencem a outros.
Certamente, garantirá a mesma eficácia na tratativa da contratação estabelecida entre as partes, sem nenhum prejuízo e muita segurança.
Na prática, a movimentação no transporte de cargas é concentrado por meio de acordos de embarcações compartilhadas, estendendo a oferta de serviço e a cobertura geográfica, oferecendo opções de navegação com menos navios e reduzindo os custos.
Quais sãos as desvantagens de utilizar um armador?
Atualmente, uma das desvantagens é a dificuldade que as pequenas empresas do Comércio Exterior enfrentam para contratar este profissional.
Fato é que armadores só fecham contratos de prestação de serviços com empresas maiores, as quais demandam grandes quantidades de mercadorias para movimentar.
Além disso, de acordo com o Decreto nº 80.672/1977,
Os poderes públicos não responsabilizam o armador pela apresentação ou pela exatidão dos documentos exigidos ao importador ou ao exportador para fins de despacho alfandegário a menos que o armador esteja agindo na qualidade de importador ou de exportador, ou em nome do importador ou do exportador.
Diante disso, o Bill of Lading (BL) comprovará apenas a qualidade aparente na parte externa da mercadoria e o armador, portanto, não responde pelo conteúdo dos volumes, nem pelo peso, medida ou qualidade.
O que faz o agente de cargas?
O agente de cargas é o profissional que presta serviço logístico operacional para o desenvolvimento de soluções personalizadas para seus parceiros do Comércio Exterior, executando o transporte de cargas em qualquer modal, cuidando da documentação e da parte física do embarque de cargas.
Além disso, ele pode prestar uma assessoria completa, ajudando na escolha do melhor modal de transporte.
Isso acontece porque o agente de cargas estuda a rota mais pertinente para definir qual a melhor opção de frete.
Ele conta também com uma rede de fornecedores experientes para manter a eficiência das operações internacionais da melhor forma em tempo/custo do transporte.
Quais são as vantagens de utilizar o agente de cargas?
A contratação dos serviços de um agente de cargas permite que o gestor do Comércio Exterior foque no seu negócio principal.
Sendo assim, este parceiro auxilia a terceirização do transporte internacional de cargas, especialmente porque sabe cuidar dos processos operacionais com menores aborrecimentos.
Dessa forma, o profissional experiente e eficiente também tem todo o conhecimento da logística internacional para executar as tarefas necessárias, com menos custo e em um tempo menor para entrega da mercadoria.
O agente de cargas faz planejamentos estratégicos que evitam os gastos desnecessários com a “estadia” da mercadoria, reduzindo também a parte burocrática. Além disso, as tarefas de execução das operações logísticas internacionais passam por uma análise sobre a multimodalidade mais adequada para cada movimentação.
Quais são as desvantagens de utilizar o agente de cargas?
Usualmente, suas principais desvantagens são:
- comissão com custo elevado que eventualmente não faz o frete valer a pena;
- dificuldade de negociação sem seguir critérios objetivos;
- fretes com valores reduzidos sem interesse pelo ganho da comissão;
- não possuir frota própria, logo acaba dependendo dos armadores em algumas situações.
Como escolher o melhor para o seu processo?
A melhor opção para o processo de transporte das cargas no Comércio Exterior dependerá de fatores que levam em conta as necessidades da empresa conforme o volume de carga a ser movimentada e prazo a serem cumpridos.
Assim, cabe aos gestores definir o que é mais relevante para negociar toda a logística de uma carga.
Enquanto o armador é o responsável por operar o navio e transportar as cargas, o agente de cargas é o responsável pelo elo feito entre os armadores e as empresas do Comércio Exterior.
Armador
O armador é a figura fundamental para que o transporte de cargas seja feito pelo modal marítimo.
É o interveniente responsável pela movimentação de cargas entre os países, mesmo que as empresas que atuam no comércio internacional não tenham contato direto com ele.
Agente de Cargas
Para a escolha do agente de cargas ideal para a sua realidade é necessário que o gestor leve em consideração algumas situações, baseadas em quatro pilares, que são:
- relacionamento com transportadoras e operadores de cargas;
- carteira de embarcadores diversos para uma boa negociação entre as partes;
- ferramentas técnicas de produção e análise de dados do transporte;
- conhecimento técnico e experiência para solucionar problemas.
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