Inteligência Artificial no Comércio Exterior: Como ela pode ajudar?

Como a Inteligência Artificial pode ajudar o comércio exterior 

Como se sabe, o comércio exterior está em constantes mudanças e é responsável por movimentar uma grande parte da balança comercial. Assim, podemos dizer que esse segmento necessita, cada vez mais, de ferramentas novas que possibilitem trazer agilidade aos trâmites de importação e exportação. A inteligência artificial (IA), dentro do comércio exterior, tornou-se uma tecnologia importante em virtude da alta demanda de transações comerciais que são realizadas, das movimentações de cargas entre os portos, da burocracia nos processos e das constantes mudanças no setor.  

Logo, esses fatores levaram os envolvidos na cadeia logística buscarem por algo além do padrão atualmente vigente. Neste artigo, vamos falar sobre a inteligência artificial, abordando seu conceito e aplicações no comércio exterior. 

A era da Inteligência Artificial com aplicação aos negócios 

O conceito de inteligência artificial passou por várias mudanças ao longo do tempo. Basicamente, pode se definir como a habilidade de máquinas ou softwares de computador simularem certas capacidades humanas, como aprendizado e resolução de problemas.  

É importante notar que a inteligência artificial é geralmente especializada, portanto, ela não pode replicar todas as funções humanas em todos os contextos. 

A princípio, as pessoas entendiam que a inteligência artificial se aplicaria somente para realizar algumas tarefas específicas. No entanto, após um período, esse cenário mudou. Assim, atualmente ela é vista como parte de uma abordagem mais complexa, como a coleta de dados, o processamento de informações e a análise e interpretação desses dados. 

Para as empresas, as vantagens se referem à otimização das atividades, redução de tempo e custos em comparação ao uso da capacidade humana. Isso porque, ao reduzir possíveis falhas e erros em seus processos, a operação se torna mais produtiva e eficiente. 

Embora a tecnologia de inteligência artificial possa trazer melhorias na segurança de dados, também pode apresentar novos desafios. Por exemplo, os sistemas de IA podem ser vulneráveis a ataques que visam manipulá-los para tomar decisões erradas. Portanto, é crucial implementar medidas de segurança robustas ao usar IA. 

Objetivos da Inteligência Artificial no comércio exterior 

No comércio internacional, essa tecnologia pode ser usada pelas empresas para aprimorar a produtividade, desde que se implantem e difundam os recursos da inteligência artificial na organização, bem como seja desenhado um projeto para realizar constantes melhorias. 

De acordo com Meltzer (2018), o outro ponto de contribuição da inteligência artificial ao comércio internacional refere-se à ampliação do potencial da cadeia de suprimentos. Isso significa dizer que está interligado à fabricação “inteligente”, que é mais simples e automatizada, com dados de previsões a respeito da demanda do consumidor e, assim, influencia na tomada de decisão sobre a localização do produto. 

Ademais, a inteligência artificial pode servir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa gerados pela cadeia de suprimentos, através da otimização das operações logísticas. Assim, se reduzem os custos para as empresas, envolvendo a produção e faz com que as elas trabalhem conforme a demanda de seus consumidores. Por fim, se evita o desperdício e melhora a eficiência logística (TSOLAKIS et al.; 2021). 

Para ilustrar, vamos destacar três objetivos da inteligência artificial no comércio exterior: 

Desburocratização dos processos 

A desburocratização dos processos vai de encontro com o conceito do comércio exterior 4.0, cujo foco é tornar os processos mais eficientes e rápidos. 

Leia também: O que é Digitalização de Processos no Comércio Exterior? 

Competitividade 

A utilização da inteligência artificial no comércio exterior pode permitir às empresas competirem com mais igualdade e clareza. Afinal, essa tecnologia torna o processo mais eficiente, ágil e possibilita a competitividade no mercado internacional. 

Colaboração para acelerar o setor logístico internacional 

O uso da tecnologia no comércio exterior está cada vez mais presente. Inclusive, a inteligência artificial já não é algo futurístico e é utilizada de maneira massiva no mercado, juntamente com a Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning e computação na nuvem. 

Essas tecnologias têm como objetivo acelerar o crescimento das empresas e, consequentemente, o setor logístico internacional como um todo. 

Aplicações de Inteligência Artificial no comércio exterior 

A inteligência artificial no comércio exterior pode ser utilizada para prever tendências futuras. Em outras palavras, a IA ajuda a analisar as necessidades dos clientes e trabalhar conforme a demanda. Além disso, é possível utilizá-la para gerenciar a cadeia de suprimentos.

A seguir veja alguns pontos de aplicações da inteligência artificial no comércio exterior: 

Armazéns automatizados 

As empresas podem utilizar a inteligência artificial para gerenciar os níveis do inventário, coordenação de transporte e automatizar tarefas administrativas. Em outras palavras, basicamente, podemos otimizar quase todas as tarefas do cotidiano realizadas em um armazém. 

Leia mais: O que é Armazém Inteligente? Saiba como funciona. 

Além disso, o uso da inteligência artificial no processamento contábil é um diferencial em ganho de tempo. Afinal, com ela pode-se analisar uma quantidade enorme de dados e extrair informações para implementar, por exemplo, uma automação robótica dentro do software da empresa, de modo que as atividades sejam executadas sem nenhuma ação humana.  

Suporte para transporte multimodal 

Atualmente, já existem cases de entregas autônomas, como o caso da Uber Freigth e Aurora Innovation com as operações de caminhões autônomos nos Estados Unidos. De acordo com as empresas, um dos objetivos é, por exemplo, suprir a demanda de entregas de mercadorias no fim de ano.  

A expectativa geral é que o transporte de veículos autônomos possa aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos. Isso se dá pela possibilidade de maior uso da frota de caminhões e melhor controle do tráfego entre a cidade e os portos. Vale ressaltar, contudo, que essa tecnologia pode não necessariamente reduzir a extensão da cadeia de suprimentos, mas torná-la mais eficiente. 

Nesse sentido, a aplicação da inteligência artificial tem potencial para aumentar a eficiência no setor de transporte rodoviário. Afinal, será capaz de eliminar a necessidade de paradas para descanso, que são obrigatórias para motoristas humanos.  

Isso pode trazer mais agilidade e, possivelmente, diminuir os riscos de acidentes relacionados à fadiga. No entanto, é importante lembrar que a segurança de veículos autônomos ainda é um campo de pesquisa ativo e devemos tratá-lo com a devida cautela. 

Por fim, o setor marítimo também não fica de fora. Já temos casos de navios de pequeno porte com sistemas automatizados de controle de navegação e máquinas em fases de teste na Noruega e no Japão. 

Uso de Chatbots  

Os Chatbots permitem aos clientes acompanharem, a qualquer momento do dia, as informações referentes ao seu embarque ou tirar dúvidas. 

A expectativa do setor é que a inteligência artificial seja interligada aos Chatbots e, assim, aprenda a antecipar a necessidade do cliente e entregar a informação. 

Por isso, é seguro dizer que o uso de Chatbots também permite extrair os dados das interações e serve como ferramenta de Marketing, para analisar as necessidades dos clientes e verificar a melhor forma de atender essas expectativas. 

A Loginfo está um passo à frente  

Com o mercado cada vez mais acirrado e sob constantes alterações, é necessário que os empreendedores busquem melhorar seus processos logísticos e diversificar suas operações através da tecnologia. 

Além do mais, um sistema bem executado e com qualidade agrega valor para sua organização. Logo, consequentemente, impacta outros aspectos, como a satisfação do cliente e o setor financeiro, pela redução de custos. 

Portanto, se você precisa de um sistema para fazer a gestão aduaneira, você pode contar com a Loginfo. Nós podemos prestar um atendimento completo para todas suas demandas, pois estamos sempre buscando atualizações em relação às novas tendências para transformar o comércio exterior. 

Entre em contato agora mesmo, pois certamente podemos agregar produtividade e agilidade às suas operações. 

Leia mais

Mais vistos nesse momento