Como integrar market intelligence ao comércio exterior?

Se engana quem pensa que a produtividade é o único fator determinante para o sucesso de uma empresa. Acompanhar as tendências do mercado também é fundamental para se manter competitivo. E este é o principal objetivo do market intelligence.

A inteligência de mercado tem o papel de colher e analisar informações externas para orientar decisões estratégicas. Principalmente quando falamos em comércio exterior, em que cada decisão pode representar lucros ou perdas significativas.

Se esta também é uma realidade da sua empresa, continue a leitura! No blog de hoje, vamos explicar o que é o market intelligence e como ele pode otimizar sua estratégia para comércio exterior.

Market intelligence: o que é?

O market intelligence é um processo estruturado para coletar e processar dados sobre o mercado e gerar insights que vão orientar o planejamento estratégico de uma empresa para torná-la mais competitiva. 

Para isso, ele coleta dados brutos, como o número de vendas de determinado produto em mercados internacionais. E, em seguida, os transforma em informações que representam conhecimento sobre o mercado. 

Tudo isto por meio de táticas como análise SWOT, monitoramento de mídia, benchmarking e análise de dados. 

Neste sentido, um erro comum é achar que o market intelligence se resume apenas à análise de concorrentes. Mas, embora seja uma das suas principais funções, não é a única.

Afinal, o objetivo desta inovação tecnológica é entender tudo que se passa do lado de fora da empresa. Além de analisar o que e como isto pode impactar sua performance no mercado. Para isto, é importante analisar diversos fatores além da concorrência, como visão dos clientes e cenário econômico.

Market Intelligence X Business Intelligence

Outro erro comum no contexto da inteligência de mercado é tratar os conceitos de market intelligence e business intelligence como sinônimos.

Como vimos, o marketing intelligence está relacionado à uma visão da movimentação externa da empresa. Isto para monitorar as tendências do mercado e gerar insights de estratégias internas para se tornar mais competitivo.

Já o business intelligence, está relacionado à uma visão da movimentação interna da empresa. Isto para otimizar a gestão logística e reduzir pontos de ineficiência. Além de definir estratégias para se adaptar às mudanças de mercado ou da supply chain.

Tipos de Inteligência de Mercado

O ponto-chave da inteligência de mercado é a criação de insights personalizados para a empresa. Por isso, existem diversos modelos para se adequar aos diferentes cenários e objetivos estratégicos de cada organização.

No entanto, existem alguns panoramas gerais sobre os quais qualquer empresa interessada em oportunidades no comércio exterior deve ficar atenta se quiser conquistar grandes resultados.

O primeiro deles são os fatores que moldam o ambiente político, jurídico e de negócios. Estas devem ser as primeiras informações a serem avaliadas. Afinal, vão determinar as condições gerais do mercado e os potenciais riscos do investimento.

Outro ponto importante a ser estudado é a infraestrutura do mercado. Este cenário vai avaliar as dificuldades e custos associados à distribuição de produtos ou serviços.

Além disso, as forças que afetam o mercado também devem ser consideradas. Estas informações incluem o tamanho e dinâmica do mercado e tendências de consumo. Assim, é possível ter uma ideia do potencial de vendas e de lucro. Esta postagem é patrocinada por nossos parceiros.

Por fim, é importante analisar dados específicos do produto ou serviço da empresa. Isto porque estas informações vão auxiliar na previsão de adaptação da organização. Além de guiar o posicionamento que deve ser adotado neste novo cenário.

Vantagens do market intelligence no comércio exterior

O comércio exterior pode representar um grande desafio de investimento para as empresas. Mas, com o suporte do market intelligence este processo se torna muito mais fácil e assertivo.

Por isso, separamos aqui algumas das vantagens que esta estratégia pode trazer para a sua empresa. Confira!

Agilidade nas ações

O ponto alto de pesquisa e inteligência de mercado é manter-se sempre atualizado. Dessa forma, as ações da organização podem ser sempre ágeis e bem planejadas.

Com o market intelligence, é possível acompanhar dados confiáveis em tempo real e prever movimentações do mercado. Assim, você estará sempre preparado para planejar ações com rapidez para acompanhar tendências.

Identificação de oportunidades

A visão ampla vinda da inteligência de mercado também é uma fonte valiosa para identificação de oportunidades. Isto porque o objetivo final não é apenas não ficar atrás da concorrência. Mas, estar sempre um passo à frente.

Com uma visão 360º de mercado é mais fácil identificar fatores que podem ser diferenciais competitivos em relação aos concorrentes.

Se destacar no mercado

O resultado de tudo isto não poderia ser outro: autoridade e reconhecimento. 

Empresas que adotam o market intelligence conseguem entender melhor o próprio negócio, o mercado e o público-alvo. Assim, é possível oferecer soluções inovadores que vão te posicionar como destaque e referência no mercado.

Como aplicar market intelligence no Comércio Exterior?

Não é preciso ser um especialista em market intelligence para começar a aplicar este recurso na estratégia de comércio exterior da sua empresa.

É possível otimizar a interpretação de dados de pesquisa e inteligência de mercado com algumas ações simples. Mas, que podem potencializar seus resultados.

Invista na automatização para obter dados confiáveis

As ferramentas digitais e softwares de inteligência de dados, ou o comex 4.0 são fundamentais para garantir uma análise precisa de dados. Afinal, para agir de maneira realmente estratégica é importante contar com uma base de informações confiáveis.

Saiba filtrar as informações

O market intelligence pode extrair uma infinidade de insights de mercado. Assim, é importante saber filtrar por relevância. Dessa forma, é possível entender quais deles fazem mais sentido para orientar a tomada de cada decisão.

Crie uma cultura de dados

Criar uma cultura de dados quer dizer incentivar sua equipe a não tomar decisões baseadas no achismo. Este pode ser um desafio principalmente em relação a profissionais que estão há muitos anos no mercado.

Entretanto, criar um mindset de consulta à base de dados antes do planejamento de ações pode garantir decisões mais assertivas e menos arriscadas.

Seja expert na sua área de atuação

Por fim, é importante sempre adquirir conhecimento para se tornar um expert na sua área de atuação. Isto porque, entender o mercado e as demandas do nicho onde a empresa está inserida é fundamental para garantir uma boa aplicação do market intelligence.

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