Todas as empresas de comércio eletrônico que são bem sucedidas e obtêm boas avaliações no meio virtual pelos mais variados tipos de clientes sempre têm algo em comum: fazem parte da definição de e-commerce fulfillment.
Em linhas gerais, se trata do termo utilizado para definir todos os processos envolvidos na operação de uma loja virtual com a finalidade de assegurar o recebimento do produto final pelo consumidor.
Nesse sentido, não importa se você tem a melhor estratégia de marketing vigente no mercado atualmente, se o seu negócio não está adaptado a um sistema fulfillment pode ser que a sua empresa não atraia tantos clientes a longo prazo.
Hoje, a satisfação do cliente é um dos principais fatores que fazem as lojas serem recomendadas e mais do que isso: voltem a ser consideradas na hora de realizar compras.
Dessa forma, se o seu negócio não tem um modelo de envio eficiente e com prazo satisfatório para o público-alvo, isso pode prejudicar as métricas do seu negócio.
Então, sabendo que o e-commerce fulfillment é uma maneira transformadora de agregar valor a logística do negócio ao passo que otimiza as conversões e gera mais receita, entender um pouco mais a fundo esse conceito e saber como escolher uma empresa parceira nas operações do seu negócio é uma excelente estratégia para sistemas de gestão.
Sendo assim, no artigo de hoje vamos te explicar os principais pontos que você precisa saber para entregar os melhores serviços para os seus clientes. Continue lendo e tenha uma excelente leitura!
O que é e-commerce fulfillment?
Melhores prazos de entrega, atendimento mais eficaz e clientes mais felizes.
Basicamente, a definição de e-commerce fulfillment é essa. No entanto, é importante saber quais são as suas principais aplicações e como as empresas podem se beneficiar com esse sistema e evitar riscos logísticos, certo?
Então, vamos lá!
De maneira geral, isso se refere a uma parte da operação das lojas que entregam serviços ou produtos para os clientes.
Os processos de e-commerce fulfillment envolvem várias coisas. Por exemplo, colocar o produto nas prateleiras do centro de distribuição de uma loja se encaixa na definição desse sistema, como também a coleta e a embalagem dos pedidos.
Sendo assim, ele está em todo o processo por trás da entrega de um pedido a um cliente após a compra no site.
Este processo pode então ser realizado pela própria empresa ou pode ser terceirizado por alguma organização especializada em um software fulfillment.
A importância do fulfillment para a reputação do seu negócio
Como consumidores, quando queremos algo, queremos para já.
Nesse contexto, embora a logística de entrega de um pedido seja um dos principais desafios das lojas virtuais atualmente, se trata também do aspecto mais atrativo para os consumidores.
Isso porque 53% dos consumidores acreditam que o tempo de entrega é o fator primordial quando consideram uma empresa.
Desse modo, realizar o atendimento correto dos pedidos nunca foi tão importante tanto para os consumidores como para os lojistas, uma vez que assim o comércio eletrônico pode estar dentro das leis fiscais.
As etapas do sistema fulfillment são:
- estoque: o processo é iniciado com o armazenamento dos produtos que vão ser comercializados. Nesse caso, é fundamental contar com um controle de produtos para que não surjam imprevistos no momento da venda;
- separação/picking: é o processo onde o produto é localizado dentro do estoque para que a quantidade adquirida pelo consumidor seja separada;
- embalagem/packing: após a separação do produto, ele precisa ser embalado de maneira eficiente de modo que não ocorram imprevistos durante o processo de entrega;
- transporte: esse é o ponto fundamental onde a entrega está a ponto de ser realizada para o consumidor, assegurando pontualidade e a integridade dos itens adquiridos;
- pós-entrega: por fim, com todo o processo realizado e a entrega concluída em um tempo atrativo, é coletado um feedback dos clientes para as empresas terem um panorama estratégico de suas ações. Além disso, esse é o momento onde também podem ocorrer trocas e devoluções.
Sendo assim, o e-commerce fulfillment é uma maneira de assegurar que a loja virtual passe por todos os processos que envolvem a venda de um produto de maneira adequada às necessidades rápidas dos consumidores atuais.
Com organização e estratégia, os clientes saem satisfeitos e se tornam consumidores fiéis da marca.
5 pontos que devem ser observados ao selecionar um parceiro para a sua operação de fulfillment
Agora que você já foi apresentado ao conceito de sistema fulfillment, provavelmente você deve estar interessado em saber como contratar um software especializado nesse processo para a sua loja virtual. Correto?
Nesse contexto, você pode ter o melhor produto do mundo, mas se não tiver um processo organizado que o entregue a tempo e com segurança para os clientes, isso pouco valerá.
Assim, arruinar a experiência do cliente e contribuir para que ele não volte a comprar na sua loja não é uma das melhores opções que você deve escolher.
Mas como selecionar a organização certa que pode auxiliar o seu negócio a implementar um e-commerce fulfillment?
Aqui estão 5 pontos que você deve observar ao selecionar um parceiro para a sua operação!
Localização dos armazéns e centros de distribuição
Os clientes esperam por agilidade na entrega e isso tem tudo a ver com a localização dos armazéns de maneira estratégica.
Evidente, quanto mais perto do cliente, menor será a distância que os seus produtos terão que percorrer para chegarem a casa do consumidor.
Dessa forma, é necessário que você se atente a localização dos armazéns e os depósitos de atendimento.
Tecnologia e software utilizados
Diferentes empresas utilizam diferentes tecnologias de dados e softwares.
Nesse sentido, escolher aquela que conte com um processo eficiente e moderno pode ser muito vantajoso para a sua loja virtual, uma vez que, quanto mais ágil e organizado for o seu sistema fulfillment, mais feliz o consumidor final se tornará.
Velocidade de entrega
A velocidade de entrega é o ponto central de um e-commerce fulfillment.
Sendo assim, ter uma parceria com uma organização que preze pela entrega segura e ágil fará com que os consumidores tenham os seus olhos brilhando ao receber o produto solicitado no site.
Gestão de devolução
Imagine contratar um serviço em que o centro de distribuição fica sem recursos? Certamente isso prejudicará a experiência do usuário e a reputação da sua marca.
Por essa razão, o software da sua empresa parceira deve ser ágil e otimizado a ponto de ajudá-lo a identificar possíveis devoluções e resolver o problema com prontidão.
Custos
Por fim, os custos são parte fundamental de todo o processo.
Contratar uma empresa que caiba no orçamento da sua loja deve ser vantajoso para o seu negócio. Por isso, escolha um parceiro que realmente esteja oferecendo benefícios competitivos atrativos financeiramente para o seu e-commerce.
Esperamos que o texto de hoje tenha o ajudado a entender qual a importância de um e-commerce fulfillment na era da competitividade e que você tenha aprendido a como escolher uma empresa parceira para as suas operações!
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