Gestão Aduaneira: entenda os desafios de implantar um sistema de Comércio Exterior
Neste artigo abordaremos como o uso da tecnologia é cada vez mais essencial para a manutenção das empresas do comércio internacional quando decidem implantar sistemas de comércio exterior para desburocratizar os seus processos de forma eficaz, para contornar os obstáculos que existem, além dos entraves existentes em seus cotidianos.
Existem muitos desafios no comércio exterior no Brasil que os importadores e os exportadores precisam enfrentar para manter o desempenho das tarefas operacionais fortalecidas e gerar benefícios nos trâmites internacionais com o aumento das vendas e o crescimento dos negócios empresariais.
Assim, a inovação tecnológica auxilia na negociação com outros países, reduzindo as lacunas entre eles com relação às disparidades e os diferentes níveis de desenvolvimento.
Os gestores são incentivados a dar cada vez mais atenção às perspectivas atuais do mercado em que atuam, bem como às operações de negociação com o bom desempenho das demandas e dos comportamentos de consumo.
Esses são pontos relevantes para criar um planejamento estratégico assertivo no alcance de resultados reais. Continue a leitura e compreenda melhor como os sistemas de tecnologia ajudam o comércio exterior.
Por que utilizar um software de Comércio Exterior?
Com toda a certeza, fica humanamente impossível realizar a gestão aduaneira manualmente, como era feito antigamente. Isso porque o sistema do desembaraço aduaneiro é complexo e ainda lida com uma série de trâmites burocráticos e repetitivos. Essa sistemática demanda tempo de trabalho dos profissionais que buscam ter acesso a produtos regularizados conforme a legislação vigente.
Sendo assim, o investimento em inovação tecnológica é primordial para implantar sistemas de comércio exterior que realizem etapas essenciais na compra e venda internacional, pois envolvem burocracias que exigem atenção e rigor para evitar erros e prejuízos.
Afinal, em um cenário prático de tecnologia emergente, as soluções permitem que as empresas do comércio exterior, de diversos portes e segmentos, consigam ampliar a eficiência e a sua inclusão nas transações internacionais.
Há cerca de 20 anos os desafios enfrentados pelas cadeias de suprimentos globais geravam efeitos prolongados nos acontecimentos dos processos operacionais
Porém a crise sanitária vivida gerou pressão no setor internacional pela interrupção do bom andamento da logística, da escassez de produtos e oscilações nos custos.
Diante disso, empresas voltaram o seu foco para a gestão dos riscos, tendo como lição a importância de implantar sistemas de comércio exterior que ajudassem pontual e assertivamente.
Como as autoridades aduaneiras trabalham no Brasil?
De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), as etapas do despacho aduaneiro, desde a parametrização de canais até a liberação da carga, evitam mercadorias oriundas do exterior ou a caminho de novos mercados de maneira irregular.
Seja na exportação ou na importação, a discriminação das informações sobre o embarque da natureza da mercadoria é essencial. Assim como o são os responsáveis pelos trâmites de importação e exportação, para que o tratamento administrativo aconteça de forma ágil.
O tratamento administrativo diz respeito à análise, por parte das autoridades aduaneiras, dos procedimentos a que a mercadoria importada ou produzida para exportação será submetida.
Nesse sentido, esclarecemos que a conferência física pela autoridade fiscal competente pode ser parte desse conjunto de procedimentos, visto que é uma ação coordenada com a parametrização no Siscomex, que verifica os dados em um primeiro momento.
Por fim, define-se uma data para a conferência final após a análise da documentação. Caso não haja ressalvas de correção, a carga chegará à etapa de desembaraço aduaneiro, que tem por objetivo registrar e liberar a mercadoria na aduana.
Quais as vantagens de implantar um software de comércio exterior?
Os benefícios de implantar sistemas de comércio exterior por meio das tecnologias emergentes são diversos. Isso porque softwares auxiliam os gestores na determinação dos custos, assim como na lucratividade dos produtos, mantendo uma estratégia constante para maior visibilidade do estoque.
A tecnologia tem o objetivo principal de gerenciar as funções das operações internacionais para automatizar as atividades por meio de um bom sistema de gestão. Dessa maneira, facilita a classificação dos produtos, determina a elegibilidade comercial e gerencia melhor os processos alfandegários.
Além disso, facilita o rastreamento de remessas para avaliar o custo dos produtos, ajuda com o pagamento dos fornecedores e clientes em diversas moedas e, ainda, controla o estoque na seleção, embalagem e envio dos produtos.
As tecnologias emergentes auxiliam às empresas que pensam em implantar sistemas de comércio exterior por conta das suas evoluções aceleradas. São elas:
- Inteligência Artificial (IA);
- Internet das Coisas (IoT);
- big data;
- blockchain;
- realidade aumentada.
Quais são os desafios de implantar um software de comércio exterior?
A tarefa de implantar sistemas de comércio exterior requer cuidados na escolha do software mais adequado para a sua empresa. Além disso, também podem existir algumas dificuldades no início para adaptação com as novas tecnologias.
No entanto, fique atento: os softwares não corrigem processos que estejam em funcionando de forma equivocada, ou seja, apenas disponibilizam a ferramenta exata para que sejam executados com maior agilidade e automatização.
Portanto, se os processos não estiverem organizados ou bem difundidos, o sistema escolhido igualmente não estará de acordo com a configuração da rotina empresarial.
Desafios para desburocratizar processos
Um software de comércio exterior pode potencializar as operações de importação e de exportação, pois vai eliminar toda a papelada e agilizar os processos, auxiliando as empresas a se tornarem mais seguras e ágeis.
A Loginfo conecta os processos operacionais, melhora a comunicação entre os envolvidos e ainda digitaliza todos os seus documentos, de forma facilitada e intuitiva.
Desafios para compreender os tributos
No Brasil, o sistema tributário é complexo, burocrático e oneroso, exigindo uma gestão eficiente com o auxílio de um software que viabilize as operações.
Desse modo, os maiores desafios da gestão tributária no comércio exterior são: alta carga tributária e as atuações exageradas da Secretaria da Fazenda, que por muitas vezes desencorajam o empreendedor a persistir na jornada internacional
Desafios para desenvolver parceiros
Muitas vezes empresas do comércio exterior que buscam inovação tentam desenvolver parcerias com a contratação de outras empresas mais experientes em tecnologia, mas enfrentam dificuldades para atingir bons resultados porque não usam métodos exatos para alinharem o negócio empresarial ao propósito de solução do software.
Dentre os métodos disponíveis no mercado, sugerimos a adoção do Agile Learning, por se tratar de uma metodologia que valoriza o conhecimento prévio das pessoas a fim de valorizar o relacionamento interpessoal nesse cenário de parceria institucional – cujo objetivo é o aprendizado mútuo de todos os envolvidos.
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