Capilaridade Logística: o que é e como desenvolver?
Neste artigo abordaremos o conceito de capilaridade logística, com detalhes sobre o aspecto da competitividade nos mais variados segmentos existentes no comércio exterior.
As empresas investem nessa conquista “territorial” por mais locais a serem atendidos para tornarem-se a preferência de seus clientes no momento da compra do produto.
Conforme o crescimento das vendas no e-commerce, tanto as negociações quanto as operações tiveram uma adesão maior de compradores, em diversos pontos de origem e de destino das mercadorias, dentro ou fora do território nacional.
Em função disso, os parceiros operacionais passaram a necessitar contar com as infraestruturas logísticas e de transporte mais robustas e diversificadas, de maneira que conseguissem cobrir toda a capilaridade necessária, garantindo a boa experiência de compra dos consumidores finais.
Confira abaixo o que significa esse conceito empresarial para poder implementá-lo estrategicamente, consolidando e ampliando a participação da sua empresa no mercado atuante.
O que é capilaridade?
Para uma compreensão simples de o que é capilaridade logística, basta pensar em uma empresa que precisa atender em diferentes regiões, utilizando de meios para tornar a logística de distribuição mais eficiente e de forma que consiga se organizar na divisão das entregas e distribuir os seus produtos para o maior número de clientes.
Em busca constante para estarem cada vez mais acessíveis aos seus consumidores, as empresas do comércio internacional e do comércio eletrônico usam dessa estratégia da capilaridade na parceria com prováveis clientes, fomentando o aspecto marcante da garantia e do comprometimento diante dos concorrentes.
Ou seja, essa abrangência de atendimento que a capilaridade requer será traduzida como a necessidade de as empresas aumentarem o número de suas filiais, franquias e até mesmo parceiros comerciais, os quais estarão situados em capitais ou em regiões metropolitanas e centros econômicos de todos os portes, para que o atendimento da demanda nas entregas seja realizado em sua totalidade.
Assim sendo, este tipo de estratégia ajudará as empresas no melhor alinhamento de infraestrutura entre os embarcadores e os fornecedores. Bem como a ter a real possibilidade de reduzir os custos nas operações e no tempo de entrega das mercadorias.
Como resultado, o investimento na regionalização dos centros de distribuição para a descentralização de estoques será essencial para o aumento no ganho das transportadoras e dos operadores logísticos, bem como no atendimento às regiões próximas de pequenos centros operativos, elevando o alcance na última milha.
O que é capilaridade logística?
O entendimento do que é capilaridade logística para as empresas no comércio exterior descreve-se por meio da atenção dada a três importantes aspectos, que são:
- estratégico: com a finalidade do aumento da capacidade de atuação no mercado;
- porte: aumento na experiência e conquista de novos mercados com maior robustez;
- distribuição: abrange o atendimento maior e sem limites geográficos de mais clientes.
Ao adotar essa estratégia as empresas passam a vender para outros países, fomentando o investimento da exportação dos produtos. Com isso aumentam a abrangência do seu negócio, prospectando novos clientes e ampliando os seus canais de distribuição no atendimento ao consumidor.
De fato, a capilaridade logística empresarial necessitará de investimento com soluções “fora da casa”, por meio de parceiros que estejam bem posicionados em suas regiões. Eles se tornarão pontos focais para a retirada ou a emissão das mercadorias, efetuando as operações em horários estendidos.
Como desenvolver a capilaridade logística?
O desenvolvimento da capilaridade logística no negócio se dá pela integração das redes de pontos de parcerias regionais com as franquias ou filiais dos centros de distribuição empresariais, de modo que alcancem a maturidade necessária para a capilaridade ideal no nicho, tornando as encomendas mais acessíveis no menor tempo entre as distâncias de seus compradores.
Acima de tudo, a capilaridade possibilita também que as operações de logística reversa sejam executadas de forma eficiente e ordenadas. Assim o consumidor sempre terá como trocar ou devolver o produto sem complicações e com a qualidade suficiente para influenciar na melhor experiência de compra.
Dessa maneira, a prioridade na troca ou na devolução da mercadoria impacta positivamente no relacionamento comercial. Consequentemente, torna a operação mais segura e confiante para o cliente que se fideliza, com a garantia de efetuar outras compras de forma mais ágil.
Com toda a certeza, a capilaridade logística está pautada na melhor distribuição dos produtos, com a garantia no total alcance necessário para satisfazer o cliente. Além disso, permite aos transportadores e embarcadores mais facilidades na experiência em toda a cadeia de suprimentos.
Armazém
As empresas que alcançam uma maior capilaridade logística são aquelas que possuem investimentos em mais filiais, centros de distribuição ou hubs logísticos. Porém, a estratégia torna-se ineficiente quando a localização da infraestrutura não possui um planejamento adequado de distribuição.
Ou seja, a integração na parceria entre os operadores logísticos e a estrutura física do negócio empresarial deve ocorrer para cobrir tanto as regiões com maior número de pedidos quanto os locais mais afastados.
Por este motivo é que afirmamos que vale muito a pena os gestores voltarem a sua atenção para uma estrutura física cada vez mais adequada ao melhor atendimento ao cliente final, facilitando ainda o trabalho dos parceiros operacionais.
Transporte
Nosso país possui uma extensa malha rodoviária que interliga as localidades, com o modal rodoviário sendo o principal para o transporte das cargas. Efetuado por meio de veículos diversos, a capilaridade nos transportes de mercadorias sofre a interferência das condições nas estradas, impactando diretamente no status da entrega do produto, nas condições da mercadoria e nos prazos que precisam ser cumpridos.
O modal rodoviário contribui com o escoamento da produção nacional e o transporte das cargas no comércio exterior. Todas as estradas e rodovias no nosso país são as vias que interligam cidades e estados, para a devida distribuição dos produtos, com a eficiência desejada pelo consumidor final.
E-Commerce
Por todo o mundo a logística se transforma cada vez mais e melhor nos últimos tempos. Isso porque as start-ups vêm buscando o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas disruptivas para o auxílio de suas negociações dos produtos no comércio eletrônico.
Principalmente quando se refere à fase da última milha, de modo que o processo operacional flua por meio de uma contínua organização das etapas, mesmo com toda a complexidade e exigência de infraestrutura. Assim as empresas podem ter um maior domínio da triagem, consolidação e envio dos produtos nas compras online.
Desenvolva a capilaridade logística com a Loginfo
Com a Loginfo a sua empresa utilizará de soluções tecnológicas em gestão aduaneira e de armazém nas movimentações de suas mercadorias. Tudo isso de forma otimizada e com processos logísticos mais competitivos, além da redução de custos.
Assim será possível investir em infraestrutura que auxilie no aumento da sua capilaridade logística para o melhor atendimento dos seus clientes e ainda facilitar o desenvolvimento do trabalho dos seus parceiros operacionais.
Além disso, a sua empresa ganhará vantagem perante os seus concorrentes, agilizando as operações portuárias com a ajuda de um especialista. E ainda terá o controle total dos seus processos operacionais a partir de qualquer dispositivo conectado a web.