Date

Qual a importância da Segurança em Sistema de Armazém? 

A complexidade que está por trás da rotina operacional de um armazém, vai muito além do processo logístico e envolve uma série de considerações uma delas é a segurança. 

Assim, para entender mais a respeito do tema, elaboramos um artigo sobre a segurança em sistema de armazém, no dia a dia também conhecido pela sigla WMS.  

Confira o que temos a pontuar sobre esse assunto.  

Por que a segurança em um sistema de armazém é tão importante 

Um WMS (Warehouse Management System) existe com o objetivo de facilitar o gerenciamento de um armazém, logo a segurança é um pré-requisito para o sucesso de um sistema de armazém. 

Por ser um assunto de extrema importância, não poderíamos deixar de abordar algumas boas práticas de mercado em relação ao controle de segurança das mercadorias, como a tecnologia RFID.  

A sigla RFID é uma abreviação para o termo em inglês Radio Frequency Identification, ou seja, trata-se de um tipo de identificação por radiofrequência. Ao utilizar esse tipo de etiqueta, é possível identificar cada item armazenado de forma individual e rastreá-lo. 

segurança em sistema

 

A rastreabilidade dos produtos armazenados é vital para a movimentação dessas mercadorias, porque além de monitorar as baixas de estoque, são eficazes para providenciar as inspeções rotineiras e eventuais ações relacionadas à controle de qualidade, como um recall por exemplo. 

Desvendando a rotina operacional de um armazém 

Observe como um armazém lida no dia a dia com diversos fatores que podem culminar em desastre, caso haja falha no sistema de segurança de armazém, levando a uma maior atenção nesse ponto. Veja como isso ocorre.  

Imagine um armazém onde o fluxo de pessoas, itens, máquinas e automóveis é intensa.  

Sendo assim, nesse cenário utiliza-se o sistema como forma de segurança, como nos casos de:  

  • Entrada e saída de veículos (autorizados ou não, horário pertinente ou não);  
  • Bipagem de itens ou sensores automáticos (gerando automaticamente o entendimento de manuseio dos itens corretos ou caso seja errado uma correção imediata);  
  • Máquinas funcionando em ambientes diferentemente do determinado pelo software; 
  • Operador diferente do habilitado – pessoa não habilitada acessar dados não pertinentes à sua permissão – corrigindo através de autenticações constantes.  

Assim como esses, ocorrem diversas controvérsias durante toda a cadeia logística, que acabam gerando impactos imensamente negativos para a sua empresa.  

O cenário ideal é verificar todos eles no seu ambiente e prosseguir sanando-os.  

Principais vulnerabilidades e como afetam a operação 

Também é importante entender como esses pontos de fragilidade geram consequências para a operação.  

O acesso de pessoas não autorizadas ao sistema, dados vazados pela internet, perda ou inutilização do equipamento, por exemplo. Todos esses infortúnios geram alertas na segurança do processo, os quais são necessários serem sanados o mais breve possível.  

Dessa forma é possível evitar a quebra de sigilo do cliente, vazamento de dados restritos das empresas, informações valiosas chegarem nas mãos de ladrões (externos ou até mesmo internos), atraso na execução das tarefas nos horários definidos, entre outras diversas.  

Estratégias de proteção: segurança em sistema de armazém  

Levando em conta o supracitado, pode-se entender como a segurança em sistema de armazém é fundamentalmente importante para que todos os envolvidos tenham suas informações invioladas.  

A segurança da informação impede que todos esses sejam expostos a males imprevistos, como concorrentes ou possíveis concorrentes.  

Por outro lado, os colaboradores se beneficiam – obtendo mais segurança – ao confiar no sistema, que diz o que tem que fazer, quando, como e onde.  

Importância do controle rigoroso de acesso e autenticação  

Somando todos esses pontos, entende-se a considerável importância de um alto controle no sistema.  

Logo, quanto maior o nível de segurança melhor é para a empresa, nesse sentido vale a utilização de ferramentas que aumentem esse nível ainda mais.  

Tal qual o sistema da Loginfo, que conta com criptografia (impedindo que outros tentem burlar a informação) e backups periódicos (salvando os dados e impedindo a perda).  

Assim como também conta com controle de acesso super rígido, sabendo quem e quando entrou em determinada informação.  

Com certeza, com a tecnologia atual, não falta a autenticação do usuário antes de acessar o local desejado.  

Implementando criptografia e backup adequados  

Conforme falamos, a segurança atual (assim como a Lei de Proteção de Dados) se fundamenta em utilizar criptografia de ponta nas informações da empresa.  

Isso impossibilita que a informação seja roubada ou que chegue em usuários indevidos; ele é feito através de codificação na fonte e descodificação no destino. 

dados

 

Igualmente importante são os dados, eles são fundamentais para uma empresa se organizar, planejar e gerar lucro.  

Portanto, ter um backup mais frequente dos dados gera uma tranquilidade para a empresa, ao constatar que seus dados estão sempre seguros.  

No mundo dos negócios informação (dados) é dinheiro.  

Treinamento de funcionários: peça chave na segurança  

Mas não é só de um sistema de segurança de armazém que uma empresa é feita, afinal, é necessário capacitar e conscientizar os colaboradores quanto a tudo a seu respeito.  

É necessário que seus funcionários recebam treinamento demonstrando os benefícios e os malefícios da sua utilização.   

Em segundo lugar, a conscientização vem em conjunto, aprendendo, refletindo e passando para os próximos.   

Somado a isso, os treinamentos periódicos disponibilizados pela Loginfo agregam ainda mais valor à sua segurança.   

Funcionário consciente é uma empresa com mais economia e tranquilidade.  

Utilize a Loginfo para ter segurança em Sistema de Armazém  

Prezamos pelo total controle dos processos operacionais e aduaneiros da sua operação de comércio exterior. 

Com a nossa solução você será capaz de rastrear sua carga a qualquer momento de qualquer lugar, sendo o acesso por dispositivos móveis um dos pilares da nossa empresa.  

Entre em contato e agende uma demonstração. 

Outros
Posts