Gestão de Armazéns: como garantir a flexibilidade e fluidez? 

Como garantir flexibilidade e fluidez para gestão de armazéns? 

A gestão de armazéns é uma estratégia utilizada pelos gestores do comércio exterior que está diretamente ligada aos seus resultados financeiros. 

Essa atividade de administração do armazém faz parte da logística da cadeia de abastecimento. Como resultado, ela influencia tanto nos custos da empresa quanto na satisfação do cliente. Por isso é que podemos afirmar que o sucesso na gestão de armazéns é um fator determinante para a rentabilidade e a competitividade da empresa diante de seus concorrentes diretos. 

Nesse artigo abordaremos a importância da fluidez nas operações logísticas para garantir uma boa performance e, assim, o sucesso da gestão de armazéns. Acompanhe o que temos a compartilhar. 

O que é gestão de armazéns? 

O processo de gestão de armazéns consiste na execução de diversos procedimentos que são necessários para a melhoria do acondicionamento das mercadorias, com a garantia de que suas características físicas serão resguardadas. 

Além disso, a gestão de armazéns pode ser classificada em etapas importantes e ordenadas para a boa execução do trabalho operacional interno. 

Em primeiro lugar, a mercadoria será identificada e registrada pela equipe de recebimento, acompanhada dos documentos necessários. 

Em seguida, a mercadoria passa para a armazenagem em um espaço determinado, para constar também do inventário e, assim, garantir um melhor controle interno. Na sequência, ocorre a elaboração dos pedidos que serão destinados à entrega após a seleção e coleta dos itens. 

Finalmente, ocorre a embalagem da mercadoria, acompanhada da devida documentação para os mais variados destinos do comércio internacional. 

Por que investir na gestão de armazéns? 

Como mencionamos anteriormente, uma boa e eficiente gestão de armazéns é essencial para a rentabilidade do negócio. O que certamente influenciará na lucratividade das atividades de importação e exportação. 

Uma boa estratégia para a gestão de armazém eficaz é o mapeamento de processos, já que sem uma visão geral a probabilidade de avarias e até mesmo perda de prazos é bastante grande. 

Assim, listamos abaixo alguns dos benefícios que esse gerenciamento traz para as empresas, como: 

  • passagem ágil dos produtos pelo armazém; 
  • rápida identificação do inventário; 
  • máximo aproveitamento da disponibilidade do espaço físico; 
  • pouco manuseio das mercadorias; 
  • inventários mais precisos; 
  • garantia das entregas; 
  • redução dos custos; 
  • maior produtividade operacional. 

Desafios da movimentação de cargas 

Quando a movimentação de cargas não é bem executada gargalos certamente poderão surgir. 

De modo geral, qualquer parte dos processos logísticos que sobrecarregue os demais fluxos e comprometa o desempenho da cadeia logística é um gargalo. Entretanto, aqueles originados pela movimentação de cargas são os mais custosos, já que envolvem terceirizados. 

A gestão da movimentação nos armazéns de cargas pode estar relacionada à intralogística ou à logística externa. Enquanto a primeira trata das movimentações de carga internas de um armazém ou centro de distribuição, a logística externa diz respeito ao fluxo de entrega ao cliente. 

A seguir nos limitaremos a tratar das movimentações internas de um armazém. 

  • Gerenciamento de estoque: o bom gerenciamento do armazém tem como objetivo utilizar o mínimo de estoque possível para a execução do trabalho com base em informações mais precisas, evitando que todas as demandas tenham os itens necessários para a composição dos pedidos, assim como o excesso de mercadorias paradas que não dão retorno do dinheiro investido nelas. 
  • Informação confiável: a gestão de armazéns executada por meio de uma comunicação fluída colabora para a obtenção de registros confiáveis. Nesse sentido, acrescentamos que o uso de tecnologias que disponibilizam informações em tempo real e facilitam a rastreabilidade da carga são essenciais para a fluidez das atividades relacionadas à operação. 
  • Separação eficiente das mercadorias: a organização de Layout é vital para o correto desempenho da atividade de separação, mais conhecida como picking. 
  • Conservação das mercadorias em bom estado de uso: as avarias são uma constante no contexto logístico e, portanto, todos os recursos possíveis para minimizá-las são bem-vindos. Nesse sentido, o painel de indicadores poderá ser utilizado de forma estratégica para a elaboração de um plano preventivo. 

3 dicas para garantir a flexibilidade e a fluidez na gestão de armazéns 

A flexibilidade e a fluidez são extremamente importantes para evitar atrasos e até mesmo as multas em decorrências deles, por isso elaboramos três dicas para você, que é profissional de comércio exterior e precisa garantir o bom andamento dos processos logísticos na sua empresa. 

Acompanhe. 

Gerencie processos 

Atentar-se para as principais tarefas no acondicionamento das mercadorias, em estantes bem localizadas e de fácil reabastecimento, é essencial para facilitar a localização dos itens no momento da separação para a composição dos pedidos. 

Como também o é um planejamento eficaz nos fluxos de trabalho, de forma que evitem o congestionamento ou o deslocamento desnecessário dentro do armazém, na intenção de ajudar o gestor na designação dos espaços em relação ao nível de rotatividade. 

Conecte os fluxos 

A automatização dos procedimentos por meio do gerenciamento de processos auxiliará na economia de tempo e na eliminação de erros. 

Afinal, em um sistema de gestão de armazéns as informações coletadas darão o seguimento pontual para cada tipo de mercadoria armazenada, bem como os relatórios serão elaborados para a validação dos resultados de cada etapa realizada no armazém, sempre mostrando melhores caminhos para as tomadas de decisões futuras. 

Use ferramentas tecnológicas 

O uso da tecnologia torna as atividades de armazenagem integradas, oferecendo um melhor controle da movimentação de cargas, níveis de estoque, redução nos custos e monitoramento das métricas. 

Com as soluções disponíveis em nuvem o gestor poderá contar com um custo de manutenção mais acessível, pois o software poderá ser gerenciado por um provedor dos serviços, que também são mais fáceis de instalar e de monitorar. 

O sucesso da sua gestão logística começa com a Loginfo 

Somos especialistas no mercado de soluções para armazéns gerais. 

Com a nossa solução, o controle da sua operação pode se dar a partir de qualquer dispositivo porque é 100% online. 

Além de conectar os processos de forma automatizada e digitalizar os documentos inerentes ao embarque, nossa solução Loginfo pode realizar a vistoria remota nas cargas. Essa função colabora para a correta execução das tarefas, melhorando assim a comunicação entre os diversos intervenientes do setor portuário como um todo. 

Leia mais

Mais vistos nesse momento