logistica integrada

O que é logística integrada e quais seus benefícios

Os processos que acontecem dentro de uma empresa precisam estar bem alinhados para que nada ocorra fora do padrão. Caso aconteça alguma congruência, pode afetar a produção do negócio e até mesmo interromper os serviços. 

Por isso, uma forma de reduzir ou acabar completamente com esse problema é buscando entender o que é logística integrada e quais são os seus benefícios. É possível implementar essa “logística 4.0” por meio de softwares e profissionais capacitados, facilitando principalmente a comunicação entre as partes.

Mesmo que a logística já tenha o seu espaço no mercado, apostar no formato da logística integrada é uma maneira de atualizar a produção interna e ainda se relacionar mais facilmente com os setores externos.

Por isso, neste artigo vamos mostrar o que é logística integrada, além de quais são os seus benefícios para o mercado. Entenda um pouco mais sobre o assunto! Acompanhe. 

O que é a logística integrada?

A logística de uma empresa é responsável pelo relacionamento entre os setores de armazenamento e transporte. Porém, para que a produção aconteça e os produtos/serviços sejam liberados para os consumidores, é necessário passar também por outras etapas. 

A compra de materiais, o planejamento, o consumidor final, entre muitas outras partes, são membros de uma produção completa. Na logística comum, a comunicação entre todas essas áreas não era possível, acontecendo de maneira fragmentada e fazendo com que possíveis erros ocorram com mais frequência.

Nesta situação surge a definição de “o que é logística integrada”. Essa nada mais é que uma forma de conectar todas as áreas, sejam internas e externas, e fazer com que elas se comuniquem melhor nos processos que acontecem nas empresas. Ou seja, que elas atuem de forma integrada para as empresas.

Qual a importância da logística integrada?

A logística integrada é importante para os dias de hoje porque, em primeiro lugar, ela diminui o tempo de produção dentro das empresas.

Não é mais necessário se comunicar de maneira fragmentada, esperando que cada setor entre em contato e diga o que está pronto ou não. Por meio de um software é possível armazenar todas as informações e compartilhar com todas as áreas.

Além disso, essa logística é importante porque diminui a quantidade de erros que acontecem enquanto os setores se comunicam cada um por si. É possível conferir todas as informações no sistema, divulgar para todos e verificar com mais facilidade a veracidade do material.

A integração logística e seus subsistemas

A integração de toda a logística de uma empresa deve acontecer por meio de três áreas centrais, que irão organizar a cadeia de suprimentos interna e externa. 

Veja como deve acontecer esse planejamento de integração:

Administração dos materiais

Esse é o setor responsável pela gestão de entrada e saída de materiais/produtos, pela gestão de fornecedores e também pela gestão de perdas. É uma área totalmente voltada para o gerenciamento e administração do que ocorre dentro da empresa. 

Circulação das matérias-primas

É importante também ter um setor na logística integrada somente para a circulação de matérias-primas. Elas são fundamentais para produzir os produtos comercializados, então é necessário ter profissionais e um sistema que verifiquem o estoque e como está o andamento desses materiais dentro da empresa.

Transporte e distribuição

Esse é o processo primordial, que diferencia a logística comum do conceito sobre o que é logística integrada. É preciso criar um setor que trabalhe somente com a parte externa à empresa, sobre transporte e distribuição. O software precisa estar à parte sobre como está o andamento fora dos armazéns para que nenhum problema afete a produção e integridade das cargas. 

Vantagens e benefícios para a sua empresa

Se você está pensando em adotar a logística integrada na sua empresa, existem muitos benefícios que irão atraí-lo e transformam essa modalidade atual em mais vantajosa. Veja quais são:

Reduz custos operacionais

Com um sistema próprio para integrar todos os setores da logística, é possível reduzir custos já que os erros acontecem com menos frequência e o “retrabalho” ocorre com menos frequência. 

Aumenta a lucratividade

A tecnologia que o sistema integrado traz é excelente para a lucratividade. Isso se deve à melhor atuação da empresa, o que reduz custos e chama a atenção de parceiros no mercado. Mesmo que seja necessário investir em um bom sistema, isso faz com que haja um retorno em forma de dinheiro para o negócio.

Otimiza os processos

Os processos dentro da empresa certamente são otimizados. Um dos principais conceitos sobre o que é a logística integrada é juntar todas as informações em um só espaço, sem fragmentação, de maneira que seja mais fácil manter a comunicação e se relacionar.

Isso reflete em todos os setores, já que não é necessário mais esperar tanto tempo e é possível reduzir a margem de erros que acontecem entre todas as áreas.

Oferece maior controle do fluxo dos produtos

Na logística comum, o fluxo de produtos pode ficar um pouco perdido na hora de ir de um setor para o outro. Isso acontece porque nem todos os sistemas são integrados, impedindo que haja uma comunicação naquele instante.

Por isso, com o software interligado, fica mais fácil entender como está o status de toda a cadeia de suprimentos de uma empresa.

Competitividade e diferencial de mercado

Por fim, já que há uma otimização dos processos, redução nos custos operacionais e até mesmo maior controle do fluxo de produtos, o mercado enxerga valor nas empresas que usam a logística integrada.

A visão é de que o negócio é mais organizado em relação a sua produção e ao que acontece fora da empresa. Isso dá uma vantagem competitiva e ajuda a trazer novos clientes.

Conclusão

Por isso, usar um software para a gestão é uma excelente opção para quem procura sobre o que é logística integrada. Além de facilitar a comunicação interna e externa, traz inúmeros benefícios para as empresas que optam por este sistema.

Aproveite para falar agora mesmo com a Loginfo e conheça soluções para terminais logísticos!

Postar um Comentário