Date

Riscos logísticos e na cadeia de suprimentos: Quais são e como resolvê-los?

Atuar no âmbito de operações logísticas e da gestão de supply chain exige uma consciência aguçada no que diz respeito aos riscos potenciais associados que podem afetar a eficiência e a confiabilidade dos processos desse segmento. Para atuar nesse cenário, um gestor da cadeia de suprimentos precisa de uma compreensão sólida dos riscos potenciais que podem destruir o processo.   

Sendo assim, estar atento a esses desafios é crucial para a boa manutenção da cadeia de suprimentos. À medida que exploramos o cenário de incertezas, a necessidade por soluções inteligentes surge como ponto crucial para fortalecer as operações contra imprevistos e interrupções.  

Neste artigo, aprofundamos a discussão sobre os riscos logísticos e os riscos comuns da cadeia de abastecimento, oferecendo insights estratégicos sobre como mitigar estes desafios. 

Quais são os riscos logísticos mais comuns?  

Os riscos logísticos abrangem um espectro de desafios que podem impedir o fluxo contínuo de bens desde a produção até o consumo. Acidentes como armazenamento incorreto ou falhas nas embalagens, por exemplo, representam uma ameaça substancial à integridade dos produtos durante o transporte.  

Além disso, a ameaça persistente de roubos e perdas sublinha a necessidade de medidas de salvaguarda e estratégias abrangentes sobre os aspectos de gestão de riscos inerentes ao supply chain. Em seguida, vamos pontuar alguns dos riscos mais aparentes e que podem levar uma operação ou até uma empresa ao fracasso.  

riscos logísticos

 

Acidentes 

O armazenamento ou uso de embalagem incorretos podem causar acidentes, comprometendo o estado e a qualidade da mercadoria durante o transporte. O manuseio inadequado de itens frágeis ou a exposição a condições ambientais desfavoráveis de itens reativos ou que necessitem de cuidados especiais são causas comuns, em grande parte dos casos. Por isso, é preciso ter atenção meticulosa aos detalhes ao longo de todo o processo da cadeia de abastecimento.  

Roubos 

A ameaça de roubos paira sobre as operações logísticas, com criminosos visando remessas de mercadorias de alto valor. O roubo de carga durante o transporte, por exemplo, representa um risco significativo, exigindo medidas preventivas e planejamento para salvaguardar bens valiosos.  

Perdas 

Perdas imprevistas, como danos a mercadorias ou discrepâncias de inventário, podem perturbar a cadeia de abastecimento. Um excelente exemplo é a deterioração inadvertida de mercadorias perecíveis durante o trânsito, enfatizando a importância de sistemas robustos de rastreamento e monitorização e de alocação e embalagens adequadas para cada tipo de necessidade, a fim de minimizar ou evitar perdas.  

Atrasos 

Atrasos no transporte, seja devido a circunstâncias imprevistas ou climáticas, ineficiências logísticas ou até por força maior, podem ter efeitos em cascata em toda a cadeia de suprimentos. Um exemplo inclui atrasos no desembaraço. Assim, esse tipo de situação gera a necessidade de planos de contingência, para garantir a entrega e a satisfação dos clientes ou o suprimento ininterrupto.  

Quais são os riscos da cadeia de suprimentos e como resolvê-los?  

Os riscos da cadeia de suprimentos vão além da operação logística e abrangem fatores que afetam tanto a oferta como a demanda, perturbando o delicado equilíbrio de toda a operação.   

As falhas de produção decorrentes de fatores como a escassez de insumos ou matéria-prima realçam a vulnerabilidade e sensibilidade de uma cadeia de suprimentos. Erros de planejamento podem levar ao desalinhamento entre as previsões da demanda e a produção real, bem como riscos sistêmicos e eventos geopolíticos também podem afetar as cadeias globais de suprimentos.   

Dificilmente uma cadeia de suprimentos regional é tida como simples ou tem força suficiente para se sobrepor aos eventos globais que causam grande impacto. Por isso, a possibilidade de ocorrência de eventos adversos sublinha ainda mais a necessidade de estabelecer estratégias abrangentes de mitigação de riscos.  

Falhas de produção 

A falta de insumos ou de matéria-prima, seja por problemas com fornecedores, seja por interrupções imprevistas, pode resultar em paradas de produção. Essas situações podem levar à escassez de estoques e grandes gargalos nas entregas. Então, a gestão proativa do relacionamento com fornecedores e a diversificação do fornecimento podem ajudar a mitigar esses riscos.  

Erros no planejamento 

Erros de cálculo nas previsões de demanda ou planejamento de produção ineficiente podem resultar em excesso ou falta de estoque. Portanto, ambas as formas afetam negativamente a cadeia de suprimento. Sendo assim, o emprego de ferramentas avançadas de análise de dados e previsão a partir deles pode aumentar a precisão e aflorar insights para reduzir a probabilidade de erros de planejamento.  

planejamento

Riscos sistêmicos 

Eventos geopolíticos, desastres naturais ou crises econômicas globais podem introduzir riscos sistêmicos que se repercutem em toda a cadeia de suprimentos. Porém, uma avaliação robusta dos riscos e um planejamento cuidadoso com intenção de elaborar um plano de contingência são iniciativas importantes para enfrentar as incertezas associadas às perturbações sistêmicas.  

Operações tranquilas em um campo em constante mudança são difíceis, porém, não impossíveis. Certamente, a gestão da cadeia de suprimentos e da operação logística é fundamental para trazer essa tranquilidade, além de reconhecer e reduzir os riscos.  

As preocupações típicas da cadeia de suprimentos e da logística, que vão desde roubos e acidentes até contratempos de produção e problemas geopolíticos globais, exigem soluções customizadas para proteger as operações contra interrupções não planejadas.  

A tecnologia de ponta, o pensamento criativo e a precisão dos dados podem transformar o desconhecido em possibilidades e, ainda, garantir robustez à cadeia de suprimentos. O potencial que o conhecimento oferece torna viável a descoberta de novas oportunidades.  

A Loginfo tem a solução para reduzir riscos na sua operação  

Diante desses intrincados desafios, a Loginfo surge como seu aliado de confiança para fortalecer suas operações de logística e cadeia de suprimentos. Com compromisso com a precisão e um conjunto de soluções inovadoras, a Loginfo fornece estratégias abrangentes de gerenciamento de riscos adaptadas às suas necessidades operacionais exclusivas.  

Nossa experiência abrange desde o planejamento meticuloso até o monitoramento em tempo real, garantindo que suas mercadorias atravessem a cadeia de suprimentos sem problemas.  

Acesse nosso site para explorar como as nossas soluções podem transformar incertezas em oportunidades, oferecendo a você uma cadeia de suprimentos resiliente e ágil.   

Eleve suas operações logísticas com a Loginfo – onde a experiência encontra a confiabilidade. 

Outros
Posts