Transformação Digital no Comércio Exterior: onde ela está presente?
Diante de um mercado bem mais competitivo e conectado, a transformação digital no comércio exterior ganha mais espaço nos processos das empresas e dos governos.
As novas tecnologias trazem movimentos inovadores que resultam em uma grande revolução no desempenho dos negócios. Além do alcance efetivo dos objetivos que as empresas do comércio internacional conseguem realizar com mais facilidade.
Atualmente, os processos operacionais na logística internacional são muito mais digitais, o que torna interessante a utilização dos recursos tecnológicos para fomentar a redução da burocracia no comércio exterior, dando maior retorno nos lucros empresariais.
Além disso, as empresas de importação e de exportação conseguem cumprir as regras aduaneiras pautadas na legislação brasileira, evitando multas ou penalidades com o auxílio de softwares de gestão.
Continue a leitura do conteúdo e saiba como a tecnologia simplifica os processos no comércio exterior. Confira!
Por que a transformação digital no comércio exterior é necessária?
No pós-pandemia a necessidade por novas tendências tecnológicas surgiu para a desburocratização dos procedimentos, com a automação e a integração dos dados em nuvem. Isso proporcionou que as empresas adotassem um ciclo de mudanças para a transformação da maneira de trabalhar no segmento internacional.
Logo após todas as mudanças causadas pela crise sanitária, a transformação digital no comércio exterior tornou-se uma iniciativa de grande importância para a inovação dos procedimentos logísticos internacionais. Foi necessário que ocorresse a recriação dos padrões com a utilização da tecnologia de ponta.
Desta forma, os processos operacionais tornaram as empresas menos dependentes de outros recursos, sendo evidente para todos que atuam no comércio internacional que as lições aprendidas com o acontecimento fez com que o setor se reinventasse para conseguir sobreviver, tomando as iniciativas por meio de ações disruptivas.
Ou seja, cada vez mais as empresas se rendem às novas tecnologias nas operações, por meio da:
- Inteligência Artificial;
- computação em nuvem; ou
- Big Data.
Existem ainda outras ferramentas de automação digital que trazem inúmeras oportunidades de investimento ou novas possibilidades no mercado externo.
A transformação digital no comércio exterior reestrutura os processos vitais das empresas de modo que consigam alcançar bons resultados. Além de se fazer presente em todas as etapas do fluxo logístico internacional.
Como resultado, otimiza o uso de recursos, agiliza a execução de rotinas com a integração de todos os agentes externos, gerando maior competitividade dos produtos nos mercados-alvo escolhidos.
O que já mudou no comércio exterior com a transformação digital?
Com toda a certeza a transformação digital no comércio exterior trouxe uma automação com diversos benefícios para as tarefas realizadas, como por exemplo:
- Porto sem Papel;
- Novo Processo de Importação (NPI); e
- Siscomex via web.
O destaque dado para a ampliação da utilização de novas tecnologias e rotinas operacionais, por meio da Inteligência Artificial, impacta de forma positiva a tomada de decisão. Assim, ela será sempre baseada em dados, os quais otimizam processos, identificam oportunidades em novos mercados e ainda ajudam na análise da concorrência.
A transformação digital no comércio exterior melhora a acurácia dos resultados, pois substitui tarefas repetitivas por automáticas. Também traz maior assertividade na conferência de dados, evidentes para o auxílio no desempenho do trabalho, tanto dos gestores quanto dos funcionários.
Transformação Digital no Comércio Exterior: ferramentas
O investimento em ferramentas que dão origem ao Comex 4.0 é importante para que as empresas do comércio internacional alcancem maior capacitação em soluções direcionadas para as suas atividades, por meio de parceiros operacionais especialistas em tecnologia.
Além disso, importante pensar na questão da segurança da informação de modo que tenha relevância no momento da escolha pelo recurso tecnológico ideal para a sua demanda. A seguir listamos as principais ferramentas tecnológicas que auxiliarão os gestores no monitoramento de dados e de informações.
Documentos e processos digitalizados
Justamente porque a transformação digital no comércio exterior facilitou para amenizar a burocracia internacional, os processos passaram a ser digitalizados. Assim, diminuiu-se o risco da falha humana por repetição ou gastos excedentes com o pagamento de multas por erros nos detalhes.
Os documentos igualmente se tornaram digitais, melhorando a maneira de guardar as informações pertinentes às operações internacionais, além do desuso do papel que contribui para o meio ambiente.
Sistemas de gestão
A inserção da tecnologia por meio da transformação digital no comércio exterior está muito relacionada às atividades que os sistemas de ERP trazem de vantagens para uma gestão muito mais eficiente, pois é um diferencial para as empresas atuantes no segmento.
Isto é, a ferramenta de gestão auxilia na integração e automação dos processos, facilitando a gestão dos dados e a organização da empresa.
Automação da cadeia de suprimentos
As ferramentas digitais do Comex 4.0 trazem maior assertividade na mensuração dos resultados obtidos em toda a cadeia de suprimentos, passando pelas etapas operacionais de forma automatizada. Sendo assim, fornece suporte na tomada de decisão da alta gestão – que poderá manter o foco no negócio empresarial.
Ademais, terá impacto positivo sobre os colaboradores, pois quando se fala de transformação digital no comércio exterior, consideramos a mudança aliada aos processos de treinamento.
SaaS
O uso do Software as a Service permite que as empresas utilizem outras tecnologias a seu favor e de qualquer lugar do mundo. Através dele é possível manter a conexão por meio de um e-mail ou calendário, como aplicativos de produtividade do cotidiano organizacional.
Da mesma forma, poderá fazer uso de aplicativos mais sofisticados, como por exemplo, o CRM (basicamente, o gerenciamento de relacionamento com o cliente) ou o ERP (planejamento de recursos da empresa), os quais podem ser escolhidos conforme o nível da demanda no seu negócio empresarial.
Big Data
Esta ferramenta efetua uma análise de dados para o processamento das informações pertinentes às empresas. Tem o intuito de chegar a conclusões mais satisfatórias e que ofereçam oportunidades estratégicas para que os gestores a explorem da melhor maneira possível.
O Big Data baseia-se no uso avançado da captura, armazenagem e no processamento dos dados em grandes volumes.
Faça parte da Transformação Digital no Comércio Exterior com a Loginfo
A Loginfo fornece tecnologia em gestão aduaneira, de armazenagem e na movimentação de mercadorias que otimiza os processos logísticos de sua empresa, reduzindo os custos e aumentando o seu ganho de produtividade no comércio exterior.
Dessa forma, traz como principal vantagem nas suas soluções a agilidade especializada para os setores portuários e de armazém geral. Assim como o controle total da sua operação por meio de qualquer dispositivo com acesso à web que conecta os processos operacionais, a comunicação entre os responsáveis e a digitalização de documentos de maneira fácil e intuitiva.
A plataforma da Loginfo atende todo o processo operacional ou de forma modular (apenas o setor que a sua empresa necessita) e ainda integra com as demais soluções.