Uma empresa com a logística bem definida consegue desempenhar com maestria os processos operacionais que vão desde o estoque à entrega para o consumidor final. Um software dedicado à estratégia de Fullfilment é uma opção para as empresas que querem otimizar a logística interna e externa.
O Fulfillment se trata de um planejamento, que envolve todos os setores para a comercialização de um e-commerce. A busca é de deixar todos os processos que acontecem nesse setor otimizados, para que o consumidor se sinta satisfeito com a mercadoria que comprou.
Softwares que auxiliam o processo de Fulfillment são imprescindíveis para este momento, pois ele automatiza algumas funções realizadas no processo de venda, fazendo com que a entrega seja mais rápida e menos erros sejam cometidos.
Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre como funcionam a operação de Fulfillment para e-commerces, continue aqui e acompanhe!
Softwares para operação de Fulfillment: a nova tendência para e-commerces
Os e-commerces possuem uma logística muito semelhante às lojas físicas. A empresa recebe o pedido no sistema, envia a informação para que o armazém separe a mercadoria.
Assim que a separação é finalizada, começa o processo de packing. Embalado, o produto comprado pelo consumidor é enviado e assim as notificações são liberadas para que ele acompanhe o status de entrega. Quando chega ao consumidor final, encerra o processo de venda de apenas uma mercadoria.
Esse procedimento acontece todos os dias, em grande escala. Uma ou duas pessoas dentro de um armazém não conseguem gerir todo o processo, nem mesmo os responsáveis pelos outros setores.
É neste momento que surge o software de armazém para Fulfillment. A palavra em inglês “Fulfillment” remete a uma boa organização da logística dos e-commerces, colocando em prática um planejamento mais conciso, que deixe a empresa sempre com as entregas em dia.
O software vem para ajudar na aplicação dessa estratégia, automatizando serviços que antes eram realizados de forma totalmente manual. A troca de informações entre setores, o armazenamento das informações sobre a mercadoria e outros serviços são feitos apenas com um clique pelo sistema da empresa.
Essa adoção é uma tendência entre os e-commerces, pois o software para Fulfillment otimiza a logística das empresas e assim melhora a visão dos consumidores sobre ela.
Desafios do fulfillment no e-commerce brasileiro
Apesar do Fulfillment ser a estratégia ideal para os e-commerces, muitos não sabem ainda como organizá-lo e passam por desafios diários.
Em primeiro lugar, existe uma dificuldade explícita na hora de fazer a contagem do inventário. Muitas vezes, o estoque dos armazéns não bate com o que está registrado na última conferência. Isso prejudica na venda, pois pode acontecer do consumidor adquirir um produto pelo site e não ter mercadoria para entrega.
Outro desafio muito latente é a logística de envio. A falta de cuidado com transporte e terceirização de empresas que não são confiáveis podem levar à insatisfação do consumidor final com algum produto que chegou com atraso ou defeito.
Tudo isso, todavia, pode passar por um processo de otimização se houver um software por trás, que ajude a organizar e acompanhar as mercadorias.
Vantagens na terceirização do fulfillment
Se você não consegue aplicar por conta própria as estratégias de fulfillment, é possível contratar empresas especializadas em logística de e-commerces. Assim, com uma parte do serviço em mãos de outras pessoas, as tarefas se desafogam e os processos acontecem mais rapidamente.
Mas, afinal, quais são as vantagens na terceirização desse serviço?
Em primeiro lugar, você consegue reduzir os custos operacionais e de envio. O pagamento de funcionários voltados para a organização de estoques e de outros setores, como também de um transporte próprio, são abatidos no contrato com a terceirizada. Se você está no mercado de superclone, o Super Clone Rolex é o lugar para ir! A maior coleção de relógios Rolex falsos online!
Para conferir todas essas informações e apenas acompanhar as tarefas realizadas pela empresa contratada, basta um software para Fulfillment, programado para essas funções.
Por falar em tecnologia, como existe empresas terceiras fazendo o trabalho logístico das operações, você pode investir no software para o Fulfillment e assim acompanhar outros setores mais estratégicos.
Como o Sistema WMS pode te ajudar?
Com o Sistema WMS da Loginfo, você pode contar com um software para a estratégia de fulfillment desenvolvido exclusivamente para trabalhar com o gerenciamento de armazéns.
De maneira fácil e intuitiva, todos os processos que acontecem dentro da sua empresa, que envolvem o estoque, ficam disponíveis no sistema mesmo que o seu negócio não trabalhe com e-commerce, saiba como o Sistema WMS pode ajudar:
Otimização do processo
Em primeiro lugar, o Sistema WMS registra as informações mais importantes sobre as ações feitas com a mercadoria.
Por meio do software com as técnicas de Fulfillment é possível acompanhar os processos de picking e packing, a saída para entrega ao consumidor final, além de outros procedimentos importantíssimos para liberação da mercadoria.
Com isso, há uma otimização dos processos e consequente melhoria de entrega aos consumidores.
Melhora na comunicação interna
O WMS da Loginfo permite que os setores atualizem as informações de cada processo operacional, assim armazenando os dados em um sistema centralizado e permitindo que todos tenham acesso ao tracking dos pedidos.
Isso ajuda na troca de informações e agiliza muitos processos internos, que antes eram lentos devido à falta de comunicação.
Redução de custos
Por fim, como o Sistema WMS vem de um negócio à parte, que é a Loginfo, a sua empresa pode reduzir custos com funcionários internos, além de não precisar comprar de itens importantes para os processos de liberação da mercadoria.
Mesmo que exista um valor a ser pago pelo sistema da Loginfo, você não tem nenhum outro gasto além do que foi acordado com a adoção desse software voltado para Fulfillment.
Conclusão
Mesmo que os e-commerces sejam reflexo de uma nova geração no mercado, é importante investir em estratégias de logística para que as mercadorias cheguem no prazo certo e agradem os consumidores finais.
Se você ficou interessado no Sistema WMS, desenvolvido com base nas melhores técnicas de um software com as estratégias de Fulfillment, clique aqui e conheça mais sobre o nosso sistema e sobre a Loginfo!